A carreira pedagógica envolve qualidades profissionais únicas. Afinal, estamos falando de um setor composto por pessoas que se dedicam inteiramente aos processos de aprendizado, desde a educação básica até o ensino universitário em todas as áreas do conhecimento. Mas engana-se quem pensa que trabalhar com educação é ficar restrito à sala de aula.
As possibilidades de atuação são enormes, abrangendo também funções administrativas e gerenciais que podem ser desenvolvidas tanto em escolas quanto em empresas e outras instituições do setor público ou privado.
Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda por que a carreira do pedagogo é tão promissora!
O pedagogo e o trabalho com a educação
Quem está pensando em cursar Pedagogia provavelmente é alguém que tem muita desenvoltura para lidar com pessoas, em especial crianças e adolescentes. Sobretudo se você pretende atuar em sala de aula, é fundamental ter uma excelente didática para avaliar as diferentes personalidades dos alunos e valorizar as habilidades específicas de cada um.
Até porque trabalhar com educação envolve enorme responsabilidade, já que os pedagogos contribuem diretamente para a formação ética das pessoas desde o início da aprendizagem escolar. É claro que a rotina de trabalho na Pedagogia vai depender da área de atuação escolhida e do plano de carreira do profissional.
O trato com alunos, demais professores e funcionários será algo cotidiano para os pedagogos que trabalham dentro de instituições escolares. Em muitos casos, também será necessário interagir com a família dos estudantes e com toda a comunidade ao redor, contribuindo para o desenvolvimento de projetos educacionais que valorizem a integração entre a escola e o bairro, principalmente em instituições públicas.
Já para os pedagogos que atuam fora das escolas, o trabalho com educação envolverá projetos corporativos e até mesmo consultorias sobre práticas pedagógicas. Esse tipo de trabalho tem sido muito procurado por grandes empresas, de modo a investir na capacitação dos funcionários para lidarem melhor com as demandas da companhia e com os trabalhos em equipe.
Independentemente da área de atuação escolhida, a honra e a dignidade são características que farão parte da rotina do pedagogo. Afinal, trata-se de uma profissão virtuosa, que faz diferença na vida dos alunos e de toda a comunidade educacional. Isso, como resultado, contribui para o desenvolvimento do país e das futuras gerações, ou seja, é garantia de sucesso profissional.
As possibilidades de atuação do profissional
Agora que você já compreendeu qual é o perfil de um pedagogo, vamos listar as possibilidades de carreira que vão além da sala de aula.
Educação corporativa
Como dissemos, atualmente o ramo empresarial tem demandado profissionais da Pedagogia para atuar junto aos processos gerenciais das empresas. Nessas situações, os pedagogos trabalham com projetos que visam promover o desenvolvimento e a reciclagem de conceitos básicos, como trabalho em equipe, criatividade, tecnologia, entre outros.
Trabalhar com educação em empresas é uma maneira muito inteligente de expandir suas habilidades profissionais. O foco principal de atuação é na implementação de mudanças comportamentais que estimulam o quadro de funcionários a trabalharem melhor e de forma mais produtiva, contribuindo para a expansão do empreendimento e para o próprio desenvolvimento pessoal.
Administração escolar
Pedagogos também são altamente capacitados para atuar na supervisão, coordenação e direção de escolas públicas ou privadas. Nesses departamentos, os profissionais assumem toda a parte gerencial da instituição, responsabilizando-se pela orientação dos alunos e administração do quadro de professores e demais funcionários do colégio.
Como se trata de um setor que demanda certa experiência e conhecimentos específicos de gestão, a remuneração tende a ser mais alta, o que faz com que muita gente se interesse pelo ramo. No entanto, vale lembrar que o trabalho requer muita dedicação e pulso firme, pois esses profissionais estarão lidando diretamente com a formação ética e moral dos alunos.
Educação especial
O setor de educação especial envolve ações pedagógicas específicas voltadas para alunos com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla. Estudantes com superdotação intelectual ou altas habilidades também se enquadram nessa categoria de trabalho com educação.
O pedagogo que deseja atuar nessa área será responsável por estabelecer uma relação harmoniosa entre as pessoas com deficiência e o ambiente escolar, conforme aspectos regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esses profissionais são indispensáveis tanto em instituições de ensino públicas e privadas quanto em ONGs especializadas.
Psicopedagogia
O psicopedagogo é o outro profissional indispensável em ambientes educacionais. Ele é dotado de conhecimentos específicos para analisar o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos em diversas esferas de ensino. Esse tipo de atuação envolve técnicas de Psicologia e Antropologia para orientação familiar e avaliação do comportamento estudantil, de modo a contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada aluno.
Instituições hospitalares
A Pedagogia Hospitalar é uma área voltada para atuação conjunta em setores de saúde públicos ou privados. Trabalhar com educação nesse ramo significa muito mais do que simplesmente oferecer acesso à educação a pessoas que estão doentes ou internadas. O foco do trabalho é também humanístico, contribuindo para a adequação das atividades educativas no ambiente hospitalar e, consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Na maioria das vezes, o pedagogo que atua em instituições hospitalares lida com crianças e adolescentes. Nesses casos, as principais práticas pedagógicas incluem o desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas (jogos, brincadeiras, contação de histórias etc.) que auxiliam os pacientes a lidarem com as tarefas escolares.
Educação com tecnologias
Essa área de atuação da Pedagogia envolve habilidades muito características, diretamente relacionadas às práticas de desenvolvimento de softwares de jogos virtuais e programas educativos que contribuam para a formação do aluno. Normalmente, pedagogos que trabalham nesse ramo atuam em conjunto com programadores, assessorando a equipe na produção de conteúdos específicos.
Viu só? As possibilidades de atuação para quem deseja trabalhar com educação são enormes, envolvendo conhecimentos de outras áreas de ensino para oferecer uma formação ética e cidadã em todos os níveis educacionais.
Portanto, se você deseja seguir carreira na Pedagogia, não restam dúvidas de que se trata de uma área diferenciada e promissora. Mas não se esqueça de que contar com as melhores faculdades é o primeiro passo para uma trajetória profissional de sucesso. Assim, você terá uma formação completa e um diploma valorizado no mercado!
Ficou interessado? Então aproveite e conheça o curso de Pedagogia da Unipar!