Será que uma faculdade semipresencial vale a pena? Essa é uma pergunta feita por diversos vestibulandos e pessoas que desejam cursar uma segunda graduação. No entanto, já podemos adiantar que sim!
A verdade é que um curso de graduação feito na metodologia semipresencial tem a mesma credibilidade que um realizado de forma presencial ou na modalidade EAD. O que realmente importa é procurar uma instituição de ensino que ofereça conteúdos de qualidade para formar profissionais de destaque no mercado de trabalho.
Se você está interessado em fazer faculdade semipresencial, mas ainda não sabe se vale a pena, continue a leitura e entenda por que não dá para deixar essa oportunidade passar!
O que é uma faculdade semipresencial?
Existem três categorias básicas de ensino na educação superior: presencial, semipresencial e a distância. Essas duas últimas foram criadas como uma alternativa mais acessível para quem está em dúvida entre fazer faculdade ou não, porque precisa de certa flexibilidade para seguir nos estudos. É aí que vem a pergunta: faculdade semipresencial vale a pena?
Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004, o semipresencial é um caminho mais prático para conseguir o tão sonhado diploma. Mas nem por isso o percurso é fácil. Assim como em qualquer curso de graduação, é preciso ter muita dedicação e disciplina para obter sucesso.
Qual é a diferença entre as faculdades semipresencial e a EAD?
Enquanto no ensino presencial 100% das aulas cobram presença, no ensino semipresencial e no EAD os conteúdos são divididos de outra maneira. Por determinação do MEC, os cursos a distância devem ter 20% da carga horária total em atividades presenciais, como provas, aulas práticas, entre outros.
A graduação semipresencial, por sua vez, é como se fosse um meio termo entre as duas anteriores. O formato mescla aulas a distância e presenciais conforme a grade curricular do curso. Nesse caso, as aulas a distância não poderão ultrapassar 20% da carga horária total da graduação. As provas finais, por exemplo, deverão ser feitas obrigatoriamente de forma presencial.
Quanto às aulas in loco na faculdade semipresencial, elas normalmente ocorrem uma ou mais vezes durante a semana, a depender do cronograma de cada instituição de ensino.
A metodologia normalmente é a mesma de uma aula presencial convencional ou, por outro lado, uma teleconferência é realizada nos polos de apoio da respectiva instituição. Nessa situação, os alunos se reúnem com uma equipe de tutores para assistirem às aulas, tirarem as dúvidas e fazerem as atividades programadas.
Quais são as vantagens de uma faculdade semipresencial?
Agora que você já sabe que uma faculdade semipresencial é autorizada pelo Ministério da Educação e consegue entender melhor quais são as suas diferenças do ensino a distância, chegou a hora de tirar as suas próprias conclusões se realmente vale a pena apostar nesse formato de curso de ensino superior.
A seguir, confira quais são as vantagens de apostar em um curso semipresencial para conseguir o seu tão sonhado diploma no ensino superior!
Flexibilidade de horários
Sem dúvida, a flexibilidade de horários é a maior vantagem dos cursos semipresenciais. Geralmente, quem está se perguntando se faculdade semipresencial vale a pena é porque tem uma jornada dupla (ou até tripla!) e precisa dividir muito bem o tempo para conseguir estudar.
Essa é uma situação muito comum nos dias de hoje, afinal, pouquíssimas pessoas têm o privilégio de se dedicar somente aos estudos. Nesse sentido, fazer um curso que permite organizar melhor seus horários e montar seu próprio cronograma são atitudes imprescindíveis para não precisar trancar a faculdade na metade por falta de tempo.
Economia financeira
Isso sem falar que, como não há a necessidade de se deslocar até a instituição todos os dias da semana, o aluno acaba fazendo uma ótima economia com transporte e alimentação — o que é fundamental para quem fez um planejamento financeiro detalhado com o objetivo de prosseguir nos estudos de maneira independente.
Além disso, as mensalidades de faculdades semipresenciais costumam ser menores que as cobradas pelos cursos presenciais. Por proporcionar essa economia financeira, esse formato de ensino faz também com que mais pessoas de diversas classes sociais tenham acesso ao ensino superior.
