Tecnologia e empatia andam juntas quando falamos em profissões do futuro na área da saúde. Enquanto a capacidade para se colocar no lugar do outro é uma das maiores virtudes de quem trabalha nesse ramo, os avanços tecnológicos permitem que esses profissionais utilizem técnicas cada vez mais inovadoras nos cuidados de seus pacientes.
É por isso que a expectativa de vida vem aumentando significativamente de uns tempos para cá. O Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que crianças nascidas no Brasil em 2015 podem viver cerca de 20 anos mais do que uma criança que nasceu 50 anos atrás.
Nesse cenário, algumas profissões que já eram promissoras vêm ganhando um destaque ainda maior no mercado de trabalho. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e veja por que vale a pena seguir carreira na área da saúde.
Por que escolher a saúde como profissão?
Um dos motivos mais inspiradores para essa escolha é, sem dúvidas, o fato de as profissões da saúde serem bastante gratificantes e honrosas. Não é para menos, afinal, estamos falando de serviços essenciais à manutenção da qualidade de vida e do bem-estar em sociedade.
Isso reflete na questão financeira, pois nada mais justo que esses profissionais sejam devidamente valorizados pelo trabalho social que desempenham. Então, se você pensa em fazer faculdade no ramo da saúde, saiba que investirá em profissões promissoras, tanto do ponto de vista da realização profissional quanto pessoal.
Quais são as profissões mais promissoras do setor?
Vamos então a algumas das carreiras mais bem-sucedidas da área.
Telemedicina
A Telemedicina oferece suporte médico de forma remota, permitindo, por exemplo, emitir laudos médicos e interpretar exames. A profissão atua em conjunto com as tecnologias da informação e comunicação em seu dia a dia, com o objetivo de prestar a melhor assistência possível mesmo à distância.
Essa é uma área que tem rompido uma série de barreiras, encurtando distâncias geográficas e possibilitando que mais pacientes sejam amparados em suas necessidades. Vale lembrar que esse ofício é exercido apenas por profissionais devidamente capacitados em suas respectivas subáreas de atuação.
Biotecnologia
Se tem “tecnologia” no nome, pode ter certeza que estamos falando de uma profissão do futuro. No caso dos biotecnólogos, a principal frente de trabalho é a manipulação de material biológico. A intenção é propor melhorias na qualidade de uma série de produtos do nosso cotidiano, entre eles alimentos e medicações.
Esses profissionais geralmente trabalham em laboratórios de análises clínicas ou institutos de pesquisa. O campo de atuação é bastante vasto e permite correlacionar a área da saúde com diversos setores, como o agronegócio, o meio ambiente e a indústria.
Biomedicina
Como o próprio nome sugere, o curso de Biomedicina é bastante próximo da Medicina. Porém, os biomédicos não fornecem diagnósticos, embora sejam fundamentais na identificação de técnicas avançadas para identificar e tratar doenças.
Assim como os biotecnólogos, os biomédicos trabalham em laboratórios e centros de pesquisa. O trabalho inclui o desempenho de funções relacionadas a análises clínicas, diagnósticos por imagem, técnicas reprodutivas, entre outros segmentos básicos da saúde.
Medicina
É impossível falar das profissões do futuro na área da saúde sem falar da Medicina. Na verdade, sabemos que esse ofício sempre esteve em alta. No entanto, os métodos e as habilidades médicas vão se aprimorando ao longo do tempo.
Os avanços tecnológicos e as pesquisas científicas do setor são os responsáveis por isso, trazendo à tona tratamentos cada vez mais inovadores e promissores, o que contribui diretamente para o aumento da expectativa de vida de toda a população.
Enfermagem
Outra carreira que sempre terá destaque na área da saúde é a Enfermagem, principalmente porque se trata de uma profissão muito nobre. Afinal, são os enfermeiros que acompanham o paciente e sua família durante a evolução do quadro clínico.
Contudo, esses profissionais não ficam restritos apenas ao atendimento clínico-hospitalar. Eles também podem atuar gerenciando equipes de enfermagem, prestando consultorias ou mesmo atendendo em modelo homecare.
Gerontologia
Como dissemos no início do post, está mais do que provado que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos. A Gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento, ganha destaque ainda maior nesse cenário.
O ofício dos gerontólogos tem uma estreita relação com a assistência social. Esses profissionais oferecem suporte aos idosos em diversos aspectos, incluindo questões psicológicas. Trata-se de um trabalho essencial em casas de repouso e outras instituições de acolhimento.
Fisioterapia
Os fisioterapeutas são profissionais que atuam na reabilitação de pessoas a partir de terapias personalizadas. O atendimento geralmente visa tratar doenças adquiridas, alterações genéticas, vícios de postura e sequelas de acidentes.
O foco desse ofício é recuperar de forma parcial ou integral a capacidade física e motora dos pacientes, favorecendo a realização de tarefas cotidianas de maneira independente e com mais qualidade de vida.
Como a Unipar pode ajudar nessa escolha?
A missão da Unipar é formar profissionais por meio de uma educação inovadora, prezando pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão de cursos presenciais ou com certificado EAD. Além disso, a instituição tem por finalidade a busca permanente por uma formação de excelência, baseada em princípios éticos e cidadãos.
A Unipar contribui para o desenvolvimento da sociedade a partir de um projeto pedagógico sólido e consistente, que incita o pensamento crítico e reflexivo, colocando à disposição do mercado profissionais especializados para atender com maestria as necessidades técnicas, culturais e humanas do mundo do trabalho.
Se você está pensando em seguir carreira na área da saúde, redobre a atenção quanto a esses quesitos, sobretudo porque estamos falando de profissões que visam promover o bem-estar coletivo. Contar com uma instituição que preserve esses valores é fundamental para que você se sinta realizado na profissão que escolheu.
Mais do que pensar no aspecto financeiro das profissões do futuro na área da saúde, é preciso priorizar a sua satisfação pessoal e escolher um curso que tenha a ver com suas preferências e habilidades. Até porque de nada adianta ser bem-sucedido profissionalmente se você não estiver à vontade naquele ofício.
Por outro lado, quando você equilibra essas duas vertentes, o caminho para uma trajetória de sucesso passa a ser bastante natural. Ter o apoio de uma boa instituição de ensino reforça esse percurso e permite que você vá ainda mais longe.
Se você tem interesse em seguir no ramo, entre em contato conosco e conheça os melhores cursos na área da saúde!