Na educação básica, o início do período letivo sempre ocorre entre janeiro e fevereiro. Por isso, a ideia de dar a largada nos estudos no meio do ano pode ser estranha para muita gente. Mas você sabia que começar faculdade no segundo semestre tem grandes vantagens?
A maioria das pessoas ainda torce o nariz sobre essa possibilidade, pois elas mantêm a ideia de que o ano letivo deve corresponder ao ano do calendário. Com isso, os processos seletivos para ingresso na graduação têm menor concorrência no segundo semestre.
Agora, independentemente do mês no qual você começar seus estudos, a faculdade é puxada! Por isso, trouxemos 5 dicas para se sair bem nos estudos e dar conta de todos os seus afazeres. Continue a leitura e confira.
[rock-convert-cta id=”2369″]
Entenda as vantagens de começar faculdade no segundo semestre
Quer começar a faculdade no segundo semestre, mas ainda tem o pé atrás? Pois é, muita gente pode pensar que entrar no curso no meio do ano é sinônimo de “pegar o barco andando” e sair prejudicado. Mas não é nada disso!
As instituições de ensino superior abrem turmas no meio do ano de forma independente às do início do ano. Isso quer dizer que sua turma toda vai começar no mesmo ritmo e o andamento da graduação ocorre exatamente da mesma forma como se tivesse iniciado nos primeiros meses do ano.
Além disso, essa alternativa tem grandes vantagens. Olha só!
Melhores oportunidades financeiras
Como a gente já comentou, a maioria das pessoas ainda se prende à ideia de que um ano letivo deve começar no início do ano cronológico. A boa notícia é que, por conta disso, o meio do ano pode reservar melhores oportunidades.
Os programas de bolsas de estudo e financiamento, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) abrem processos seletivos no meio do ano. Porém, a concorrência costuma ser menor do que no início do ano.
Sem contar que as próprias universidades oferecem descontos e facilidades de pagamento especiais a quem entra no segundo semestre. Afinal, a procura dos cursos é menor e as universidades precisam atrair estudantes a fim de completar as turmas.
Mais tempo para se organizar
Outra vantagem de começar a faculdade no segundo semestre é ter mais tempo para se organizar. Quem faz cursinho, por exemplo, pode se sobrecarregar ao terminar a preparação para o vestibular e logo em seguida emendar o início das aulas.
Ter alguns meses de folga é útil para respirar, curtir a vida social antes que o tempo fique escasso e colocar o orçamento em dia. Além disso, esse tempo pode ser aproveitado para fazer um planejamento acadêmico. Começar a faculdade com um passo a passo de tudo o que você quer fazer ao longo da graduação é excelente ao seu aproveitamento!
Menos chances de desistir do sonho
Se há barreiras que dificultam a continuidade dos estudos, a exemplo da necessidade de trabalhar, da falta de tempo e dos custos financeiros, a possibilidade de começar a faculdade no segundo semestre evita uma desistência. Afinal, não é preciso esperar até o próximo ano e pensar tanto a ponto de abandonar o plano.
Se a vontade de estudar bater, é possível aproveitar aquele impulso de fazer um curso superior antes de mudar de ideia. O primeiro passo é começar! E não se preocupe: como diziam nossas avós, para tudo se dá um jeito. É possível fazer gestão de tempo, conseguir bons descontos e encontrar meios de equilibrar a rotina de faculdade e trabalho.
Confira 5 dicas para se sair bem na faculdade no segundo semestre
Agora que já conhece melhor as vantagens de começar a faculdade no segundo semestre, confira 5 dicas para se dar bem nos estudos e aproveitar ao máximo a sua graduação.
1. Evite o acúmulo de matérias
O pior erro do estudante é acumular matéria. Isso acontece sempre que você procrastina os seus afazeres e, quando se dá conta, as avaliações já chegaram e há uma montanha de conteúdos atrasados. Evite chegar ao ponto de correr com a matéria de um semestre inteiro em uma semana. Organização e disciplina são as palavras-chave!
2. Estude com antecedência para as provas
A preparação para provas é um processo contínuo. Deixar para ver toda a matéria na noite anterior pode funcionar uma vez ou outra, mas sempre há o risco de ter um “branco” bem na hora da prova, pois o aprendizado precisa ser gradual a fim de ficar bem guardado. Quem vê todo o conteúdo correndo não aprende, apenas decora.
3. Aproveite o conhecimento dos professores
Quando a gente entra no ensino superior, precisa mudar a mentalidade de “aluno de escola” para “aluno de faculdade”. Durante o ensino fundamental e médio, muitas vezes vamos à aula basicamente com o objetivo de não reprovar por faltas, além de fazer as atividades a fim de ter nota e passar de ano, não é?
Na graduação, é diferente: lembre-se de que você está ali visando a aprender tudo o que precisa para a sua futura carreira. Por isso, se tiver dúvidas, pergunte. Caso queira se aprofundar em um assunto, mande um e-mail ao professor pedindo recomendações de leituras. Enfim, aproveite ao máximo o conhecimento dos professores e aprenda muito.
4. Faça atividades extracurriculares
A graduação é cheia de oportunidades. Por isso, não se limite às salas de aula. Vale muito a pena se engajar em projetos extracurriculares, como programas de iniciação científica (IC), estágios e voluntariado na sua área. O currículo agradece e certamente você terá um grande desenvolvimento profissional — e pessoal também!
5. Cuide da sua saúde mental
Por fim, não se esqueça da saúde mental. Apesar de ser um período de grandes aprendizados, a carga de estresse pode se elevar. Afinal, é muita coisa para dar conta. A organização é sua grande aliada para manter a cabeça no lugar, além do respeito ao seu sono e aos momentos de lazer ao lado dos amigos.
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como é começar faculdade no segundo semestre? Academicamente, não há nenhuma diferença em relação aos cursos iniciados no início do ano. Porém, lembre-se de que mesmo com muitas oportunidades, é preciso se dedicar para desfrutar essa grande experiência!
Antes de ir, entre em contato conosco, conheça nossos diferenciais e comece quanto antes a fazer sua faculdade!