Segunda graduação ou pós: o que levar em consideração na hora da escolha? - Blog Unipar

Segunda graduação ou pós: o que levar em consideração na hora da escolha?

6 minutos para ler

O anseio por mudar de carreira ou ampliar as áreas de atuação é um dos motivos que levam as pessoas a procurarem uma segunda graduação ou pós. A escolha por uma dessas opções depende basicamente dos interesses profissionais e do momento de cada um.

Uma nova graduação, por ser mais ampla, poderá ser mais interessante para quem deseja mudar totalmente de área. Ao passo em que a pós-graduação permite especializar-se no próprio segmento de atuação, sendo um grande diferencial no currículo.

Se você está nesse dilema, não deixe de ler nosso post. Aqui, listamos os 5 principais fatores que você precisa considerar para se decidir entre segunda graduação ou pós e investir no seu futuro profissional. Acompanhe!

1. Identifique prioridades

Não tem como tomar uma decisão como essa sem saber ao certo quais são suas prioridades na carreira. Portanto, antes de fazer uma segunda faculdade ou se matricular em uma pós-graduação, defina muito bem quais são seus interesses de mercado. O que traz satisfação profissional para você? Que tipo de trabalho você considera ideal? Quais são seus planos em curto, médio e longo prazo?

Refletir sobre essas questões ajuda bastante a descobrir o que é mais importante no momento e traçar metas palpáveis para alcançar seus objetivos. Pode ser que você seja apaixonadíssimo por sua área de atuação, mas ainda não esteja totalmente realizado no setor. Nesse caso, uma pós para se aperfeiçoar no ramo e expandir seu plano de carreira pode ser a solução ideal.

No entanto, para quem está insatisfeito com a profissão que escolheu e não vê sequer a mínima possibilidade de continuar atuando na área, investir em uma segunda graduação pode ser o caminho para o sucesso. Apesar de ser um percurso mais longo, permitirá que você descubra novos potenciais e finalmente se sinta realizado profissionalmente. Afinal, sua satisfação pessoal e profissional é algo que não tem preço, certo?

2. Avalie a disponibilidade de tempo

A disponibilidade de tempo é um dos motivos que mais pesam para quem está indeciso entre fazer uma segunda graduação ou pós. A gente bem sabe que esse é um recurso escasso nos dias de hoje, portanto, todo cuidado é pouco para não tomar uma decisão que vai acabar roubando horas preciosas do seu dia, deixando você ainda mais frustrado. O ideal é equilibrar sua disponibilidade com suas prioridades de carreira.

Normalmente, um curso de graduação dura em média 4 anos, enquanto a pós poderá ser cursada em cerca de 2 anos. Se para você vale muito a pena investir em uma segunda faculdade e explorar novos horizontes, com certeza esses 2 anos a mais não será tempo perdido.

Porém, se a ideia é manter-se na sua área de atuação, apenas aperfeiçoando os conhecimentos e habilidades, a pós cairá como uma luva. Inclusive, o intervalo de 4 anos permite que você faça mais de uma especialização ou MBA, o que sem dúvida será um ganho enorme para o currículo.

Powered by Rock Convert

Isso sem falar na questão temporal das aulas, já que, em uma segunda faculdade, a dedicação é quase exclusiva, considerando-se que você terá aulas todos os dias úteis da semana. Na pós-graduação, os compromissos são alternados, com aulas uma ou duas vezes por semana. A oferta de cursos a distância também é algo muito positivo, pois permite que você concilie melhor sua rotina de estudos e trabalho.

3. Observe o mercado de trabalho

Entender como está o mercado de trabalho na sua área de atuação ou no novo ramo em que pretende atuar é algo fundamental para tomar uma decisão consciente. Até porque não dá para agir por impulso, começar uma nova faculdade e só depois perceber que não tem tanta afinidade assim como setor, não é mesmo? Além do prejuízo financeiro, isso traria muita frustração junto.

Por isso, fique de olho nas oportunidades e faça uma extensa pesquisa para compreender o atual cenário. Quais são os desafios do setor? Que tipo de profissional as empresas estão buscando? Que habilidades específicas você precisará ter? Comece respondendo a essas questões e aproveite o momento para conversar com que já tem mais experiência na área. Assim, você conseguirá traçar um bom panorama e saberá em que investir.

4. Avalie seu objetivo profissional

Essa dica tem muito a ver com o tópico sobre definir suas prioridades de carreira. Afinal, só conseguimos sucesso profissional se soubermos ao certo aonde queremos chegar. Avalie quais são seus objetivos e defina passos para alcançar cada um deles.

Não se preocupe se os passos forem lentos, o mais importante é manter uma caminhada constante. Muitas vezes, só vamos atingir a realização profissional depois de muito tempo investindo na nossa formação e aperfeiçoando cada vez mais as habilidades. Isso é algo absolutamente natural no mercado competitivo dos dias de hoje.

Portanto, não se cobre demais ou tente “passar o carro na frente dos bois”. Comece com objetivos pequenos, de curto prazo, e vá aumentando as metas gradativamente, conforme o percurso do novo curso escolhido, seja ele uma nova graduação, seja ele uma pós específica na área.

5. Analise o aspecto financeiro

Esse ponto é importantíssimo para quem está decidido a fazer uma segunda graduação ou pós. Em ambos os casos, o investimento financeiro será necessário para atingir as metas estabelecidas. Estamos falando de impulsionar sua carreira, aprofundando conhecimentos e adquirindo novas competências e habilidades. É lógico que tudo isso tem um preço.

Nesse caso, a dica é pensar que você não está apenas gastando dinheiro. Na verdade, você está investindo no seu potencial, o que é garantia de retorno no futuro. Pense também na relação custo-benefício do investimento. Muitas vezes, você está preocupado somente com o preço e acaba se esquecendo das vantagens que o curso trará, como a flexibilidade para equilibrar estudo e trabalho caso você opte por estudar a distância.

Com essas dicas, não vai ser difícil se decidir entre uma segunda graduação ou pós. Avaliando seus interesses, sua disponibilidade de tempo e suas pretensões de carreira, certamente você escolherá um caminho produtivo e que trará realização profissional muito antes do que você imagina. Tudo isso, é claro, desde que você escolha uma faculdade referência na área, que vai valorizar seu diploma no mercado.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e conheça nossas melhores opções de curso!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta