Quem sonha em trabalhar com animais pode se considerar uma pessoa privilegiada. Afinal, estamos falando de uma causa nobre e que nos conecta com o meio ambiente de uma forma muito verdadeira, já que quem escolhe lidar com os bichinhos sempre é alguém apaixonado por natureza.
No entanto, na hora de escolher sua profissão, não dá para se guiar apenas por paixões e afinidades. É preciso aliar suas preferências aos benefícios da carreira que você pretende seguir. No caso de quem deseja trabalhar com animais, a boa notícia é que as profissões do ramo são muito promissoras.
As opções de curso vão desde setores mais específicos, como Oceanografia e Engenharia de Pesca, até as áreas mais tradicionais, como Medicina Veterinária e Zootecnia. Neste post, vamos listar as principais graduações do ramo para você ter uma ideia de qual combina melhor com seu perfil. Continue a leitura e planeje a sua jornada!
1. Medicina Veterinária
Sem dúvida, essa é a opção número um para quem deseja trabalhar com animais, sendo um dos grandes destaques da área da saúde. Não é para menos, até porque se trata de uma carreira com excelente mercado, indo muito além do atendimento clínico convencional.
Os profissionais do ramo são muito requisitados também em zoológicos, fazendas, hotéis-fazenda, áreas de preservação e centros de pesquisa, trabalhando com atendimento a animais silvestres, melhoramento genético e análises científicas cruciais para o setor.
Já para os clínicos, as principais funções estão relacionadas ao atendimento médico, cirúrgico e obstétrico, bem como à prevenção e controle de doenças infectocontagiosas e parasitárias. O trato com a higiene e inspeção de produtos de origem animal também é função dos veterinários, atuando em parceria com a indústria alimentícia.
Esses profissionais também têm vaga garantida em projetos de saúde pública, trabalhando no controle de vetores e na vigilância sanitária. Nesse caso, geralmente o médico veterinário trabalha como concursado em algum órgão público. No setor privado, uma das possibilidades que está bastante em alta é trabalhar junto à administração e planejamento de empresas rurais no agronegócio.
Qualquer que seja o campo de mercado escolhido, é fundamental que o médico veterinário tenha se graduado em uma instituição reconhecida pelo MEC, sobretudo porque estamos falando de uma profissão de grande impacto social, que não permite erros ou negligências. Em uma faculdade de referência, o estudante aprenderá todos os cuidados de saúde, alimentação e reprodução animal, para que esteja apto a lidar com todas as demandas da função.
2. Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura)
No curso de bacharelado em Ciências Biológicas, o estudante acumula conhecimentos relacionados à origem, evolução, estrutura e funcionamento das espécies. Os laboratórios de Anatomia e Química são peças-chave no bacharelado e licenciatura, permitindo que o aluno coloque em prática o conteúdo teórico apreendido ao longo da graduação.
A principal função de um bacharel em Ciências Biológicas é analisar as diversas relações entre os seres vivos e os ecossistemas, com foco em questões de preservação, saneamento e manutenção da biodiversidade. Os biólogos poderão trabalhar tanto em setores públicos quanto em privados. Nesse caso, as consultorias ambientais são uma forte tendência de atuação na área.
Já para quem opta pela licenciatura, o foco é a docência e o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a evolução dos seres vivos. Além de estar apto a ministrar aulas de Biologia no ensino básico, o profissional licenciado em Ciências Biológicas também poderá prestar consultorias ambientais, assim como os bacharéis.
3. Terapia Ocupacional
Uma das áreas que mais tem crescido na Terapia Ocupacional é a Terapia Assistida por Animais (TAA), mais conhecida como “pet terapia”. Se você tem perfil profissional para o ramo terapêutico e gosta de trabalhar com animais, essa pode ser a carreira ideal. O grande objetivo é tratar distúrbios psíquicos com o auxílio dos pets — especialmente os cães — considerando-se a fidelidade e amizade desses bichinhos.
Na maioria das vezes, a pet terapia é realizada com crianças e idosos, visto que essas pessoas estão mais suscetíveis para receber todo o afeto que os animais podem dar. A intenção do terapeuta é promover um elo entre a pessoa e o animal, por meio de visitas regulares dos bichos ao ambiente de tratamento dos pacientes.
Entre as principais funções do terapeuta ocupacional destacam-se a inclusão escolar de crianças com distúrbios psíquicos, a reabilitação e reintegração social de idosos e a reestruturação de vítimas de acidentes, prestando assistência também a pessoas com deficiência. Em todos esses casos, a companhia animal pode potencializar os tratamentos, colaborando para uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
4. Zootecnia
A Zootecnia talvez seja a área mais ampla para quem pretende trabalhar com animais. Isso porque os profissionais graduados no curso estão habilitados para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva animal, desde a criação e reprodução até o trabalho na indústria alimentícia baseada nesse tipo de consumo.
Além disso, os zootecnistas são muito requisitados para atividades de pesquisa, trabalhando em prol dos avanços científicos do setor. Outra possibilidade de mercado bastante comum é a escolha de nutrientes destinados à fabricação de insumos alimentícios e rações específicas.
Melhoramento genético, fertilidade e desenvolvimento dos seres vivos em determinados ecossistemas também são bases de estudo desse profissional. Tanto é que, no início do curso de graduação, as disciplinas são muito parecidas com a grade de Ciências Biológicas.
5. Agronomia
Enquanto os zootecnistas atuam na cadeia produtiva e na pesquisa científica em saúde e genética animal, os agrônomos direcionam essas mesmas funções para o setor agropecuário. Sendo assim, podemos dizer que a principal função de um profissional graduado em Agronomia é a melhorar a qualidade de vida e a produtividade de rebanhos, plantações e demais setores da agroindústria.
Esse profissional lida diretamente com o rebanho e tudo o que envolve o desenvolvimento saudável da criação, sobretudo alimentação, higiene e métodos reprodutivos. Também é função dos agrônomos planejar e administrar as tarefas de cada uma das etapas do agronegócio.
Qualquer que seja a profissão escolhida, uma coisa é certa: fazer um curso superior na área é imprescindível para ter credibilidade na função, além de desenvolver o ofício com total segurança e em acordo com os princípios éticos. Nesse sentido, contar com uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é só o primeiro passo para o seu sucesso profissional.
Além da qualidade da instituição, você precisa analisar os diferenciais que o curso oferece. A graduação em Medicina Veterinária da Unipar, por exemplo, é uma opção de excelência para quem deseja trabalhar com animais, oferecendo inclusive disciplinas especiais que complementam a formação, como Odontologia e Oftalmologia Veterinária e Medicina de Animais Selvagens. Se você ficou interessado, aproveite e conheça melhor o curso!