Acordar e checar as notificações das redes sociais faz parte da sua rotina? Saiba que você não é a única pessoa a fazer isso. Atualmente, ter presença na web é uma das melhores maneiras de se manter em atualização, entender o que acontece no Brasil e no mundo, trocar ideias com os amigos e, até mesmo, encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, saber como turbinar o LinkedIn é fundamental.
Afinal, uma das mídias responsáveis por essa proeza é o LinkedIn. O lance dessa rede social não é publicar fotos, compartilhar a sua vida pessoal e eternizar momentos do seu dia a dia. A proposta dele é conectar pessoas a empresas e a outros profissionais, sendo eles de sua área de atuação ou não.
De uns anos para cá, as empresas entenderam a importância de ter uma página nas redes sociais. É por lá que eles transmitem o posicionamento da marca e, muitas vezes, recrutam os seus talentos. Isso significa que as chances de encontrar aquela vaga com a qual você tanto sonhou são altas!
Está em busca das melhores dicas de como turbinar o LinkedIn e conquistar oportunidades imperdíveis na carreira? Então, pare tudo que está fazendo, deixe as suas notificações das redes sociais de lado e leia este post com atenção!
1. Trabalhe a foto do seu perfil
O LinkedIn também pede aos usuários que forneçam uma foto para o seu perfil. Isso vai permitir que os seus colegas encontrem você e os recrutadores tenham uma ideia de quem é aquela pessoa. Para isso, não é preciso selecionar uma imagem séria e engessada, no estilo 3×4.
Escolha uma foto que mostre o seu rosto nitidamente, com uma boa iluminação e enquadramento: essas são as características principais, que todas devem ter. A depender do tipo de vaga ao qual você se candidata ou à profissão pela qual se interessa, a imagem pode ser mais ou menos descontraída.
No entanto, sempre mantenha um grau de profissionalismo na imagem. Afinal, essa é uma rede social excelente para promover a carreira. Desse modo, dispense fotos com roupas informais e muito casuais.
2. Crie um resumo matador
Todo bom livro tem sua descrição tão empolgante quanto o conteúdo. Da mesma forma, faça um resumo de arrasar para turbinar o seu LinkedIn. Conte ali quais são as suas metas profissionais e algumas das suas principais conquistas.
Sabe aquela famosa expressão “vender seu peixe”? Essa é a hora! Uma dica para qualquer profissional é utilizar as técnicas de storytelling (contar uma história). Transformando essas informações em uma história bem encadeada, vai ser difícil um recrutador resistir aos seus talentos, não é mesmo? Só não se estenda demais para não cansá-lo!
Deixe a sua criatividade fluir na hora de criar um resumo para o seu perfil. Pode não parecer tão relevante, mas a maneira como você se apresenta faz toda a diferença na forma como as outras pessoas vão ver a sua imagem profissional.
3. Mantenha as informações atualizadas
Manter o seu perfil completo depois desse resumo matador é uma das principais formas de como turbinar o LinkedIn e deixar você mais próximo da conquista da vaga. Então, lembre-se de preencher cada campo com informações verídicas sobre:
- cursos livres que realizou;
- graduação que está em andamento ou foi concluída;
- idiomas nos quais você tem domínio (inclusive, aprender inglês e outras línguas é uma excelente dica para a sua carreira);
- experiências profissionais que teve;
- principais qualificações.
Não vale mentir, combinado? Certificados podem ser fáceis de se manipular, mas também de serem descobertos. Além disso, é interessante acrescentar somente aquilo que agrega valor ao seu currículo, mesmo que não apareçam em grande volume. Afinal, o importante é a qualidade!
4. Personalize o seu URL
O URL do seu LinkedIn vai funcionar basicamente como o login de suas outras redes sociais. Já reparou que, de início, ele traz seu nome e sobrenome, seguidos de algumas letras e números aleatórios? Essa é a forma padrão que pode ser mudada pelo usuário de maneira bem fácil.
Além de deixá-lo mais apresentável em questões visuais, ainda é uma prática que favorece o ranqueamento de seu nome nos motores de busca, a exemplo do Google. Quando alguém procurar por você, é bem provável que o seu perfil seja a primeira coisa a aparecer.
