Fazer faculdade e pagar depois: veja como é possível!
Ir para o conteúdo
  • Profissão e futuro
  • Dicas de Estudo
  • Carreira
  • Materiais gratuitos
  • Site
  • INSCREVER NO VESTIBULAR
Blog Unipar
fazer faculdade e pagar depois fazer faculdade e pagar depois
Profissão e futuro

Afinal, dá para fazer faculdade e pagar depois?

Por Unipar - 23 de dezembro de 2020
7 minutos para ler
Conteúdo ocultar
1 Financiamento pelo banco
1.1 Financiamento pelo Banco do Brasil
1.2 Financiamento pelo Bradesco
1.3 Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco
1.4 Financiamento pelo Santander
2 Financiamento por empresas de crédito estudantil ou administradoras de consórcio
3 Financiamento pelo FIES

Você se empenhou nos estudos durante o ano inteiro e, finalmente, conquistou a tão sonhada vaga na faculdade. Porém, para muitos alunos, o drama não acaba por aqui: é preciso encontrar uma maneira de conseguir arcar com as mensalidades do curso.

O que muitos não sabem: dá para fazer faculdade e pagar depois de formado. Ou, até mesmo, conseguir financiamentos por meio de bancos e de empresas de crédito, o que já ajuda bastante a conciliar o valor da graduação com os demais gastos do estudante.

Se você também tem dúvidas em relação a financiamentos estudantis, não perca a oportunidade de ler este texto. Nele, vamos explicar melhor como funcionam os 3 principais tipos de financiamento: pelo banco, por empresas de crédito e pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Confira!

Financiamento pelo banco

O financiamento estudantil privado por meio de instituições bancárias funciona como um empréstimo, em que o estudante recebe um crédito para pagar o curso e terá um prazo para quitar o valor da dívida. 

Em linhas gerais, é semelhante às outras opções de empréstimo oferecidas por essas instituições, sendo um produto, e não um benefício. Por isso, é preciso ter atenção a juros, ajustes, taxas administrativas e demais acréscimos que você deverá pagar pelo dinheiro emprestado.

As condições costumam variar dependendo do banco escolhido. Portanto, nos próximos tópicos, vamos esclarecer melhor como o financiamento estudantil funciona nas principais instituições.

Financiamento pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece uma linha de crédito para os seus correntistas que precisam de um financiamento visando pagar a faculdade: o BB Crédito Consignado. Com ele, é possível pagar tanto cursos de graduação como de pós-graduação em até 96 meses.

Como os valores são creditados diretamente na folha de pagamento, é preciso que o interessado tenha um trabalho em regime de CLT, além de um convênio ativo com o banco.

Financiamento pelo Bradesco

O Crédito Universitário Bradesco oferece a opção de conseguir um financiamento de até 100% para o semestre em que o estudante está matriculado, podendo pagar o valor em até 12 meses. Caso seja necessário um novo empréstimo para o segundo semestre, o banco faz uma nova análise, contanto que o pagamento das parcelas esteja em dia.

O financiamento está disponível para estudantes de instituições conveniadas, e as parcelas são debitadas automaticamente na conta-corrente do contratante. Porém, atenção: ele não será válido para o pagamento de matérias em que o aluno foi reprovado (as famosas DPs).

Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco

Diferentemente das instituições anteriores, tanto a Caixa como o Itaú não apresentam uma opção de financiamento estudantil. Porém, oferecem algumas vantagens para os seus correntistas que estão cursando o ensino superior.

No caso da Caixa, é possível obter o Cartão Caixa Universitário, que oferece condições diferenciadas de anuidade, financiamentos e parcelamentos, entre outras vantagens para o estudante. Já o Itaú conta com a MaxiConta Universitária, que oferece um cartão com anuidade reduzida e um pacote de serviços diferenciados.

carreiraPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Financiamento pelo Santander

Apesar de não ter uma opção para a graduação, o banco Santander oferece o Crédito Educação Continuada, que pode ajudar os estudantes que tenham interesse em cursos de pós-graduação ou MBA, podendo financiar até 100% do valor total e pagar em até 36 meses.

Financiamento por empresas de crédito estudantil ou administradoras de consórcio

Além das opções de financiamento estudantil oferecidas por instituições bancárias, também é possível contar com as empresas especializadas em oferecer créditos estudantis e com as administradoras de consórcio para financiar cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação.

