Todas as áreas de atuação na Fisioterapia estão relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios motores, mesmo que as técnicas e os procedimentos variem entre uma área e outra. Independentemente do método, o objetivo do profissional é melhorar as funções motoras do ser humano, proporcionando mais qualidade de vida para os pacientes.
Geralmente, os fisioterapeutas lidam com lesões advindas de alterações genéticas, doenças adquiridas, vícios de postura e sequelas de acidentes. Somente esse profissional tem o conhecimento especializado para identificar o grau da lesão e recomendar o tratamento adequado. Por isso, eles são cruciais na área da saúde, muitas vezes trabalhando em conjunto com equipes médicas.
Se você está pensando em fazer um curso de Fisioterapia em Cascavel, não deixe de ler este post. Vamos explicar como funciona essa graduação e quais são as principais áreas em que o fisioterapeuta pode atuar. Confira!
Como é o curso de Fisioterapia?
O curso de Fisioterapia tem duração média de 5 anos. A graduação visa formar profissionais altamente capacitados para promover a reabilitação motora dos pacientes a partir de técnicas personalizadas. A grade curricular contempla disciplinas mais gerais de um curso na área da saúde — como Anatomia, Bioquímica e Microbiologia — e conteúdos mais específicos, relacionados aos setores de atuação do fisioterapeuta.
As práticas laboratoriais são importantíssimas na formação do aluno, permitindo que ele desenvolva o que foi aprendido nas aulas teóricas e experimente o dia a dia da profissão. Por isso, é imprescindível escolher uma faculdade que disponibilize infraestrutura completa e privilegiada, com laboratórios que atendam às exigências de cada subárea.
Quanto ao mercado de trabalho, boa parte dos fisioterapeutas atende em consultórios e hospitais públicos ou privados. Porém, esse não é o único ramo de atuação. Hoje em dia, esses profissionais têm vaga garantida também em academias, centros esportivos, clínicas de estética, SPAs, estúdios de pilates, entre outros setores que abrangem o cuidado e o bem-estar corporal para além da questão médica.
Quais são as áreas de atuação na Fisioterapia?
A diversidade de atuação no mercado é um dos fatores que mais chamam atenção de quem pretende cursar Fisioterapia, pois permite que o profissional alie o conhecimento técnico adquirido e suas preferências de atendimento. Outra vantagem é que esses profissionais podem atuar também de forma autônoma, como no home care, o que possibilita maior flexibilidade na rotina de trabalho. Em seguida, listamos os principais segmentos de atuação.
Fisioterapia preventiva
A fisioterapia preventiva é a modalidade mais usual para o tratamento de idosos. O segmento abrange um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que tem por função evitar ou retardar complicações na saúde de pessoas com mais de 60 anos. Técnicas especializadas são capazes de reverter problemas como dores musculares, degeneração articular, diminuição da agilidade, dificuldade de locomoção e perda de equilíbrio.
Outro importante foco de trabalho da Fisioterapia preventiva é na conscientização de pessoas em idade produtiva, como funcionários de pequenas, médias e grandes empresas. Muitos fisioterapeutas trabalham com consultorias e atendimento a essas pessoas, contribuindo para a prevenção de doenças ocupacionais, como a famosa LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e outros problemas motores decorrentes de vícios posturais.
Fisioterapia esportiva
Um setor de Fisioterapia é algo fundamental em centros esportivos e de treinamentos, seja em pequenas academias, seja em clubes de ponta. Os profissionais trabalham basicamente na reabilitação de lesões de atletas, prevenindo ocorrências futuras e contribuindo para alavancar o desempenho dos esportistas. É comum que o trabalho dos fisioterapeutas esportivos ocorra em conjunto com outros profissionais, como massagistas e nutricionistas.
Fisioterapia pediátrica
Fisioterapeutas que trabalham nessa área são focados em diagnosticar e tratar problemas motores que comprometem ou podem comprometer o desenvolvimento de crianças. Eles também são responsáveis pelo trato de doenças congênitas, que são aquelas que afetam as pessoas desde o nascimento. Dependendo da faixa etária da criança, é comum que os profissionais incluam brincadeiras e outras atividades lúdicas para complementar as técnicas durante o tratamento.
Ortopedia e traumatologia
Nesse ramo da Fisioterapia, geralmente trabalha-se em conjunto com a Medicina ortopédica visando a reabilitação de pacientes com lesões e traumas de grau leve a gravíssimo. Os tratamentos mais comuns incluem distúrbios ocasionados por fraturas, vícios de postura e sequelas de acidentes.
Fisioterapia neurológica
A Fisioterapia neurológica ou neurofuncional trata as lesões decorrentes de doenças neurológicas e de acidentes que afetaram o sistema nervoso do paciente, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral). A intenção é trabalhar a reabilitação total ou parcial das pessoas para que recuperem sua qualidade de vida, de modo a realizar as tarefas cotidianas de maneira independente.
Osteopatia
Essa especialidade da Fisioterapia é focada na cura de disfunções motoras sem o uso de fármacos ou intervenções cirúrgicas. Um exemplo dessa prática é no trato de hérnias de disco. Os tratamentos incluem técnicas específicas para manipulação de ossos, músculos e articulações, com o objetivo de restabelecer os movimentos do paciente.
Acupuntura
A acupuntura é uma área de atuação bastante requisitada pelos fisioterapeutas, principalmente porque a busca por esse tipo de tratamento complementar tem crescido bastante nos últimos anos. O método consiste em estimular a pele com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, com foco no controle de dores e fortalecimento do sistema imunológico.
Mais importante do que conhecer as áreas de atuação na Fisioterapia para trabalhar em um ramo que traga satisfação profissional e pessoal é estar bem preparado para exercer a função de forma ética e segura. Como qualquer profissão da área da saúde, o ofício do fisioterapeuta demanda enorme responsabilidade social, pois estamos falando não só do tratamento de doenças, mas também da manutenção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.
Portanto, não descuide da sua formação. Escolher um curso de excelência é o primeiro passo na construção de uma carreira de sucesso. Conte com a Unipar para fazer um curso de Fisioterapia em Cascavel. Estamos há mais de 40 anos no mercado formando profissionais que atuam dentro dos preceitos da cidadania e da ética para com a comunidade em geral.
Para saber mais sobre o nosso curso de bacharelado em Fisioterapia, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
Sou a Fernanda Almeida, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Olá Fernanda! Que ótimo saber que esta gostando do nosso blog. Continue nos acompanhando! 😊