Liberdade de aprendizado
Como os conteúdos do curso estão todos disponíveis online, o aluno terá total liberdade para acessá-los a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Basta ter um computador, um notebook ou até mesmo um smartphone com acesso à internet. Outra vantagem é poder mesclar a flexibilidade das aulas a distância com a possibilidade de interagir melhor com os colegas nos momentos presenciais.
Assim, dá para se engajar mais nas atividades e estreitar os laços com os demais alunos e professores, criando uma relação que pode ser muito útil no futuro, considerando-se as famosas indicações profissionais. Para muitos estudantes, a interação nas aulas presenciais ajuda a se manter sempre motivado no curso, até porque a troca de experiências e os debates enriquecem o aprendizado.
Diploma valorizado no mercado
Essa é outra dúvida muito frequente para quem pensa em fazer faculdade semipresencial. Mas fique tranquilo! O diploma tem exatamente a mesma validade daqueles adquiridos em graduações presenciais. A única coisa com a qual você precisa ter cuidado é o reconhecimento do MEC, garantindo que o diploma será valorizado no mercado.
Portanto, na hora de escolher uma faculdade semipresencial, procure por instituições de ensino de qualidade e reconhecidas no ramo. Nesse modelo, você encontra até mesmo alguns dos cursos mais procurados da área de saúde, como Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina, e poderá iniciá-los com a certeza de que vai obter um diploma das melhores faculdades.
Possibilidade de networking
Como visto, as visitas às aulas presenciais são capazes de proporcionar diversos benefícios, principalmente pela possibilidade de interagir com outros alunos e com os professores da instituição de ensino.
Para um profissional que está em desenvolvimento, o networking é uma ferramenta fundamental para se posicionar no mercado de trabalho, aumentando as possibilidades de alcançar os seus objetivos de carreira.
Ao ter contato com mais pessoas da sua área de atuação, você tem a possibilidade de receber indicações para vagas de emprego, encontrar potenciais sócios para abrir um negócio, compartilhar experiências, entre várias outras vantagens.
Inovação
Muitas pessoas já se sentem saturadas em relação aos modelos clássicos de educação presencial, mas também não se identificam com a modalidade EAD. As inovações dos métodos de ensino semipresencial são uma motivação para quem quer aprender de uma maneira mais dinâmica, aproveitando os benefícios da tecnologia e de diversas ferramentas de aprendizagem.
Como em uma faculdade semipresencial é possível interagir, não apenas com os colegas e professores, mas também com os conteúdos aprendidos durante as aulas, algumas pessoas se beneficiam mais dessa forma de ensino, de modo a melhorar seu desempenho e produtividade nos estudos.
Desenvolvimento de habilidades
O mercado de trabalho vai exigir diversas habilidades de um profissional, que nem sempre são ensinadas diretamente nos cursos do ensino superior. No entanto, a experiência universitária pode proporcionar o desenvolvimento de diversas competências que vão tornar uma pessoa muito mais preparada para exercer as suas funções em sua área de atuação futuramente.
Uma das habilidades que muitos alunos desenvolvem em um curso semipresencial é a disciplina. Todo o ensino superior, na verdade, exige que o estudante tenha compromisso com os seus estudos. Entretanto, com a flexibilidade oferecida por esse formato de ensino, é possível trabalhar diversas técnicas de estudo que favorecem o seu aprendizado, sem deixar de se motivar e persistir na graduação.
Outra qualidade profissional muito importante e que é muito desenvolvida ao fazer uma faculdade semipresencial é a organização. Planejar os estudos para cumprir as obrigações e fazer as tarefas, tanto presenciais quanto a distância, é algo que estimula o senso de estruturação da rotina, da diminuição da procrastinação e da otimização de tempo.
Inclusão
O ensino semipresencial também é uma maneira de tornar os cursos superiores mais acessíveis às pessoas com deficiência (PcDs), sem deixar de ter a interação presencial com a infraestrutura da instituição de ensino, com os colegas e professores, e com toda a imersão na experiência universitária.