As empresas de crédito estudantil oferecem financiamento a alunos que já estão matriculados em instituições conveniadas e com o curso em andamento. As regras de pagamento variam de acordo com a credora; por isso, é preciso consultar cada uma individualmente. 

Contudo, é preciso ter cautela, uma vez que o estudante contrairá uma dívida junto à organização. Por isso, é preciso avaliar os prós e os contras de tal contratação.

Já as administradoras de consórcio oferecem a possibilidade de crédito para pagar uma vasta gama de serviços e bens, como imóveis, carros, viagens e, até mesmo, cursos de graduação. Basta verificar os planos disponíveis e optar por aquele que melhor se encaixe às suas necessidades, com base no valor do curso, na duração do plano e na quantia que você poderá pagar por mês.

A grande vantagem dessa opção de financiamento privado é que, diferentemente das demais opções, não será preciso pagar juros sobre o valor do crédito, ainda que ocorra a cobrança de algumas taxas.

Financiamento pelo FIES

Por fim, temos a opção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado pelo governo federal para incentivar e possibilitar que as pessoas de baixa renda ingressem no ensino superior, permitindo usar a nota do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) para fazer faculdade e pagar depois da formatura.

O programa entrou em vigor em 2001, por meio da Lei nº 10.260, e visa auxiliar os estudantes já matriculados em instituições privadas com o financiamento de entre 10% e 100% do valor das mensalidades. Porém, é preciso que o curso escolhido seja avaliado com nota 4 ou 5 pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar do FIES, o interessado precisará cumprir os seguintes pré-requisitos: não ter concluído um curso de ensino superior, ter renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos e ter a nota do Enem igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

O pagamento do FIES ocorre em três etapas:

  • fase de utilização — enquanto o estudante está cursando a graduação, ele paga um valor de até R$ 150 a cada 3 meses;
  • fase de carência — após a formatura, ele continuará pagando a taxa de R$ 150 a cada 3 meses para aliviar os juros do financiamento, durante os próximos 18 meses;
  • fase de amortização — após o término desses 18 meses, começa o pagamento mensal do financiamento, que deverá ser quitado em até 3 vezes o período do curso (ou seja, se a duração da graduação foi de 5 anos, o indivíduo terá até 15 anos para pagar o financiamento). 

Uma vez que há juros sobre o financiamento, dificultando ao interessado ver se o FIES vale mesmo a pena para a sua situação econômica, o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza uma ferramenta online para simular os valores a serem pagos.

Como vimos, com a opção do financiamento estudantil, é possível sim fazer faculdade e pagar depois. Por isso, não perca mais tempo: analise agora mesmo as condições de cada opção que apresentamos neste post e veja qual delas combina melhor com a sua situação financeira.

Se você gostou deste post e está pronto para dar o próximo passo em direção ao tão sonhado diploma do ensino superior, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a conquistar a carreira dos seus sonhos!

vestibular uniparPowered by Rock Convert
Guia da carreira em MedicinaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados
como pesquisar no google acadêmico

Saiba como pesquisar no Google Acadêmico e tirar o máximo proveito nos estudos

5 de março de 2021
interpretação de texto para prova

Interpretação de texto para provas: 6 dicas para entender o enunciado das questões

3 de março de 2021
educação física licenciatura ou bacharelado

Educação física: licenciatura ou bacharelado? Conheça as diferenças

24 de fevereiro de 2021

Posts populares

  • quero fazer medicina
    “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?” Confira neste post!
  • curso de direito
    10 coisas sobre o curso de Direito que todo futuro acadêmico deve saber
  • melhores faculdades
    Por que estudar em uma Universidade de verdade faz toda diferença?

E-book profissão ideal

Sobre o Blog

Deixe a Unipar te preparar para o futuro. Conteúdos relevantes para você e sua carreira. Agende sua prova na Unipar e conquiste o mercado de trabalho estudando em uma das melhores universidades do Paraná.

Categorias

  • Conhecimento
  • Dicas de Estudo
  • Exatas
  • Humanas
  • Profissão e futuro
  • Sem categoria

Entre em Contato

  • Pç. Mascarenhas de Moraes, 4282 – Zona III
    87502-210

  • 0800 601 4031

  • ola@unipar.br

Site criado por Rock Content.