Também fica bem mais fácil para inserir esse URL em seu currículo ou em portais de vagas. Para isso, basta acessar o seu perfil e clicar na engrenagem que está ao lado do link. Ali, vai abrir um campo editável, onde a magia acontece!
5. Compartilhe conteúdos relevantes
Assim como você organiza o seu feed do Instagram, o perfil em uma rede profissional deve ser todo harmônico. Mas como turbinar o LinkedIn nesse sentido? Quando falamos em “conteúdos relevantes”, a ideia é compartilhar notícias relacionadas à sua área de interesse ou que acrescentam valor ao cotidiano das pessoas. Vale ainda dividir algumas experiências que trouxeram reflexões e ajudaram no seu amadurecimento.
Você pode incentivar os seus contatos a compartilharem as suas vivências profissionais e acadêmicas para aprender com elas. Participar de debates construtivos é outra vantagem dessa plataforma. Mas lembre-se de colocar o respeito acima de tudo e não transformar a publicação em um ringue.
Nem pense em publicar indiretas e difamar marcas ou profissionais. As redes sociais, não somente o LinkedIn, existem para somar na vida das pessoas. Então, use-as com sabedoria e responsabilidade! Afinal, da mesma forma que elas oferecem oportunidades de emprego, também são capazes de arruinar a sua imagem.
6. Construa uma verdadeira rede de contatos
Tenha em mente o verdadeiro propósito do LinkedIn: você está ali para construir um networking poderoso. Então, como dissemos, envolva-se em debates amistosos, troque ideias com outros profissionais e aproveite até para tirar dúvidas com aqueles mais experientes.
Sobretudo se estiver dando os seus primeiros passos no mercado de trabalho, será de grande valia essa rede de contatos. Quanto mais pessoas conhecerem a sua dedicação e o seu talento, maiores serão as chances de se lembrarem de você quando surgir alguma vaga em sua área de interesse.
Sem contar que o LinkedIn permite se conectar com usuários de variadas regiões. Desse modo, torna-se uma maneira de fazer contatos profissionais com indivíduos de todo o país. Isso é muito valioso para a sua carreira e para expandir os seus horizontes. Portanto, aproveite bem essa vantagem!
7. Adicione palavras-chave
O uso de palavras-chave no LinkedIn tem um grande efeito para valorizar o seu perfil, sabia? Ao adicionar uma simples combinação de termos, é possível chamar a atenção de recrutadores que se interessam pelas atividades que você exerce ou tem conhecimento.
Além disso, ao utilizar palavras frequentemente pesquisadas, você pode aumentar as chances de outros usuários encontrarem o seu perfil. Isso potencializa as oportunidades que podem aparecer para a sua vida profissional e acadêmica, sobretudo na hora de encontrar aquela vaga com o cargo que tanto gostaria de trabalhar.
Desse modo, tente colocar termos estratégicos, em especial no título. É ali que você consegue fazer com que o ranqueamento aumente e mais pessoas possam conhecer o seu perfil conforme as suas especialidades.
Vale a pena inserir palavras-chave também no seu resumo e na descrição de suas habilidades e competências. Tudo isso contribui para um melhor posicionamento na rede e agrega ainda mais valor ao perfil.
8. Conecte-se a grupos profissionais
Participar de grupos faz uma grande diferença na vida pessoal, social, acadêmica e profissional de qualquer indivíduo, não é mesmo? Dentro desses espaços, é possível conhecer mais pessoas que têm algo em comum com você, compartilhar vivências, ficar por dentro das novidades da área e contribuir para o crescimento de alguém.
Não é à toa que os grupos da rede ajudam muito a melhorar o networking. Afinal, esses ambientes reúnem indivíduos com interesses parecidos, com visões de mercado de trabalho que se complementam e podem proporcionar ótimas experiências.
Por esse motivo, é válido também se conectar a grupos da rede sempre que encontrar um tema interessante. No entanto, é fundamental ressaltar que o LinkedIn permite que um usuário se conecte a apenas 50.
