Quando uma área é muito procurada por quem vai entrar na universidade, a tendência é que o seu mercado de trabalho seja bastante competitivo. Diante desse fato, uma especialização em Engenharia tem o potencial de fazer a diferença no futuro de quem escolheu essa carreira.
Uma vez que as empresas buscam profissionais cada vez mais capacitados, é necessário descobrir uma maneira de se destacar entre os concorrentes e aqueles que se encontram estagnados acabam ficando para trás.
Por isso, este post vai mostrar como uma pós-graduação em Engenharia pode ser o diferencial que você precisa para alcançar o sucesso profissional. Acompanhe!
Como a pós-graduação influencia a carreira?
No mercado de trabalho, as vagas de emprego são disputadas por pessoas com todos os níveis de qualificação. Assim, dado o conhecimento necessário para ocupar certos cargos, não é difícil deduzir que os profissionais mais qualificados saem na frente nessa disputa.
Essa qualificação tão importante começa com o curso superior, que transforma uma pessoa comum em alguém com conhecimentos específicos para trabalhar em uma determinada área. Contudo, ainda que a graduação seja um passo fundamental na carreira, o mercado é exigente e competitivo, de modo que os profissionais devem se capacitar para atender às suas demandas.
É nesse ponto que a pós-graduação se torna um grande diferencial. O curso proporciona uma expertise em um tema específico dentro de uma área, preparando o profissional para enfrentar novos desafios na profissão. Além disso, o título valoriza o currículo, garantindo uma maior visibilidade no mercado, o que é essencial para conseguir melhores oportunidades.
Com uma especialização em Engenharia, por exemplo, é possível alcançar novos cargos dentro da empresa em que já se trabalha ou em outras. Nesse sentido, o salário também é valorizado, visto que pesquisas indicam que profissionais pós-graduados recebem salários até 47,5% mais altos do que os que são apenas graduados.
Por que fazer uma pós-graduação na área da Engenharia?
A especialização em Engenharia coloca o profissional em um novo patamar, graças a uma série de benefícios que a pós-graduação proporciona. A seguir, entenda quais são eles:
Atualização do conhecimento
Em qualquer área, é muito importante se manter atualizado. Afinal, a todo momento surgem novidades que podem transformar e questionar o que foi aprendido na graduação. No que se refere à Engenharia, a especialização apresenta novos conhecimentos que o profissional não pode deixar de ter se quiser se manter relevante no mercado.
Contato direto com os principais temas da profissão
Como a graduação cobre uma quantidade muito grande de informações, a pós-graduação é a chance de se aprofundar em algum tema que desperte maior interesse. Além disso, esse tipo de curso tem uma abordagem mais direta, voltada para a atuação profissional.
Redirecionamento da carreira
Muitas vezes, uma pessoa se forma no curso que realmente gosta, mas não consegue um emprego com o qual se identifica, porque existem vários campos de atuação dentro de uma mesma área. Na Engenharia Civil, por exemplo, é possível trabalhar com projetos, gerenciamento de obras, orçamento e planejamento, entre outras atividades, e é normal não ter muita afinidade com algumas delas.
Assim, a especialização permite que o profissional agregue valor à sua formação, valorizando o currículo e abrindo portas em outros campos de atuação. Desse jeito, a carreira ganha um novo e mais satisfatório direcionamento.
Networking com pessoas que têm os mesmos interesses
Ter uma rede de contatos é um requisito básico para qualquer profissional. Essa rede começa a ser formada na graduação, mas nem sempre estudantes que se formam juntos continuam todos no mesmo ramo. Na pós-graduação, por outro lado, as pessoas têm um interesse em comum, de forma que fazer networking nesse ambiente pode trazer resultados muito melhores.
Quais são as principais áreas de especialização em Engenharia?
Dentro da área da Engenharia, algumas especializações se destacam pela relevância que têm no mercado. Por isso, conheça as principais a seguir:
Engenharia de Segurança do Trabalho
Essa é uma especialização que proporciona conhecimentos sobre as condições ideais de segurança e higiene do trabalho. Com isso, o profissional é capaz de avaliar os riscos à saúde física e psicológica dos colaboradores no ambiente de trabalho, bem como controlar esses riscos para evitar acidentes.
Alguns dos temas estudados nesse curso são:
- Gerenciamento de Riscos;
- Higiene do Trabalho;
- Legislação e Normas Técnicas de Segurança do Trabalho;
- O Ambiente e as Doenças do Trabalho;
- Perícia Trabalhista;
- Proteção contra Incêndios e Explosões.
Engenharia Legal
A especialização em Engenharia Legal prepara o profissional para realizar perícias de Engenharia, elaborando laudos e pareceres em processos judiciais. Podem ser feitas avaliações de imóveis e obras irregulares, análise de patologias construtivas e de impactos que uma construção causa na vizinhança, entre outros tipos de perícia.
Os conteúdos curriculares do curso incluem:
- Análise de Estruturas de Concreto Deterioradas;
- Avaliação de Obras Públicas e Contratos;
- Avaliações Mercadológicas Básicas de Imóveis Urbanos;
- Engenharia Legal e Perícia Judicial;
- Inspeção Predial e Reformas;
- Patologias em Fundações e Reforço de Fundações.
Estruturas de Concreto e Fundações
Nessa pós-graduação, o profissional adquire conhecimentos aprofundados sobre projetos de estruturas de concreto e fundações. Desse modo, ele pode aplicar técnicas para desenvolver projetos desse tipo, fazendo o dimensionamento das estruturas.
Veja alguns dos assuntos abordados no curso:
- Análise Estrutural;
- Concreto Armado;
- Estruturas de Concreto Protendido;
- Estruturas de Fundações;
- Patologias de Estruturas De Concreto;
- Projeto de Estruturas.
Gerenciamento de Obras
Ao se especializar em Gerenciamento de Obras, o profissional se qualifica para atuar em uma das principais atividades da área. O curso proporciona conhecimentos sobre tecnologias e ferramentas voltadas para a redução dos custos, do prazo e dos impactos de uma obra.
Para isso, os conteúdos curriculares incluem os seguintes temas:
- Custos e Orçamentação de Obras;
- Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil;
- Liderança e Gestão de Pessoas na Construção Civil;
- Logística do Canteiro de Obras;
- Planejamento e Controle de Obras;
- Sistemas Construtivos Racionalizados.
Em vista dessas informações, podemos concluir que uma especialização em Engenharia é uma excelente maneira de se qualificar para alcançar o sucesso na profissão. Com essa pós-graduação, o profissional consegue o destaque necessário para ocupar cargos melhores e, assim, evoluir cada vez mais na carreira.
Então, o que achou da ideia de fazer uma especialização em Engenharia? Divida sua opinião com a gente nos comentários!