Equilíbrio emocional, proatividade e muito conhecimento: essas são algumas das qualidades profissionais que toda grande empresa exige de seus funcionários. Não é para menos, até porque os avanços tecnológicos revolucionaram os modos de produção e as rotinas organizacionais em diversas áreas de atuação.
Por isso, para obter sucesso profissional, já não basta se atualizar e portar um currículo de primeira. É preciso trabalhar, também, seu autoconhecimento, adquirindo qualidades específicas que atendam às novas demandas do mercado.
Quer saber como fazer isso, na prática? Neste post, você verá quais são esses atributos e como eles podem ser úteis no seu dia a dia de trabalho. Confira!
Equilíbrio emocional
Atualmente, muito se fala de inteligência emocional. Essa habilidade tem a ver com saber equilibrar vida pessoal e profissional, de modo a se tornar um colaborador de destaque sem abrir mão de sua própria personalidade e relações de afeto. Vai dizer que você não conhece alguém que é superbem-sucedido no trabalho, mas que não consegue se organizar nos aspectos pessoais?
Isso é bem mais comum do que imaginamos, gerando imenso estresse e frustração a longo prazo. Para não correr o risco, o ideal é trabalhar sua inteligência emocional desde o início da carreira, equilibrando bem os compromissos corporativos com os relacionamentos com família e amigos.
Os hobbies e o lazer também não devem ser deixados em segundo plano, pois ajudam a renovar o fôlego para encarar os desafios profissionais.
Colaboradores com bom equilíbrio emocional conseguem se sobressair muito facilmente no ambiente corporativo, inclusive gerenciando equipes e contribuindo para o desenvolvimento dos próprios colegas de trabalho. Isso ocorre porque pessoas estáveis enxergam com mais facilidade os cenários propícios para tomar decisões certeiras e com menos riscos.
Habilidades técnicas
Sem dúvida, ter conhecimento técnico especializado é um grande diferencial nas empresas. Afinal, saber fazer algo que ninguém mais sabe coloca o funcionário em uma posição privilegiada no empreendimento. É por isso que profissionais altamente capacitados sempre terão lugar cativo nas melhores organizações.
Na maioria das vezes, essas mesmas pessoas alcançam cargos de chefia e liderança, ficando responsáveis por gerenciar equipes numerosas em setores muito específicos. Nesse sentido, não basta ter conhecimento se não houver habilidade gerencial para coordenar os demais colaboradores sem oprimi-los em suas funções. Isso nos leva à nossa próxima qualidade profissional
Liderança
Um bom líder é aquele que sabe ouvir a equipe, valoriza o diálogo e consegue enxergar as qualidades típicas de cada funcionário.
Isso é fundamental para aumentar a produtividade da empresa e gerar melhores resultados, visto que cada profissional estará devidamente encaminhado para atuar conforme a sua capacitação.
O instinto de liderança é muito valorizado até mesmo nos colaboradores que não assumem cargos gerenciais dentro de uma empresa. Afinal, a capacidade de tomar decisões sábias e assumir um posicionamento adequado, reconhecendo, também, os talentos dos colegas de trabalho, ajuda a desenvolver a carreira e a cultivar diversas outras qualidades profissionais.
Ao mesmo tempo, é importante respeitar a autoridade e a influência dos gestores de uma empresa, reduzindo conflitos e trabalhando em conjunto para levar o negócio ao sucesso. No fim, um líder é aquele que sabe reconhecer o outro.
Trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe é uma virtude que tem tudo a ver com o que dissemos no tópico anterior. Como vimos, a liderança inclui a capacidade de atuar em conjunto, e esse trabalho precisa ser bem-ordenado para gerar bons resultados.
A capacidade de gerenciar pessoas é algo muito valioso dentro das grandes empresas, sobretudo se a gente considerar que nem sempre a equipe estará completa, seja por absenteísmo, seja pela falta de um número adequado de profissionais capacitados para determinada função.
Como qualquer ser humano, alguns colaboradores podem não estar totalmente focados naquele dia, às vezes precisam faltar, sentem-se cansados ou até desmotivados.
Nessas horas, é imprescindível reanimar a equipe valorizando o papel de cada funcionário na corporação. Eles precisam se sentir acolhidos e ter a certeza de que suas respectivas funções são indispensáveis para “fazer a roda girar”.