Portanto, faça boas escolhas na hora de participar de um. O ideal é fazer parte de apenas 5 ou 10, para que consiga acompanhar ativamente e interagir com os demais integrantes. Além disso, evite entrar naqueles cujo tema não tem tanta relevância, nem combina muito com o seu perfil.
9. Inclua dados relevantes sobre a sua experiência
A experiência de trabalho consegue chamar a atenção de outras pessoas. Às vezes, os dados da sua vivência profissional não estão exatamente relacionados com a área que um determinado recrutador atua, mas apontam que você tem habilidades que serão úteis em outros nichos do mercado.
Por esse motivo, é sempre importante colocar as informações que sejam, de fato, relevantes. Por exemplo, se você fez um estágio em determinada área na qual precisava trabalhar em equipe, essa informação mostra uma habilidade importante, que, inclusive, pode ser adicionada no campo das competências.
Dessa maneira, defina estratégias na hora de incluir tais dados. Tenha sempre em mente que eles podem revelar um conhecimento ou uma habilidade interessante, agregando muito mais valor ao seu perfil e aumentando as chances de sucesso profissional.
10. Mantenha o perfil sempre ativo
Nada de criar um perfil e nunca mais acessá-lo! Se o seu objetivo é saber como turbinar o LinkedIn, é preciso entender a necessidade de movimentar a sua rede social. Assim, vai conseguir que as pessoas notem você.
Isso não significa que é preciso fazer postagens a todo momento. No entanto, vale a pena dar uma olhada na rede social pelo menos uma vez ao dia. Tire alguns minutos do seu dia para ver o que há de novo no seu feed de notícias e interagir com conteúdos de interessante relevante.
Vale lembrar que o LinkedIn ajuda muito a se manter por dentro das novidades, principalmente da sua área de atuação. Por isso, se você fizer boas conexões, estará sempre encontrando algo novo para aprender nesse espaço.
Sendo assim, crie o hábito de entrar no LinkedIn com frequência. Além disso, aproveite para curtir e comentar as publicações de pessoas que você gostaria de criar um networking. Desse modo, é possível apresentar o seu interesse sobre os conteúdos postados e gerar uma aproximação natural.
11. Faça um planejamento das postagens
O que você posta no LinkedIn ajuda muito a melhorar o seu perfil profissional e a se mostrar presente na rede social. No entanto, é interessante planejar bem o que deseja publicar. Não é à toa que um planejamento de publicações é indicado para todas as pessoas. Por meio dele, é possível unir as ideias e fazer com que cada publicação do seu perfil tenha relação com as outras. Isso ajuda a manter o seu LinkedIn mais coeso e a mostrar que você se importa com a organização.
Ao planejar as postagens, reúna todas as ideias que acha relevante falar sobre. Depois disso, organize-as conforme a relevância que teriam em seu perfil. Além disso, programe-se para postar em datas especiais e deixe um espaço aberto para caso tenha interesse em comentar algum assunto que viralizou nos últimos dias.
Durante o planejamento das posts, faça uma pesquisa para ver também a frequência que o tema foi abordado. Fugir de clichês e de assuntos redundantes vai ajudar a aumentar a relevância dos seus posts. Além disso, caso queira que um determinado conteúdo faça parte do seu perfil, aproveite a opção de compartilhamento. Isso ajuda a melhorar a visibilidade de profissionais do seu networking e a falar sobre aquilo que você tem interesse, mesmo de modo indireto.
Não é tão difícil assim, concorda? Agora você já sabe como turbinar o LinkedIn, então, é só inserir seus certificados no seu perfil para que os recrutadores e toda a sua rede de contatos saibam de suas qualificações. E o mais importante: nada de se acomodar após terminar o curso superior! Por isso, continue sempre em busca de conhecimentos e novas ideias. Fazer uma pós-graduação, por exemplo, é um excelente caminho para conquistar diversas oportunidades!
Este post inspirou você a ir em busca da construção de sua carreira? Então, comece apostando na educação. Entre em contato conosco e encontre cursos para potencializar o seu perfil profissional!