Você é daquelas pessoas que se prepara para fazer uma tarefa, mas se distrai com várias coisas e, quando se dá conta, o tempo passou e nada do que foi planejado saiu do papel? Saber como evitar a procrastinação é fundamental para fazer valer o tempo dedicado aos estudos e melhorar o desempenho nas provas e no vestibular.
No entanto, sabemos que, na prática, evitar a procrastinação não é tão fácil quanto parece. Existem diversos fatores envolvidos no ato de procrastinar, e saber lidar com cada um deles é fundamental para superar os desafios e aumentar a produtividade.
Neste post, queremos ajudar você nesse processo de reduzir a procrastinação no seu dia a dia e garantir mais satisfação com a rotina e com o seu desempenho nos estudos. Acompanhe!
O que é procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar alguma tarefa até o ponto em que o prazo está se esgotando, ou que não é possível mais fazê-la. Certamente, você deve se lembrar de algum momento em que tinha algo importante para ser realizado, mas, mesmo que sentisse empolgação em fazer a tarefa, só conseguiu começar de fato as atividades quando já não tinha mais escolha.
Quando a procrastinação se torna um hábito na vida de um estudante, ele passa a negligenciar as atividades que precisa entregar e os prazos a serem cumpridos, de modo que o desempenho acadêmico apresenta uma queda. Isso só afasta o aluno dos objetivos profissionais e da sensação de progresso nos estudos.
Qual é o problema da procrastinação?
Esse é um problema que rouba o tempo de algo que deveria ser feito, mas que não promove nenhum benefício em sua vida. Já percebeu que depois de ter procrastinado o dia inteiro, você sente o mesmo cansaço que teria se tivesse realizado diversas atividades? Isso acontece porque esse é um dos principais efeitos da procrastinação.
Algumas pessoas confundem a procrastinação com um momento de descanso. No entanto, ela se torna um período de ócio sem qualidade, que não promove relaxamento. Muito pelo contrário, quando ela se torna um hábito, traz muita frustração na vida, podendo até mesmo desencadear problemas de saúde, como o estresse e a ansiedade.
Outro ponto importante de ressaltar é que a procrastinação não é necessariamente falta de compromisso ou de responsabilidade. Muitas vezes, um indivíduo reproduz esse hábito de forma inconsciente, e as causas podem não ser evidentes.
Em casos muito intensos de falta de organização e excesso de procrastinação, é fundamental contar com a ajuda de um profissional da Psicologia para prestar suporte e acompanhamento psicológico. Desse modo, é possível identificar os motivos e aprender a lidar com os problemas que levam ao ato de procrastinar.
Como é possível evitar a procrastinação nos estudos?
Tendo noção do quão prejudicial a procrastinação pode ser na vida de uma pessoa, nada melhor que saber como se livrar dela no momento dos estudos. A seguir, confira algumas dicas para evitar esse problema no seu dia a dia!
Descubra uma motivação
Tudo pode começar com uma motivação. Para isso, é válido partir da pergunta “Por que faço o que faço?”. Quando a rotina se torna automática e o sentido das coisas se perde, é comum apresentar desânimo e falta de vontade de realizar até as tarefas mais simples.
Quando isso se volta à área dos estudos, esse comportamento é ainda mais comum. Uma pessoa que já está há muitos anos prestando vestibular de Medicina, por exemplo, pode começar a se esquecer do motivo pelo qual gostaria de ingressar no curso. Isso também é capaz de acontecer no meio da graduação ou em qualquer fase dos estudos.
Desse modo, encontrar uma motivação é como definir e manter o foco. Assim, sempre que vier a desmotivação, é possível imaginar o objetivo sendo alcançado e, a partir disso, encontrar forças para evitar a procrastinação.
Crie um cronograma
Quando o aluno segue uma rotina bem planejada, é mais difícil que a procrastinação surja, pois ele já está acostumado com os horários em que deve realizar uma tarefa. É preciso lembrar que o cérebro trabalha melhor com a repetição. Portanto, quanto mais você fizer uma atividade, mais fácil será repeti-la.
Trabalhar a capacidade de disciplina no cotidiano, montando um cronograma de estudos e de tarefas que precisam ser realizadas ao longo do dia, é uma estratégia para criar um hábito e torná-lo mais simples de ser feito.
Realize pequenas metas
Pequenas metas também são mecanismos interessantes de motivação. A sensação de dever cumprido ajuda a ativar o nosso sistema de recompensa, proporcionando mais bem-estar e felicidade.
Já notou como a frustração afeta você quando uma tarefa não é realizada? No entanto, quando a meta é alcançada, a satisfação é proporcional ao sentimento negativo que teria surgido se a procrastinação tivesse chegado.
Com isso, é possível criar um esquema para se automotivar a sempre buscar alcançar as metas estabelecidas em sua vida, das menores até as mais complexas. Esse é um grande benefício para o desenvolvimento de carreira e o foco nos objetivos pessoais.
Entenda por que você procrastina
Saber quais são as causas que provocam a procrastinação é de grande ajuda para encontrar o real problema por trás desse hábito. Algumas vezes, quando uma tarefa parece desafiadora, tendemos a adiá-la ao máximo possível, a fim de não encarar o sentimento de incapacidade ou de frustração.
Mesmo que isso fique apenas no mundo das ideias e que não seja necessariamente uma verdade, apenas o pensamento de não ser capaz de concluir uma atividade já é capaz de fazer com que você procrastine.
Outro caso muito comum é a sobrecarga de tarefas. Muitas vezes, o seu corpo e a sua mente já estão cansados, mas você ainda não notou. Desse modo, o seu comportamento começa a mostrar a necessidade de descanso, e você passa a buscá-lo, mesmo que inconscientemente.
Contudo, o sentimento de relaxamento vai ser bem mais intenso se você fizê-lo de forma consciente. Por isso, no seu cronograma, sempre inclua pausas, horas de descanso e momentos para cuidar de si, relaxar e fazer atividades prazerosas.
Seguindo essas dicas, você vai conseguir começar a evitar a procrastinação no seu dia a dia. Dessa forma, será possível notar maior produtividade nos estudos, que trará ótimos resultados para a vida estudantil. Entretanto, lembre-se: se os efeitos de procrastinar estão trazendo consequências graves para a sua rotina e para o seu bem-estar, busque auxílio profissional. Ele ajudará a encontrar as soluções mais adequadas ao seu caso.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de todas as novidades!