Quem está em fase de planejamento de carreira sabe o quanto é importante conhecer a profissão na qual deseja atuar. Até porque essa escolha envolve realização profissional e pessoal ao mesmo tempo, pois ninguém se sente satisfeito trabalhando em algo que não gosta. Pesquisar as profissões em alta é sim um bom caminho para fazer a sua escolha. No entanto, esse critério somente não basta.
É preciso ter certeza de que você se identifica com aquele ofício e de que deseja aprimorar suas habilidades para se destacar no ramo. Afinal, a entrada na universidade é só o primeiro passo da sua jornada. Além da intensa dedicação ao curso, depois de graduado, o profissional precisará desenvolver sua experiência na profissão, e isso só vem com a prática do dia a dia.
Pensando nisso, preparamos este post que lista algumas profissões em alta e explica o papel da graduação na busca por uma posição de destaque. Continue a leitura e invista no seu potencial!
Por que conhecer bem as profissões?
Escolher qual faculdade fazer é uma das decisões mais difíceis da vida. Como dissemos, essa escolha vai interferir em vários aspectos da nossa jornada. Portanto, tomar uma decisão madura é primordial para não se arrepender depois. É claro que sempre existirá a possibilidade de mudar de curso ou fazer uma segunda graduação. Porém, conhecendo a fundo as profissões, fica fácil acertar de primeira na escolha.
Autoconhecimento e inteligência emocional são palavras-chave nesse processo, pois essas virtudes permitem que o aluno enxergue com mais clareza os setores com os quais ele tem afinidade. Um bom começo é avaliar as grandes áreas do conhecimento — Ciências Exatas, Ciências Humanas ou Ciências Biológicas — e pensar qual delas traz motivação e interesse quando você precisa estudar para as provas do Ensino Médio.
Não faz sentido escolher um curso na área da saúde se você não tem perfil para a área e nunca gostou dos conteúdos de Biologia. Nesse mesmo raciocínio, caso se interesse pela formação das pessoas e gosta de dividir conhecimento, a Pedagogia pode ser uma excelente opção. Já para quem adora lidar com os números, as engenharias são um grande destaque.
Conversar com pessoas que já trabalham na área também ajuda a clarear os caminhos. Quanto mais experientes, melhor. Assim, elas conseguem dar um panorama completo sobre como anda o mercado no setor e quais são as médias salariais, as perspectivas de crescimento, as principais atribuições do cargo, entre outros detalhes que nem sempre conhecemos ao ingressar no ensino superior.
Quais são as profissões em alta?
Em seguida, listaremos algumas profissões de destaque no mundo do trabalho.
Profissional de TI
Os avanços tecnológicos revolucionaram o universo corporativo não apenas do ponto de vista da produção, mas principalmente em relação à segurança da informação e à análise dos dados que circulam na internet em escala global. Nesse sentido, quem trabalha com Tecnologia da Informação (TI) pode se considerar um privilegiado.
Trata-se de uma função que sempre terá lugar cativo no grupo das profissões em alta, porque as transformações tecnológicas são constantes e a cada dia surgem novas demandas operacionais. Somente um bom profissional de TI sabe como lidar com a complexidade desses processos analíticos. Cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software são opções valiosas para seguir na área.
[rock-convert-cta id=”2276″]
Consultor financeiro
Consultores financeiros são profissionais de excelente visão estratégica. São eles que organizam a vida financeira de seus clientes em relação aos investimentos. Honestidade e respeito ao perfil de consumo de cada pessoa são palavras de ordem nesse ofício, o qual está intimamente ligado à trajetória de vida de quem é assessorado pelo consultor.
Afinal, é dever dos consultores agirem de forma ética e protegerem seus clientes de investimentos inadequados ou de alto risco, preservando o patrimônio e a dignidade dos envolvidos. Trata-se de uma profissão que cresceu bastante nos últimos anos, tendo em vista que o mercado financeiro está se popularizando entre as mais diversas classes.
Psicólogo
Falar em saúde mental é algo comum nos dias de hoje. Felizmente, as pessoas passaram a dar mais importância a essa temática, sobretudo devido ao elevado nível de estresse e ansiedade que compromete grande parte da população. Tanto é que pessoas de várias faixas etárias têm incluído o tratamento psicológico nas suas rotinas.
Portanto, os profissionais da Psicologia sempre terão lugar cativo no mundo do trabalho. Eles auxiliam cada paciente a desenvolver o autoconhecimento e o equilíbrio emocional nos mais variados níveis, a partir de processos terapêuticos que influenciam diretamente a qualidade de vida.
[rock-convert-cta id=”2113″]
Médico
A Medicina não poderia ficar de fora da lista das profissões em alta. Afinal, trata-se do curso de graduação mais concorrido do país, o qual permite amplas possibilidades de atuação. O Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta a existência de 55 especialidades médicas, possibilitando ao profissional encontrar o ramo que combina com seu perfil e plano de carreira.
As médias salariais são elevadas mesmo para quem não pretende se especializar e prefere seguir na clínica generalista. Contudo, é preciso estar muito bem preparado para exercer essa profissão, tanto do ponto de vista físico quanto emocional, já que as habilidades médicas incluem trabalhar sob pressão e tomar decisões rápidas.
Fisioterapeuta
No geral, as profissões da saúde sempre terão destaque no mercado de trabalho. Até porque estamos falando de serviços essenciais ao bem-estar coletivo. A Fisioterapia é um dos ramos que mais cresce no setor, contribuindo não só para a reabilitação funcional de pacientes, mas também para complementar outros tratamentos.
É por isso que os fisioterapeutas têm vaga garantida também em centros de estética, estúdios de pilates, clínicas de massagem, clubes esportivos, academias, entre outros setores relacionados à manutenção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Qual é a importância da graduação nesse percurso?
Independentemente da área de atuação escolhida, a formação superior é imprescindível para o profissional ser bem-sucedido no ofício. Somente com conhecimento técnico específico é possível desempenhar funções que não permitem negligências e exigem extrema responsabilidade social.
Nesse sentido, além de se preocupar em fazer um curso de graduação, o estudante deve se certificar de que está contando com uma universidade renomada em seu currículo. Esse aspecto é muito valorizado nos processos seletivos das grandes empresas, pois atesta o potencial da formação recebida.
Então, pesquise muito bem a reputação da instituição de ensino antes de ingressar no curso. Avalie ainda se a grade curricular contempla suas expectativas, pois, como falamos no início do post, de nada adianta escolher entre as profissões em alta se você não se sentir realizado na função. Lembre-se de que ter sucesso na jornada também depende de priorizar sua vontade própria!
Gostou do post? Aproveite e veja também estas dicas preciosas para escolher sua profissão!