Está se preparando para o vestibular, mas ainda não sabe para qual curso prestar? Pois saiba que isso é extremamente comum. Afinal, com tantas opções de carreira, é normal ficar perdido em relação ao caminho que quer trilhar para o seu futuro profissional.
Uma forma de tomar essa decisão de forma acertada é avaliando as suas habilidades antes de fazer a escolha. Por exemplo, se você gosta de auxiliar os outros, tem a possibilidade de optar por uma das profissões para ajudar pessoas, como as carreiras na área da saúde.
Se você acha que esse é o seu caso, não perca a leitura deste post. Nele, vamos mostrar 8 profissões para quem gosta de fazer algo pelos indivíduos ao seu redor. Confira!
1. Enfermagem
O curso de Enfermagem é oferecido na forma de bacharelado, com duração média de 4 anos. Para concluir a graduação, é preciso fazer o estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, 800 horas, assim como entregar e conseguir aprovação no trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ao estudar Enfermagem, o aluno será responsável por cuidar e restabelecer a saúde dos pacientes, por meio da administração de medicamentos, da preparação para exames e da realização de curativos e primeiros socorros. Devido à complexidade da profissão, é indicado que os interessados saibam lidar com pessoas em estado de fragilidade e tenham maturidade emocional.
2. Medicina
O curso de Medicina é oferecido apenas na forma de bacharelado, com duração média de 6 anos — porém, quem deseja ter uma especialidade precisa cumprir mais 2 anos de residência. O estágio obrigatório é de, no mínimo, 2.520 horas em regime de internato, sendo que 30% desse total deve ser destinado ao atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Assim como o enfermeiro, o estudante que quer fazer Medicina também lidará com pessoas em estado de fragilidade. Porém, sua atuação é muito mais ampla, podendo diagnosticar e tratar doenças, solicitar exames e, até mesmo, realizar cirurgias, a depender de sua especialização.
Caso se interesse pela carreira, deve começar quanto antes a preparação para o vestibular de Medicina, que costuma ser bem concorrido.
3. Direito
Quem quiser fazer o curso de Direito deverá investir, em média, 5 anos de estudo no bacharelado. O estágio supervisionado e a entrega do TCC são obrigatórios, assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para quem desejar atuar como advogado.
O profissional formado em Direito será responsável por aplicar as leis para resolver conflitos e garantir os direitos dos seus clientes, sejam eles empresas, sejam eles pessoas, sejam eles entidades.
Se está pensando se vale a pena estudar Direito, saiba que, além de trabalhar como advogado, também é possível atuar como juiz, promotor ou delegado de polícia, por exemplo. Os campos mais aquecidos são os de compliance, tributário e trabalhista.
4. Psicologia
Com duração média de 5 anos e estágio obrigatório de, no mínimo, 200 horas, a graduação de Psicologia é oferecida na forma de bacharelado. A carga horária dependerá do tipo de especialização que o estudante buscar: com mais de 400 horas-aulas, por exemplo, ele terá a preparação de psicanalista e psicólogo jurídico; se quiser dar aulas, precisará de mais 800 horas-aulas, além da graduação.
Antes de entrar no curso de Psicologia, o aluno precisa saber que atuará com o objetivo de cuidar da saúde mental dos pacientes, diagnosticando e tratando distúrbios emocionais e ajudando no controle dos sentimentos. Por isso, é indicado ter estrutura emocional para saber lidar com os problemas encontrados.
[rock-convert-cta id=”2113″]
5. Assistência Social
O curso de Serviço Social tem duração média de 4 anos e é oferecido na forma de bacharelado. O estágio supervisionado de 400 horas e a entrega do TCC são obrigatórios para conseguir o diploma. A formação conta com trabalhos de campo variados em comunidades e em instituições.
Aquele que atua como assistente social busca garantir a defesa dos direitos sociais e a integração dos indivíduos na sociedade. Por isso, costuma trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade para que consigam ter acesso às políticas sociais — como educação e saúde.
6. Fisioterapia
Quem tiver interesse em cursar Fisioterapia poderá concluir o bacharelado em 4 anos, depois de entregar o TCC e cumprir com o estágio supervisionado obrigatório. Ele dura 800 horas e deverá ser realizado em hospitais, clínicas, asilos e centros da própria faculdade.
O fisioterapeuta atua com o objetivo de ajudar na recuperação de alguma lesão, prestando um atendimento específico a cada necessidade. O intuito é ajudar o paciente a readquirir a confiança para voltar a exercer as suas atividades diárias com segurança e bem-estar.
7. Pedagogia
Para aqueles que se sentem atraídos pela carreira docente, o curso de Pedagogia pode ser uma boa opção. Ele é oferecido como licenciatura, com duração média de 4 anos. O estágio obrigatório é de 300 horas, com atividades como preparação de atividades formativas, participação em reuniões de pais e conselhos escolares etc.
Os pedagogos estão entre os profissionais que mais contribuem para a formação social, pois são os responsáveis pela educação dos alunos em seus primeiros anos escolares, incluindo o processo de alfabetização.
8. Nutrição
Por fim, o curso de Nutrição é um bacharelado com duração média de 4 anos e estágio obrigatório de 765 horas, no mínimo.
Durante a graduação, o aluno aprenderá sobre dietética e terapia nutricional, dentre outras áreas de atuação. O nutricionista, portanto, será o responsável por ajudar os pacientes a manterem uma alimentação saudável, de acordo com as suas necessidades particulares.
Independentemente da área escolhida, não se esqueça de optar por uma instituição de ensino de qualidade, que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Ela deve oferecer instalações boas e condizentes com as necessidades do curso, assim como um corpo docente capacitado e atualizado em relação às novidades do campo de estudo, visando garantir o melhor aprendizado possível.
Como vimos, há várias opções de profissões para quem gosta de ajudar pessoas. Agora que você já sabe mais sobre cada uma delas, não perca mais tempo: veja qual opção combina mais com o seu perfil e os seus objetivos para o futuro e comece a se preparar agora mesmo para o vestibular!
Se gostou deste post, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a trilhar o seu caminho profissional!