Autonomia
A autonomia é uma das qualidades profissionais que mais se relacionam com o contexto das novas tecnologias. Atualmente, não é tão difícil aprender algo sozinho e conseguir colocá-lo em prática sem precisar de orientação ou supervisão do chefe. E aplicar essa habilidade para trabalhar permite que o profissional seja muito mais criativo e focado em um bom plano de carreira.
A criatividade, inclusive, é outro grande diferencial buscado pelas grandes empresas. Como alguns processos gerenciais são muito parecidos, quem consegue ousar um pouco mais ou propor algo diferente acaba saindo na frente e sendo reconhecido por seu experimento, principalmente se os resultados forem melhores do que as expectativas. Portanto, vale a pena tirar suas ideias do papel e propor novos projetos.
Proatividade
Não dá para desconsiderar a hierarquia da empresa e assumir funções que não são suas. Não é disso que trata a proatividade. Ser um profissional proativo significa ter iniciativa para solucionar alguma pendência dentro do seu setor, melhorar os processos de trabalho ou, ainda, assumir aquela tarefa que ninguém quer pegar por medo do desafio.
Essa habilidade mostra ao gestor que você é um funcionário com boa intenção e que se dispõe a contribuir para o desenvolvimento da empresa. Portanto, não fique esperando o chefe passar a escala de trabalho do dia. Concentre-se na sua performance e comece você mesmo a resolver as pendências, com o cuidado de não passar por cima de ninguém, nem dar passos maiores do que as próprias pernas.
Comunicação
Como anda a sua comunicação com as pessoas à sua volta? Independentemente da proximidade, nós, enquanto seres sociais, precisamos estar em contato com outros indivíduos não apenas para garantir a nossa sobrevivência, mas para desenvolver relações positivas e saudáveis.
Trabalhar para se tornar uma pessoa que sabe se expressar é algo muito vantajoso na carreira, na vida pessoal e durante os estudos. Afinal, a comunicação permite conhecer novas pessoas e que elas conheçam você, além de ajudar a compreender e delegar tarefas, criar identificação e proximidade, desenvolver reciprocidade nas ações e transmitir as suas ideias.
No meio profissional, a comunicação é a melhor forma de evitar ou resolver conflitos, construir um bom networking e, ainda, caprichar na autopromoção. O marketing pessoal é muito mais fácil e eficiente quando se sabe como expressar as ideias.
Dessa maneira, vale a pena saber o que é CNV (Comunicação Não Violenta), dispor-se a ouvir mais as pessoas e encontrar os momentos ideais para dizer o que pensa de maneira propositiva.
Quanto mais as pessoas entenderem você no ambiente de trabalho, melhor será o clima organizacional e maiores suas chances de obter um bom desenvolvimento profissional.
Flexibilidade
Além de uma qualidade profissional, a flexibilidade traz vários benefícios para a vida privada e é quase regra para uma boa saúde mental. Trata-se da capacidade de se adaptar aos novos contextos.
Por exemplo, suponha que a empresa em que atua tenha resolvido aderir ao modelo de home office integralmente, embora você não tenha tanta afinidade com essa forma de trabalho. Para conseguir se adaptar a esse novo formato, é preciso se permitir ser flexível.
Diversas situações corporativas exigem que o profissional tenha um bom jogo de cintura para contornar os obstáculos e lidar com o novo contexto sem perder a qualidade dos serviços e o foco no desempenho.
Por essa razão, quanto mais você aprende a se tornar flexível diante das situações mais simples, melhores serão os resultados na carreira. No entanto, é fundamental tomar cuidado para não fazer muitas concessões e acabar sempre se prejudicando. O ideal é estabelecer um equilíbrio entre a firmeza nas decisões e a flexibilidade nas ações, certo?
Resiliência
Apesar de também ser uma qualidade profissional relacionada à adaptação, ser uma pessoa resiliente não é a mesma coisa que ter flexibilidade, como muitos profissionais costumam pensar.
Esse termo, na verdade, vem das Ciências Naturais e Exatas. Resiliência, na Física, é a capacidade que alguns materiais e elementos têm de retornar ao estado natural mesmo depois de passar por situações adversas.
