A obtenção de novo título é uma escolha feita por muitas pessoas por motivos diversos — mudar de carreira, dominar outra área do conhecimento e adquirir novos diferenciais para incrementar o currículo são alguns deles.
Independentemente de qual for a sua motivação, o fato é que investir em educação é uma ótima estratégia para melhorar as suas perspectivas profissionais, ainda mais considerando a competitividade do mercado de trabalho.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais sobre o tema, continue acompanhando a leitura para ficar por dentro!
O que é a obtenção de novo título?
A palavra “novo” indica que a pessoa possui outro título, o que normalmente acontece quando ela já tem um diploma de graduação e decidiu complementar sua formação com outro curso — sendo ele uma nova graduação ou uma pós-graduação.
Em ambas as situações, podemos dizer que a educação continuada é muito importante para quem deseja se destacar profissionalmente. A concorrência do mercado é uma realidade em todas as áreas de atuação, e não há como negar que, em geral, as melhores oportunidades de trabalho são destinadas às pessoas mais preparado para elas.
Não é difícil perceber isso, e os processos seletivos comprovam essa ideia. É cada vez mais comum que as exigências para determinados cargos incluam uma especialização, por exemplo.
Por sua vez, quem pretende mudar de carreira também pode buscar uma nova capacitação para explorar um segmento diferente daquele que escolheu na sua primeira graduação. Afinal, nunca é tarde para percorrer outros caminhos em busca dos seus sonhos.
Isso pode acontecer quando as áreas são semelhantes ou mesmo quando completamente distintas. Por exemplo, um administrador que decide direcionar sua carreira para o marketing se beneficiará muito com uma pós-graduação que o ajude a desenvolver competências específicas, mas deve investir em outra graduação se quiser ser professor de História ou médico.
As possibilidades são diversas, e a obtenção de novo título é uma excelente opção em todas elas — até porque conhecimento nunca é demais.
Como funciona o processo seletivo?
Isso depende das escolhas do estudante, sobretudo das regras de cada instituição. No caso de uma nova graduação, muitas delas aceitam candidatos que já são formados no ensino superior sem a necessidade de fazer o vestibular para iniciar o curso ou utilizam a nota do Enem, por exemplo. Contudo, isso precisa ser confirmado com cada instituição, pois também existem aquelas que não dispensam a prova.
Os processos seletivos para uma pós-graduação também podem variar. Mestrados e doutorados geralmente apresentam um pouco mais de burocracia, inclusive pelo número de vagas e pela análise das linhas de pesquisa disponíveis.
Para as especializações e MBAs, as instituições costumam avaliar os currículos dos alunos para conferir se os requisitos são atendidos e nem sempre exigem a realização de uma prova. Ou seja, o ideal é pesquisar sobre o curso que você tem interesse e começar a se preparar para garantir sua vaga.
Por que continuar estudando?
Vivemos em um mundo tão dinâmico que o aprendizado precisa ser contínuo. Todas as áreas estão em constante evolução, e quem não acompanha as tendências corre o grande risco de ficar desatualizado — o que não é exatamente o perfil profissional que o mercado busca e valoriza, não é verdade?
Continuar estudando demonstra interesse e comprometimento com a sua profissão, o que tende a aumentar suas chances de sucesso. Adquirir novos conhecimentos e novas habilidades é a melhor forma de se destacar em meio a tantos profissionais que podem desempenhar a mesma função que você.
Quais são as vantagens de fazer essa escolha?
Essa é uma pergunta fácil de responder porque a decisão de obter um novo título só oferece vantagens. Sim, você vai ter que dedicar boa parte do seu tempo e provavelmente do seu orçamento para cumprir essa missão, mas os benefícios são muito maiores. Acompanhe os principais a seguir.
Desenvolver o seu potencial
Apesar de a rotina de estudos ser cansativa — especialmente para quem precisa conciliar com o trabalho —, esse é um investimento que ninguém nunca poderá tirar de você. O conhecimento elevará o seu nível como profissional, e, além de ter um título a mais, você se sentirá bem preparado para enfrentar os desafios do mercado. Sem contar que todo esse esforço não deixa de ser uma realização pessoal, você concorda?
Ter um currículo mais atraente
Ainda que as habilidades pessoais também sejam relevantes na diferenciação dos profissionais, o currículo continua sendo um instrumento comparativo nos processos seletivos. Isso quer dizer que ter boas formações no seu histórico agrega valor e aumenta as chances de conseguir um bom emprego, principalmente quando você opta pelas melhores faculdades.
Melhorar as suas perspectivas profissionais e financeiras
Muitas vezes, a falta de um título automaticamente exclui um candidato de uma seleção, por mais que ele seja muito competente. Logo, obter um segundo título — e, quem sabe, um terceiro ou quarto e assim por diante — melhora as suas perspectivas de carreira, incluindo a parte de alcançar oportunidades com maiores remunerações.
Mesmo sabendo que dinheiro pode não ser o fator mais importante de todos, nada melhor do que se sentir valorizado, conquistar sua independência financeira e poder realizar os seus sonhos que envolvem certos gastos.
Expandir o seu networking
Voltar a estudar também é uma chance de aumentar a sua rede de relacionamentos. As aulas presenciais são ótimas ocasiões para conhecer pessoas, trocar experiências e expandir o networking.
Porém, isso também pode ser feito na modalidade EAD, que tem crescido a cada dia e oferece grande praticidade aos estudantes. Basta explorar o ambiente virtual para tirar dúvidas ou manter contato com os professores e colegas.
A obtenção de novo título é uma alternativa cheia de vantagens para o seu crescimento e sucesso profissional. Portanto, aproveite para considerar essa oportunidade para ter um futuro promissor!
E aí, o que achou deste conteúdo? Se você está pensando sobre o assunto, não deixe de conferir outra leitura que pode ajudar na sua escolha entre fazer uma segunda graduação ou uma pós. Descubra quais pontos devem ser ponderados na hora de tomar essa decisão!