A quantidade de conhecimento acumulado pelo ser humano é gigantesca. Por isso, a maior parte das profissões conta com diversas especializações. Somente direcionando a sua atuação para uma área bem específica, é que o profissional consegue se aprofundar de verdade, pois é não é possível dar conta de tanto conteúdo na graduação.
Naturalmente, isso também acontece na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas podem se tornar experts em Endodontia, Implantodontia, Ortodontia, entre outros. Com isso, ampliam as perspectivas de carreira e se aprofundam em técnicas e conhecimentos teóricos de certos recortes da sua área de formação.
Por isso, leia este texto e conheça as principais especializações na área de Odontologia e veja por que investir nesse conhecimento mais aprofundado faz toda a diferença na sua carreira!
Saiba o que é uma especialização e como fazer uma
A especialização é uma pós-graduação do tipo lato sensu. Diferentemente da graduação, que é generalista por excelência, esse curso se dedica a recortes da área de conhecimento daquela profissão. Assim, ela faz com que o profissional se torne um expert em determinado assunto, dominando habilidades técnicas específicas.
Para fazer uma, você precisa ter seu diploma de Ensino Superior em Odontologia. Cada instituição de ensino define os seus critérios para o ingresso em programas de pós-graduação, mas não há muito mistério: o processo de entrada costuma envolver apenas a apresentação de documentos e uma entrevista.
Para as especializações na área de Odontologia, além do diploma, o profissional precisa ter registro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO). O curso dura entre 1 e 2 anos, com uma carga horária mínima de 360 horas-aula. Ao final desse período, o estudante recebe um certificado de pós-graduação e pode começar a atuar como especialista.
Veja quais são as principais especializações na área de Odontologia
Na Resolução CFO nº 161/2015, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece 22 especialidades, incluindo Acupuntura, Homeopatia e Odontologia Legal. Veja só algumas das mais conhecidas!
Dentística
A Dentística também é conhecida como Odontologia Estética. Trata-se da especialidade que alia a saúde e a funcionalidade dos dentes à estética do sorriso. Entre as principais atribuições do profissional da área, estão a aplicação de resinas para reabilitar dentes com abrasões, o clareamento dental, o tratamento de cáries superficiais por meio de restaurações, entre outros.
Endodontia
A especialização em Endodontia é focada na saúde da polpa e da raiz dos dentes. O profissional se torna especialista na realização de canais para restauração de cáries profundas e outras patologias que danificam a polpa dentária, além de tratar infecções nas raízes e problemas de sensibilidade.
Harmonização Orofacial
Assim como a Dentística, a especialização em Harmonização Orofacial coloca a Odontologia em diálogo com a Estética. Aqui, o profissional é responsável por realizar procedimentos que tornam o sorriso mais harmonioso em relação à face, levando em conta proporção e simetria no formato da mandíbula, nas gengivas, nos lábios e na arcada dentária.
Implantodontia
Como o próprio nome indica, a especialização em Implantodontia se dedica aos implantes para reabilitar a funcionalidade da arcada dentária e a mordedura correta. O profissional precisa reconstruir toda a estrutura perdida pelo paciente, substituindo a raiz dos dentes e implantando cirurgicamente a prótese de titânio.
Ortodontia
A especialização em Ortodontia é aquela focada na correção do posicionamento dos dentes por meio de aparelhos fixos e móveis. O objetivo do profissional é corrigir problemas de mordedura e promover a estética do sorriso. O dentista pode direcionar ainda mais a sua atuação, trabalhando apenas com ortodontia pediátrica ou geriátrica.
Periodontia
Na Periodontia, a atuação do profissional é direcionada para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de patologias que acometem as gengivas e outros tecidos de suporte dos dentes. Remover a placa bacteriana e o tártaro por meio de raspagens e limpezas, além de tratar inflamações como a gengivite e a periodontite, são algumas de suas atribuições.
Radiologia Odontológica e Imaginologia
Já na especialização em Radiologia Odontológica, o profissional é capacitado para lidar com técnicas e aparelhos de diagnóstico por imagem intra e extrabucais. É também um especialista na leitura de radiografias, podendo interpretar os exames e identificar as principais patologias maxilofaciais e odontológicas.
Saúde Coletiva
Se você tem interesse em atuar no setor público, a especialização em Saúde Coletiva pode ser a mais interessante. Em interface com o Serviço Social, o cirurgião-dentista trabalha com a coordenação de iniciativas para prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas odontológicos de determinada comunidade, além de ajudar no planejamento de políticas públicas dentro desse foco.
Traumatologia Bucomaxilofacial
Por fim, a Traumatologia Bucomaxilofacial é o ramo que se dedica à correção de malformações ou lesões na cavidade oral, que podem ser frutos de deformidades faciais causadas por problemas congênitos ou de fraturas. Nessa área, também são feitos os tratamentos de problemas como disfunções temporomandibulares (DTM) e bruxismo.
Entenda a importância da especialização para a sua carreira
Muitos cirurgiões-dentistas optam por seguir a carreira generalista, até porque pode ser um desafio conciliar a pós-graduação na rotina depois que você já está inserido no mercado de trabalho.
No entanto, esse certificado garante um aprofundamento teórico e técnico que a graduação não é capaz de proporcionar. Isso pode ser um verdadeiro diferencial e abrir muitas portas na área da Saúde.
Afinal, ao realizar uma especialização, você terá um conhecimento diferenciado sobre alguma área específica da Odontologia e, assim, poderá se tornar uma referência na sua região de atuação.
Desse modo, por meio de networking e de um trabalho consistente, seu consultório pode ser indicado por colegas generalistas para a realização de tratamentos específicos.
Além disso, é possível trabalhar prestando serviços na sua especialidade em clínicas de convênios e hospitais. Há, também, a possibilidade de trabalhar no serviço público, sempre com rendimentos acima da média devido ao conhecimento especializado.
Gostou de conhecer as principais especializações na área de Odontologia? Como deu para ver, a pós-graduação é excelente para alavancar sua carreira e existem muitas áreas a seguir. Assim, você pode ir por um caminho que desperte mais o seu interesse e se tornar referência nesse nicho.
Então, que tal começar logo a sua especialização aqui na Unipar? Entre em contato com a gente e conheça nossos cursos!