Esse conceito é tão interessante que não demorou muito para que passasse a ser utilizado e valorizado no meio corporativo. Um profissional resiliente é aquele que consegue manter a produtividade e a cabeça no lugar até em momentos de enorme pressão e nervosismo.
Pessoas que atuam em áreas de grande risco, como os campos da saúde, dos negócios e da segurança da informação, se beneficiam dessa habilidade profissional, pois lidam constantemente com situações estressantes, mas não podem deixar de manter o foco nos bons resultados.
Assim como a flexibilidade e a inteligência emocional, desenvolver resiliência não é fácil, mas é superpossível. Apostar em técnicas de meditação e outras soluções para diminuir a ansiedade em momentos difíceis é uma boa maneira de começar o aprendizado da tolerância e concentração quando você for mais demandado.
Domínio tecnológico
Grande parte das atividades da sociedade atual gira em torno da tecnologia. Desse modo, quem não tem entre suas qualidades profissionais o domínio básico das ferramentas digitais dificilmente consegue uma boa oportunidade no mercado de trabalho.
A tendência é que o uso da tecnologia aumente em todos os setores do mercado. Afinal, estamos vivendo na época da transformação digital, quando recursos virtuais nunca foram tão produzidos e requisitados.
Por esse motivo, é importante aprender a utilizar diversas ferramentas tecnológicas que podem ser interessantes para o seu nicho de atuação. Dominar os programas mais utilizados no mercado, aprender uma linguagem de programação e ficar por dentro das tendências da área são apenas algumas sugestões de como se destacar profissionalmente nesse contexto.
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Comprometimento
Dificilmente uma empresa vai se interessar por um colaborador que não demonstra comprometimento com a realização de suas tarefas. Desse modo, além de se comprometer, é importante mostrar que veste a camisa do negócio.
A proatividade e a comunicação são duas qualidades profissionais que se relacionam com o comprometimento. Cultivar uma boa relação com os colegas e ajudá-los no que estiver ao seu alcance também mostra que você é um colaborador que se importa com os resultados da empresa e contribui para uma boa produtividade interna.
Ter essa competência profissional bem-desenvolvida é uma grande vantagem para quem deseja crescer dentro de uma empresa e alcançar cargos de maior patamar, como as cadeiras gerenciais. Afinal, uma pessoa comprometida desperta mais a atenção e ganha facilmente a confiança dos supervisores.
Autoconhecimento
Ter consciência dos seus limites, habilidades e dificuldades faz toda a diferença também no que diz respeito ao desempenho profissional. Isso é importante até mesmo na hora de escolher uma área para seguir e repensar a carreira, quando necessário.
O autoconhecimento também se relaciona com outras qualidades profissionais. Ter uma boa noção de quem você é e do que representa em uma empresa ajuda a desenvolver inteligência emocional, autocontrole e habilidades técnicas. Ao mesmo tempo, contribui para identificar as suas fraquezas e saber como melhorá-las ao longo da carreira.
Busca constante por conhecimento
Profissionais do futuro têm sede de conhecimento. Com o mercado extremamente competitivo, não basta ter apenas uma graduação no currículo. Investir em cursos complementares, como especialização e MBA, é interessantíssimo não só do ponto de vista da carreira, mas também pessoal. Afinal, o conhecimento nos torna mais experientes e habilidosos.
Apenas tome o cuidado de fazer uma boa pesquisa antes de se matricular. É preciso ter certeza de que o curso é oferecido por uma instituição de ensino reconhecida e especializada na área.
Assim, é possível garantir que o investimento será positivo e que o diploma terá seu devido valor no mundo corporativo. Portanto, sempre busque saber qual é a melhor faculdade ou universidade para a sua formação.
Outra forma de se aperfeiçoar é frequentar os eventos profissionais da sua área de atuação, como congressos, feiras, workshops e palestras. Além de serem espaços com ampla circulação de conhecimento, eles estimulam o networking e criam possibilidades para marcar presença no mercado e firmar novas parcerias — sem falar nas inspirações que podem surgir com esse tipo de convívio!
Trilhar seu caminho e ficar de olho nessas qualidades profissionais é um grande passo para se aperfeiçoar diante das novas exigências do mercado. Isso contribui para que você desenvolva habilidades cada vez mais diferenciadas e possa alavancar sua carreira no tempo certo!
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