As informações descritas no currículo, como formação e experiência, são as primeiras que chamam a atenção do recrutador. No entanto, além do conhecimento técnico, outras qualidades profissionais também são avaliadas em uma entrevista de emprego.
Habilidades interpessoais como boa comunicação, liderança e proatividade são observadas já no processo de seleção e podem determinar a escolha pelo candidato mais bem preparado. Ao longo deste post, vamos apresentar algumas das principais qualidades profissionais que as empresas esperam encontrar em seus colaboradores.
Vale dizer, logo de início, que você pode não se identificar com algumas dessas características, mas é possível desenvolvê-las para tornar o seu perfil mais atrativo. Confira a lista que preparamos e comece a trabalhar no aperfeiçoamento dessas habilidades!
Conheça as qualidades profissionais mais exigidas no mercado
Além de funcionarem como um critério a seu favor para entrar no mercado, as qualidades profissionais devem ser constantemente aprimoradas e comprovadas no ambiente de trabalho. Afinal, são as atitudes diárias que vão diferenciar você das outras pessoas e determinar o seu sucesso profissional.
Liderança
Um líder nato, capaz de movimentar multidões em uma direção comum, é algo bem raro de encontrar — mas, calma, não estamos falando que você deva colocar seu nome nos livros de história. A liderança procurada pelas empresas é uma qualidade profissional que pode ser desenvolvida pouco a pouco, na rotina diária de trabalho.
Vale frisar que nem todo chefe é um líder. Existe uma grande diferença entre esses dois termos: o primeiro delega tarefas e, muitas vezes, assume uma posição de hierarquia que o distancia de seus colaboradores. Já o segundo toma a frente de um projeto e inspira os demais para seguirem juntos.
A liderança envolve outras qualidades profissionais, como carisma, autoconfiança, comunicação eficiente, proatividade, equilíbrio emocional e visão estratégica. Sendo assim, para desenvolver essa habilidade, você pode moldar um traço de cada vez. Além disso, existem cursos específicos para aprimorar o perfil de líder.
Comprometimento
Um ponto forte das gerações antigas era a responsabilidade com o trabalho, tanto que chegavam a criar vínculos empregatícios com a mesma empresa por décadas. Atualmente, temos jovens bem esclarecidos, engajados, que dominam a tecnologia e têm grande consciência social e sustentável. Contudo, o conceito de comprometimento não deve ser deixado de lado.
Uma métrica muito utilizada por recrutadores na triagem dos currículos, por exemplo, é o tempo de serviço em cada experiência profissional. Vários registros de curto período denotam que pode ter faltado interesse e comprometimento por parte do colaborador, o qual está sempre em busca de outras motivações.
Não é defeito querer oportunidades melhores, mas comprometer-se com aquilo que você se propôs a fazer é uma qualidade profissional que gera reconhecimento. Dessa forma, a imagem transmitida é de responsabilidade e confiabilidade, podendo, inclusive, abrir novas portas na empresa atual ou render boas indicações.
Proatividade
Ser uma pessoa proativa significa ter agilidade na tomada de atitude, é se antecipar frente a um possível problema e propor alternativas para contorná-lo. Nesse sentido, vemos que a proatividade se entrelaça com o senso de autonomia e até com o intraempreendedorismo.
As empresas precisam de colaboradores com essa qualidade profissional para manter equipes fortes, engajadas e capazes de superar desafios — sem ficar somente na dependência das ações do gestor.
Ademais, a proatividade normalmente vem acompanhada da flexibilidade para sair da zona de conforto e enxergar uma situação além do óbvio, o que deve aprimorar ainda mais o seu perfil.
Inteligência emocional
Tão importante quanto a capacidade intelectual e o conhecimento técnico, a inteligência emocional tem ganhado um papel de destaque entre as qualidades profissionais. Afinal, somos seres humanos, todos temos conflitos internos que podem prejudicar as relações interpessoais e afetar a produtividade no trabalho.
O equilíbrio emocional permite que você saiba administrar suas emoções, além de reconhecer que as outras pessoas também lidam com seus próprios conflitos. Dessa forma, fica mais fácil relevar algumas divergências do convívio — sem levar tudo para o lado pessoal — e garantir um ambiente de trabalho leve e de relações construtivas.
Comunicação assertiva
Assertividade na comunicação é a chave para o esclarecimento de mal-entendidos e para a transmissão eficiente de informações. Saber se expressar com clareza é positivo em qualquer contexto de vivência, sendo uma habilidade fundamental no ambiente de trabalho. Por exemplo, em uma situação de impasse, você pode se comunicar de três formas diferentes: assumindo uma postura passiva, agressiva ou assertiva.
A passividade limita seus argumentos e obriga a abaixar a cabeça para tudo que dizem. A agressividade inflama as emoções e tira a validade de qualquer justificativa. Já a assertividade permite apresentar o seu ponto de vista, enquanto também tenta ouvir e compreender a outra parte.
Como qualidade profissional, a boa comunicação vai além de ser uma ferramenta eficaz para a solução de conflitos, mas também garante que as informações cheguem da forma correta a todos. Portanto, trata-se de uma habilidade necessária para gestores e colaboradores — aliás, muitos profissionais investem em cursos a fim de desenvolvê-la melhor.
Facilidade para trabalhar em grupo
Independentemente da sua área de atuação e cargo, a relação com outros profissionais acontece em algum momento. Para isso gerar uma soma de conhecimentos, é preciso saber trabalhar em grupo e estar disposto a acolher o que a equipe tem a acrescentar.
Além da flexibilidade para ouvir outras pessoas, saber trabalhar bem em grupo também requer que você identifique as limitações alheias e ofereça ajuda, quando necessário. Da mesma forma, manter sempre uma atitude positiva e incentivar a equipe é um meio de promover o engajamento e aumentar os resultados da empresa.
Os exemplos que listamos, assim como outras qualidades profissionais, não são exatamente características inatas, mas podem ser desenvolvidas com treino contínuo. Para ajudar a aperfeiçoar seu perfil, vale a pena buscar atualização, participar de eventos da sua área de atuação, enfim, diversificar as experiências. Todas essas ações vão enriquecer seu repertório e ajudar na construção de novas habilidades.
Agora, comece a desenvolver a qualidade da inovação constante, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com nossos conteúdos sobre aprimoramento profissional!