A pandemia do novo coronavírus fez com que diversos fatores de nossas vidas fossem revistos, como a forma como nos socializamos e trabalhamos. Nesse cenário, chamado de “novo normal”, foi preciso se adaptar a rotinas predominantemente online, como o home office e as aulas virtuais.
O novo normal afetou também o mercado de trabalho. Afinal, com as relações laborais precisando ser alteradas, cresceu ainda mais a importância do ensino superior.
Isso porque, devido ao trabalho a distância, as empresas passaram a precisar de funcionários cada vez mais capacitados para desempenhar as suas tarefas.
Pensando nisso, neste texto, vamos explicar qual é a importância dessa formação para o mercado de trabalho pós-pandemia. Continue a leitura e acompanhe!
Diferencial competitivo no mercado de trabalho
Todos nós sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com a pandemia do novo coronavírus, essa concorrência aumentou ainda mais. Por isso, para se destacar em meio a tantos indivíduos experientes e capacitados e garantir o sucesso profissional, torna-se fundamental contar com um diploma de ensino superior.
Considere esse documento como um investimento em seu futuro, uma vez que ele será capaz de informar ao recrutador sobre o tipo de formação que você teve e a qualidade do ensino, assim como o empenho dedicado por sua parte.
Melhores oportunidades na carreira
Ter o ensino superior completo também ajuda o profissional a receber as melhores oportunidades de crescimento na carreira escolhida. Afinal, uma formação desse tipo representa que o funcionário está capacitado com as práticas e técnicas necessárias para o bom exercício de suas funções.
Ao notar que ele tem um desempenho de destaque perante os colegas de empresa, é certo que o setor de Recursos Humanos pensará nele quando houver uma vaga aberta em outros cargos que possam ser de seu interesse, inclusive de níveis hierárquicos superiores.
Isso até porque é preferível para a organização investir naquele profissional que já faz parte de seu quadro de colaboradores e conhece o modo de operação do negócio.
Possibilidade de salários mais altos
Até agora, vimos que a formação de nível superior é importante para se destacar no mercado de trabalho e na própria empresa. Esse cenário acaba favorecendo a possibilidade de o funcionário receber salários mais altos.
Essa é uma forma de a organização reter aquele profissional capacitado, evitando que ele fique insatisfeito e procure um outro emprego. Além disso, é vantajoso para o empregador, pois é uma maneira de se preservar de possíveis gastos associados a rescisões de contrato e novos processos seletivos.
Expansão do networking
Durante a formação no ensino superior, não faltarão oportunidades para praticar o networking. Essa atividade vai além de simplesmente conhecer novas pessoas; afinal, é por meio dela que estabelecemos relações com outros estudantes que vão trabalhar em áreas próximas às nossas, ou até mesmo que já estão no mercado de trabalho.
Criar e nutrir esse contato pode ser muito importante para o futuro, pois o colega poderá avisar sobre processos seletivos em andamento e, inclusive, fazer indicações para entrevistas de emprego.
Desenvolvimento de habilidades
Sabemos que são várias as qualidades profissionais exigidas para se destacar no mercado de trabalho. E, com o “novo normal”, isso não será diferente. Na verdade, a tendência é que elas ganhem ainda mais importância, uma vez que muitas empresas provavelmente continuarão com o home office mesmo depois que houver uma vacina para combater o novo coronavírus.
Ao fazer um curso superior, o aluno estará em contato com situações que o estimularão a desenvolver diversas habilidades, como a capacidade de trabalhar em equipe, o foco e o rendimento. Caso opte pela educação a distância, também serão desenvolvidas a responsabilidade e a administração do tempo.
Amadurecimento e ganho de confiança
Como dissemos no tópico anterior, uma das habilidades que o estudante desenvolverá durante o ensino superior é a responsabilidade. Isso porque ele terá uma série de obrigações com o curso, como a realização de trabalhos e a necessidade de se preparar para provas.
Esse cenário fará com que o indivíduo amadureça e ganhe confiança em suas capacidades, o que é fundamental para enfrentar o mercado de trabalho e responder com um bom rendimento às solicitações de seus gestores.
Diversidade de experiências
O ensino superior pode oferecer diversas experiências ao aluno, a depender do caminho que ele queira percorrer em seu futuro. A principal delas, para a maioria dos estudantes, é o estágio supervisionado. Essa é uma ótima oportunidade de entrar em contato direto com a carreira escolhida e ver como ela funciona de fato, além de adquirir alguns conhecimentos práticos.
Outra opção é o desenvolvimento do lado acadêmico, com as iniciações científicas. Elas são ideias para quem pensa em seguir na área de pesquisa ou deseja fazer, posteriormente, uma pós-graduação — o que também trará destaque ao currículo do profissional no mercado de trabalho.
Satisfação pessoal e profissional
Até aqui, vimos os benefícios de investir no ensino superior para ter destaque perante a concorrência em um cenário de “novo normal”, após a pandemia do novo coronavírus. Porém, é preciso destacar que esse diploma também ajuda o profissional a encontrar uma maior satisfação pessoal e profissional.
Afinal, os estudos nos permitem não apenas aprender coisas diferentes e conhecer pessoas novas, como também descobrir novas formas de realizar o nosso trabalho, de forma a aumentar o rendimento e melhorar a autoestima. Com isso, o profissional ficará mais confiante para exercer as suas funções e, certamente, chamará a atenção dos seus gestores de maneira positiva ao longo da sua carreira.
Como vimos, a pandemia do novo coronavírus, que levou à situação do “novo normal”, aumentou ainda mais a importância do ensino superior para o mercado de trabalho, uma vez que se tornou fundamental para as empresas contar com profissionais mais bem capacitados. Por isso, não perca mais tempo: conheça as profissões em alta e comece sua pesquisa para escolher uma universidade!
Gostou das informações que trouxemos neste texto? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a garantir um espaço no mercado de trabalho do “novo normal”!