Quem decidiu fazer vestibular de Medicina, provavelmente, não fez essa escolha da noite para o dia. Afinal, estamos falando do curso mais concorrido do país e que sempre estará entre as profissões do futuro. Então, é natural que a preparação para a prova comece com muita antecedência, geralmente quando o aluno ingressa no Ensino Médio.
Embora o percurso seja longo, fazer uma graduação em Medicina é uma das maiores conquistas que alguém pode ter na vida, pois se trata de uma profissão nobre e bastante valorizada do ponto de vista financeiro e do reconhecimento profissional. Com certeza, vale a pena tanta dedicação quando sabemos as recompensas que virão pela frente.
Pensando nisso, fizemos este post que traz dicas de preparação para o vestibular e explica as possibilidades de fazer o curso em uma universidade privada. Continue a leitura e invista no seu grande sonho!
[rock-convert-cta id=”2369″]
Quais são as matérias mais importantes para o vestibular de Medicina?
Em suma, Biologia e Química são as principais matérias da prova de Medicina. No entanto, não se engane pensando que basta estudar somente esses conteúdos. Como se trata da graduação mais concorrida do país, qualquer diferença de pontos é significativa para sair na frente dos demais candidatos. Portanto, dedique parte do seu tempo para as matérias que vão além daquelas relacionadas às habilidades médicas.
A Matemática, por exemplo, é uma disciplina que elimina muitos candidatos no vestibular, porque é comum a dificuldade com os números. Se você mandar bem nessa área, já somará alguns pontos a mais no gabarito. O mesmo vale para a redação, pois nem todo mundo tem facilidade para escrever. Então, quanto melhor for a sua performance nos conteúdos complexos, mais perto estará da aprovação.
Em relação à Biologia e à Química em si, vale destacar algumas temáticas específicas que sempre aparecem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como Biologia Celular, Genética, Vírus, Bactérias, Botânica, Transformações Químicas, Compostos Orgânicos e Elementos Químicos.
Como estudar para o vestibular de Medicina?
No tópico anterior, já demos uma dica valiosa do que estudar para o vestibular em Medicina, mas você deve estar se perguntando como organizar sua rotina sem se perder em meio a tantas matérias e informações. Em seguida, listaremos algumas práticas certeiras que vão otimizar seu tempo e manter sua motivação.
Defina seu plano de estudos
Quando o assunto é cronograma de estudos, tenha em mente a seguinte palavra: prioridade. Contar com métodos de estudo e definir a ordem de importância dos conteúdos é fundamental para uma preparação bem-sucedida. A dica de ouro nesse sentido é começar pelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Assim, com o cérebro fresco, a aprendizagem flui tranquilamente.
Além disso, caso não dê tempo de cumprir todo o cronograma até a data da prova, pelo menos a parte difícil já estará resolvida. O restante, você tira de letra! Inclusive, sobre a questão do tempo, saiba que é absolutamente normal não conseguir dar conta de tudo. Porém, evite sair da linha e comprometer a rotina de estudos que se propôs. Quando estiver desanimado, foque no objetivo final e renove o fôlego para recomeçar.
Mantenha o foco e a concentração
As distrações são como uma porta de entrada para o desânimo. Muitas vezes, o aluno está superfocado na matéria e, de repente, chega aquela notificação no celular que faz com que ele perca minutos preciosos navegando nas redes sociais. Aí vem o ponto negativo: ao ver as postagens das outras pessoas, ele pode acabar se sentindo mal por estudar em vez de estar se divertindo.
Tudo é uma questão de equilíbrio. Passar no vestibular em Medicina requer sim uma boa dose de dedicação que, geralmente, faz com que o estudante precise abdicar de algumas preferências. Mas lembre-se de que isso será algo momentâneo, e você será muito bem recompensado no futuro. Por outro lado, isso não quer dizer que é preciso ficar preso em casa, certo? Aproveite ao máximo os finais de semana para respirar e relaxar como quiser!
Não se desespere com o vestibular
É natural sentir-se pressionado no vestibular, principalmente se for para Medicina. Porém, é preciso muita inteligência emocional para não deixar essa pressão afetar seus resultados. Vai dizer que você não conhece ninguém que estava bastante preparado, mas que acabou ficando de fora por puro nervosismo? Infelizmente, existe esse risco.
Portanto, cuide da sua saúde mental para chegar tranquilo no dia da prova. Não se esqueça de que sua caminhada já começou faz tempo, ou seja, não é aquele dia em si que definirá o restante da sua vida. Além disso, se você não for aprovado de primeira, está tudo bem. É mesmo dificílimo conseguir uma aprovação rápida em Medicina. O importante é seguir firme no seu propósito e adquirir cada vez mais experiência.
Como ingressar em uma instituição particular?
Muitos estudantes priorizam as universidades públicas quando decidem fazer a graduação em Medicina, tendo em vista o valor elevado das mensalidades em uma instituição particular. No entanto, é interessante o aluno ponderar que também terá despesas significativas nas instituições públicas, sobretudo se precisar mudar de cidade para fazer o curso.
Além disso, hoje em dia, existe uma série de alternativas para facilitar o acesso do aluno na universidade particular, como as bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Considere essas possibilidades e avalie o seu momento atual, de modo a tomar uma decisão consciente.
Se você já fez várias provas e ainda não conseguiu passar no vestibular de Medicina em uma universidade pública, que tal utilizar a nota do Enem para ingressar em uma instituição particular? Se a sua preparação foi bem-feita, com certeza se saiu bem na prova e o maior entrave foi a concorrência. Então, por que não tentar no ensino privado?
Muitas vezes, basta remanejar o percurso para conseguir alcançar seu grande sonho. Nós podemos ajudar você nessa missão! Entre em contato conosco e conheça o curso de Medicina da Unipar!