Isso é possível por integrar aulas a distância, que reduzem o tempo gasto com locomoção e proporcionam mais comodidade ao aluno, com as presenciais, que oferecem ao estudante o contato com tudo o que a faculdade pode oferecer.
Fácil acesso aos conteúdos
Ter os conteúdos à disposição do aluno em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é outra vantagem do ensino semipresencial que ajuda muito nos estudos. Afinal, uma pessoa que trabalha, por exemplo, pode aproveitar um tempo vago após o seu almoço ou durante o lanche para revisar alguns conceitos e fazer leituras breves.
Como tudo o que um estudante precisa para acessar aos conteúdos é de conexão com a internet e um dispositivo eletrônico, isso favorece os estudos principalmente das pessoas que têm pouco tempo em sua rotina.
Qual é o perfil do estudante de um curso semipresencial?
Como a metodologia e a didática de um curso semipresencial são bastante específicas, o aluno que opta por esse tipo de ensino também tem um perfil característico. Normalmente, são aquelas pessoas que não podem se dar ao luxo de se dedicar apenas aos estudos. Esse tipo de curso é ideal para quem precisa conciliar trabalho e faculdade, muitas vezes com filhos pequenos em casa.
Os cursos semipresenciais também são muito procurados por pessoas que moram longe dos grandes centros urbanos e, portanto, teriam mais dificuldade com o deslocamento diário até a instituição de ensino. A graduação semipresencial também é interessantíssima para quem precisa de flexibilidade nos estudos, mas não abre mão da interação em sala de aula e do contato com outros estudantes.
Independentemente de qual for a sua situação, uma coisa é certa: não vá pensando que um curso semipresencial é mais fácil só porque não depende 100% de presença nas aulas. Assim como em qualquer graduação, é necessário ter dedicação e ser muito organizado para dar conta dos compromissos dentro do prazo previsto.
A disciplina, como visto, é um aspecto fundamental, pois, como os conteúdos estão disponíveis online, o aluno pode acabar se dispersando e perdendo o foco nos estudos. Portanto, planeje bem sua rotina e defina horários para cada atividade do curso, de modo que você não fique sobrecarregado nos finais de semana ou nos momentos de folga.
Como a Unipar pode ajudar?
Há mais de 40 anos oferecendo cursos superiores de graduação e pós-graduação, buscando sempre a maior qualidade de ensino, a Universidade Paranaense (Unipar) tem campus em 7 cidades do estado do Paraná.
Atualmente, a Unipar oferece graduações tanto na modalidade presencial quanto nos formatos EAD e semipresencial. Nesse último, é necessário que o aluno compareça aos encontros no campus cerca de duas vezes na semana, dependendo do curso matriculado.
Além disso, a instituição conta com metodologias ativas de ensino a fim de oferecer conteúdos de qualidade e de fácil aprendizagem para os alunos, tanto nas aulas presenciais quanto nos ambientes virtuais. É possível também aproveitar toda a infraestrutura da Unipar, com biblioteca, laboratórios, escritórios modelos, salas de estudo e até mesmo clínicas.
Outra vantagem é que a Unipar oferece dois tipos de graduação: o bacharelado e o tecnológico. O primeiro oferece um conteúdo mais abrangente, dando o título de bacharel para quem conclui o curso. Já o tecnológico tem uma abordagem mais direta, fundamental para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho e colocar em prática o que aprendeu.
Dentre os diversos cursos oferecidos nos campus da Unipar, podemos citar:
- Administração;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biomedicina;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Contábeis;
- Engenharias;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Publicidade e Propaganda;
- Design de Interiores;
- Estética e Cosmética;
- Jogos Digitais;
- e muito mais — confira todos os cursos de graduação semipresencial e encontre a unidade mais próxima!
Anotou as dicas? Com este conteúdo, ficou claro que faculdade semipresencial vale a pena. Até porque o sucesso na sua trajetória profissional vai depender muito mais do seu próprio esforço do que do tipo de ensino escolhido. Por esse motivo, reflita com carinho sobre os seus interesses de carreira e escolha a opção que conduza você aos seus maiores objetivos.
Este post foi útil para você? Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre os nossos cursos, não perca tempo e entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para oferecer o nosso melhor!