"Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?" Confira neste post! - Blog Unipar

“Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?” Confira neste post!

6 minutos para ler

Depois de passar pela difícil tarefa de escolher o que quer estudar, muitas questões ainda continuam preocupando quem vai ingressar na graduação. Por isso, é comum estudantes se pegarem pensando: “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?”.

Um dos cursos mais concorridos e complexos, a Medicina realmente exige um preparo especial por parte do estudante, tanto no que se refere ao vestibular quanto em relação aos principais aspectos da graduação em si. Desse jeito, fica mais fácil garantir a vaga na universidade e começar a jornada no ensino superior com mais calma.

Por esse motivo, preparamos este post com informações para ajudar a entender o que você precisa fazer para alcançar o objetivo de estudar Medicina, além de conhecer melhor esse curso tão interessante. Então, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Conheça a estrutura do curso

Cada curso apresenta particularidades que fazem bastante diferença no dia a dia do universitário. No caso da graduação em Medicina, uma dessas características é o fato de ser um curso de período integral, ou seja, que pode ter aulas em qualquer um dos turnos — matutino, vespertino e noturno. Assim, é preciso ter uma boa disponibilidade de tempo.

Além disso, a duração do curso é de, no mínimo, 6 anos, os quais são divididos em 3 ciclos, como você vai entender melhor, a seguir.

Ciclo básico

O primeiro ciclo do curso de Medicina, que acontece ao longo dos dois primeiros anos da graduação, introduz o estudante nesse novo mundo, apresentando os conteúdos básicos da área. Embora tenha um viés mais teórico, essa etapa é fundamental para preparar o aluno para os próximos ciclos.

Entre os conteúdos que compõem o ciclo básico, destacam-se:

• Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Biofísica;
  • Bioquímica;
  • Embriologia;
  • Epidemiologia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia.

Ciclo clínico

O terceiro e o quarto ano do curso de Medicina são dedicados ao ciclo clínico, no qual o estudante já começa a ter uma visão mais prática da área. Nessa fase, os estudos focam nas doenças e seus respectivos tratamentos, o que permite aprender a realizar exames clínicos nos pacientes e compreender exames laboratoriais e de imagem.

Para tanto, as aulas são ministradas em espaços que vão além da universidade, como os ambulatórios e hospitais, e abordam temas como:

• Patologia Médica;
  • Psiquiatria Clínica;
  • Saúde do Adulto;
  • Saúde da Criança;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde da Mulher.

Ciclo do internato

Nos últimos dois anos da graduação, é hora de realizar os estágios e colocar os conhecimentos em prática. No decorrer dessa experiência, mais conhecida como internato, é que o estudante realmente vai consolidar as habilidades necessárias para se tornar um médico.

Seja no hospital-escola da universidade, seja em hospitais públicos, o graduando deve passar por várias áreas da Medicina, como as que listamos: