Quando estamos nos preparando para o vestibular, é comum termos dúvidas sobre qual faculdade fazer. Afinal, é preciso considerar não apenas o curso pretendido, como também as condições para se manter como aluno — como o pagamento da matrícula e das mensalidades, por exemplo.
É nesse cenário que ganha importância a bolsa de estudo para a faculdade. Afinal, ela permitirá ao estudante frequentar o curso que quiser, sem se preocupar com os aspectos financeiros dessa escolha. E o que é melhor: há várias opções disponíveis, para que ele tenha ainda mais chances de conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior.
Se você se encontra nesse dilema de não saber se conseguirá arcar com os custos do curso escolhido, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar melhor o que são bolsas de estudo e quais são as principais formas de conseguir uma. Confira!
O que são bolsas de estudo?
Antes de saber quais são os critérios para conseguir as bolsas de estudo, é preciso, primeiro, entender como elas funcionam. De modo geral, elas oferecem um desconto total ou parcial sobre o valor das mensalidades, sem que o aluno precise pagar alguma quantia após formado — diferente de um financiamento estudantil, por exemplo.
Dessa forma, as bolsas de estudo para faculdades servem como um incentivo para possibilitar a entrada de estudantes de baixa renda no ensino superior. O percentual de abatimento no valor das mensalidades vai depender da instituição de ensino, que poderá optar também por outros tipos de descontos, como em transporte ou alimentação.
Quais são as principais formas de conseguir uma bolsa de estudo para a faculdade?
Agora que você já sabe melhor o que são as bolsas de estudo, é preciso entender como as principais opções funcionam. De forma geral, as faculdades selecionam os alunos bolsistas de acordo com o histórico escolar do candidato ou, até mesmo, utilizando a nota do Enem — porém, isso dependerá dos critérios por elas estabelecidos.
A seguir, saiba mais detalhes sobre como cada bolsa de estudo funciona.
Prouni
Com duas edições por ano (no primeiro e no segundo semestre), o Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal para oferecer bolsas integrais ou parciais (de 50%) para aqueles estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades do curso.
Para se candidatar a uma dessas bolsas, o vestibulando precisa cumprir alguns pré-requisitos, como ter renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa e conseguir 450 pontos ou mais na média do Enem. Ter feito o Ensino Médio em escola pública ou por meio de bolsa em particular também é uma exigência.
FIES
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), por sua vez, é voltado para aqueles alunos que já estão matriculados no ensino superior, mas que, por serem de baixa renda, precisam do subsídio das mensalidades do curso. Para participar, o universitário precisa ter conseguido, no mínimo, média 450 no Enem, sem ter zerado a redação.
Por ser um subsídio, o estudante precisará pagar as mensalidades subsidiadas a partir do final da graduação. O pagamento do FIES terá juros abaixo do mercado e prestações que não ultrapassam 10% da renda familiar.
Bolsas de faculdades privadas
Algumas faculdades privadas oferecem bolsas de estudo para as próximas mensalidades aos alunos que se destacam em um determinado semestre. É possível, até mesmo, conseguir bolsas para pós-graduações, caso o estudante tenha um desempenho acima da média ao final da graduação.
Caso você tenha interesse por essa forma de bolsa de estudo para a faculdade, o melhor a fazer é entrar em contato com a instituição de ensino para se informar sobre as exigências, os pré-requisitos e a documentação necessária.
Bolsas de empresas
Não importa qual seja o ramo de atuação, uma coisa é comum a todas as empresas: quanto mais capacitados forem os seus colaboradores, melhor será o seu desempenho no mercado.
Por isso, procure saber se a empresa onde você trabalha apresenta esse tipo de visão empreendedora, e veja se há a possibilidade de ela investir na sua qualificação profissional. O Departamento de Recursos Humanos poderá ajudar a entender os requisitos exigidos, assim como as normas para participar do processo seletivo — quando houver — para pleitear o auxílio.
Bolsas de programas estaduais
Não são apenas as instituições de ensino e as empresas que oferecem bolsas de estudo para faculdade: a Secretaria da Educação de alguns estados também oferecem o benefício para aqueles estudantes que não podem arcar com as mensalidades.
Os pré-requisitos e critérios para a seleção dos bolsistas variam de acordo com cada estado, por isso, é preciso ficar de olho nos editais da Secretaria que atende o seu município.
Bolsas de iniciação científica
Por fim, uma outra forma de conseguir um incentivo financeiro durante a graduação é por meio de pesquisas científicas na área de estudo do graduando. Essas bolsas são pagas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).
Para consegui-las, é preciso ter um bom desempenho acadêmico e apresentar a documentação necessária. A própria instituição de ensino poderá ajudar o aluno durante o processo seletivo.
Por que é importante verificar se a faculdade escolhida oferece bolsas de estudo?
Neste post, vimos várias opções de bolsas de estudo que têm o objetivo de facilitar para o estudante a permanência na faculdade. Afinal, esses benefícios não se limitam apenas ao pagamento das mensalidades, mas também no que diz respeito à alimentação, ao transporte e à compra de materiais necessários para o aprendizado.
Tendo isso em mente, é de extrema importância verificar se a instituição de ensino escolhida oferece algum tipo de benefício para seus estudantes de baixa renda, para que você não precise se preocupar se terá condições financeiras para concluir o curso.
Como vimos, conseguir uma bolsa de estudo para a faculdade é a melhor maneira de conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior, sem precisar se preocupar com os pagamentos das mensalidades. Assim, você poderá se dedicar 100% ao seu aprendizado e se tornar um profissional altamente capacitado.
Se você gostou de saber mais sobre as bolsas de estudo, aproveite para acessar o nosso site e conhecer as opções de cursos que oferecemos!