Com mais de 5 milhões de inscritos na edição de 2019, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada para fazer um curso superior no Brasil. Mas onde usar a nota do Enem para garantir uma vaga? Como são várias as possibilidades, é normal se sentir um pouco confuso sobre as finalidades da prova.
As opções do Sisu e do Prouni são algumas das mais conhecidas. Porém, as suas chances de aproveitar a pontuação não param por aí. Você sabia, por exemplo, que muitas instituições particulares utilizam essa nota para substituir o vestibular tradicional?
Pois é! Assim, fica bem mais fácil ingressar no ensino superior e começar o quanto antes o seu percurso em busca do tão sonhado diploma. Pensando nisso, preparamos este post que explica tudo sobre o assunto para você. Continue a leitura e veja como entrar na faculdade usando a nota do Enem!
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi lançado pelo Ministério da Educação em 2010. Esse sistema funciona por meio de uma plataforma digital que distribui as vagas disponíveis em universidades federais, estaduais e institutos federais, conforme as notas obtidas pelos candidatos.
Cada curso oferecido pelo Sisu tem uma nota de corte específica, que significa a pontuação mínima necessária para conseguir se classificar. Durante o período de inscrição nesse processo seletivo, o site é atualizado diariamente com as pontuações exigidas para cada curso, desse modo o aluno se mantém ciente de quantos pontos precisa fazer.
Porém, é importante lembrar que a nota de corte final só será definida após o encerramento do prazo de inscrição. Por isso, os candidatos inscritos não são aprovados de imediato. Sendo assim, eles precisarão aguardar o fim do processo para saber se, de fato, alcançaram a pontuação necessária.
Nessa modalidade, os estudantes concorrem apenas com os demais candidatos que se inscreveram para os mesmos cursos e nas mesmas instituições de ensino. Alguns dos mais concorridos são Medicina, Direito e algumas Engenharias — as quais também exigem números bastante elevados, que podem passar dos 700 pontos.
De qualquer modo, com uma média de 650 pontos obtidos no Enem, o candidato já está apto a se classificar para grande parte das vagas oferecidas. Isso dependerá também da universidade em questão, pois as melhores faculdades tendem a ser as mais concorridas. Para participar do processo, os alunos não podem ter zerado a redação.
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Criado pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (Prouni) permite que os estudantes utilizem a nota do Enem para disputar bolsas parciais ou integrais nas universidades privadas do país. A exigência básica é ter alcançado, pelo menos, 450 pontos no exame e, assim como no Sisu, não ter zerado a redação.
Essa pontuação é a menor nota de corte possível para conseguir uma vaga. Os cursos mais concorridos naturalmente vão exigir uma nota maior. Porém, se você é aluno de baixa renda e está se perguntando onde usar a nota do Enem para realizar o sonho de se formar, o Prouni pode sim ser seu grande aliado.
A oferta de cursos é ampla e as inscrições são gratuitas, devendo ser realizadas pela internet. O processo seletivo é aberto duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, sempre depois da divulgação dos resultados do Sisu.
Complemento ou substituto do vestibular
Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio ter se tornado a principal forma de ingresso na educação superior brasileira, ainda existem universidades que optam pelo vestibular tradicional. Nesses casos, a seleção é bastante específica e segue critérios estabelecidos pelas próprias instituições de ensino.
Algumas delas permitem que o aluno utilize a nota do Enem para complementar a pontuação obtida no vestibular tradicional (como a nota da redação) ou, ainda, substituir integralmente a prova. Dessa forma, o estudante que tiver realizado o exame fica dispensado de fazer o vestibular daquela instituição.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também é uma modalidade bastante requisitada para ingresso no ensino superior. Trata-se de uma opção direcionada especialmente para os estudantes de baixa renda. Financiados pelo governo federal, eles poderão ingressar no curso e só deverão pagar pela graduação posteriormente, quando conseguirem uma posição no mercado de trabalho.
O percentual mínimo de financiamento é de 50% da mensalidade do curso escolhido. As vagas são distribuídas conforme a performance no Enem, considerando-se as edições realizadas a partir de 2010. É exigido o mínimo de 450 pontos na prova e nota acima de zero na redação.
Outra exigência para concorrer ao FIES é ter renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. Estudantes que já têm um diploma de curso superior infelizmente não podem participar do processo.
A importância da preparação para o Enem
Como vimos, hoje, o Enem é a principal chave de acesso ao ensino superior no Brasil. Portanto, preparar-se para o exame é algo fundamental na sua busca pelo diploma. Comece a pensar nisso o quanto antes e tente adaptar a sua rotina para estudar de acordo com o calendário da prova. Uma boa dica é contar com métodos de organização para aumentar aos poucos a sua produtividade nos estudos. Assim, antes mesmo do que imagina, já estará habituado ao novo cotidiano.
Mas atenção: se você deixar para avaliar o conteúdo programático na última hora, certamente baterá o desespero e o medo de se dar mal no exame. Até porque esse conteúdo é bastante amplo. Então, planeje-se com antecedência para chegar tranquilo no dia da prova.
Agora que não restam dúvidas de onde usar a nota do Enem para fazer seu curso superior, é só dar o start no seu plano de carreira! E uma dica importante: não se descuide na hora de escolher que faculdade fazer. Pense muito bem na carreira que você quer seguir e priorize uma instituição de ensino de referência. Assim, vai ser moleza aliar satisfação profissional e pessoal na sua trajetória!
Gostou do post e quer ter acesso a todas as nossas novidades? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este!
Amei seu site, parabens pelo artigo, me ajudou e tirou
algumas dúvidas que eu estava tendo. Obrigada.
Olá Sophia, tudo bem? 😄 Que legal ler isso. Continue acompanhado os nossos conteúdos!
Em primeiro lugar parabéns pelo site, são poucos sites que
realmente trás um conteúdo bom.
E em segundo lugar se você puder responder ficarei
agradecido. Eu estou estudando ha uns seis meses e não
encontrei nenhum teste eficaz para medir o meu rendimento
nos estudos. Você já fez ou conhece um bom teste para
testar o progresso nos estudos e que possa recomendar?
Olá Bruno, tudo bem? Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo. Sobre algo para medir o rendimento dos teus estudos, temos um conteúdo que aborda alguns aplicativos que ajudam a se organizar e auxiliam nesse ponto de medir os teus rendimentos. Você pode acessar o conteúdo neste link: http://blog.unipar.br/aplicativos-para-estudar/ Espero que te ajude! 😄