Como utilizar o Linkedin: saiba mais sobre a rede social!
Ir para o conteúdo
  • Profissão e futuro
  • Dicas de Estudo
  • Carreira
  • Materiais gratuitos
  • Site
Blog Unipar
como utilizar o linkedin como utilizar o linkedin
Profissão e futuro

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar a sua carreira?

Por Unipar - 16 de dezembro de 2020
6 minutos para ler
Conteúdo ocultar
1 Utilize palavras-chave relevantes ao segmento
2 Interaja com outros profissionais da rede
3 Participe de grupos relevantes
4 Personalize convites para as conexões
5 Solicite recomendações
6 Escolha seu título profissional

Saber alguns truques de como utilizar o LinkedIn da melhor maneira vai ser uma vantagem para impulsionar a sua carreira. Atualmente, essa é uma das principais redes sociais que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional e para a conquista de bons resultados nessa área de sua vida.

Não é à toa que o crescimento do LinkedIn é notável, chegando a quase 700 milhões de usuários. Por esse motivo, diversas empresas estão aproveitando esse espaço para encontrar novos talentos e promover a própria marca. Além disso, várias pessoas estão fazendo bom uso dessa relevante rede social para alavancar a carreira e destacar as suas habilidades profissionais.

Neste post, queremos mostrar como você pode turbinar o seu LinkedIn, ter bons resultados na sua vida profissional e alcançar os seus objetivos de carreira. Acompanhe o artigo e veja dicas super importantes!

Utilize palavras-chave relevantes ao segmento

A palavra-chave é uma ótima ferramenta para fazer uma busca mais precisa e encontrar resultados cada vez mais próximos ao que se estava procurando. A boa notícia é que ela pode ser utilizada também no LinkedIn para marcar alguns segmentos.

Inserir algumas palavras-chave apropriadas para a sua área de atuação, no resumo de suas habilidades ou no seu título profissional, faz com que indivíduos que atuam nesse eixo ou que estão à procura de pessoas desse segmento encontrem o seu perfil mais rapidamente.

Além do mais, é sempre importante lembrar do quão concorrido é o mercado de trabalho em determinadas áreas. Dessa maneira, quanto mais relevância e visibilidade o seu perfil tiver no LinkedIn, maiores serão as chances de se destacar nesse meio.

Interaja com outros profissionais da rede

Uma interação positiva é um dos primeiros passos para criar uma relação harmoniosa com outras pessoas. No ramo profissional, isso é ótimo para desenvolver uma rede de contatos sólida e colaborativa, ou seja, o famoso networking.

O LinkedIn oferece a possibilidade de se conectar com diversos profissionais que podem ser seus concorrentes, clientes, recrutadores, colegas, entre outros. Dentre essas categorias, eles também podem compor o seu networking, aumentando o vínculo com pessoas que podem ajudar na sua vida profissional.

Essa rede social mostra o quão próximo o perfil de uma pessoa é do seu, de acordo com o grau de conexões. Desse modo, se alguém está conectado com um profissional que você também se conectou, ela está a dois passos de você.

Ao fazer comentários nos conteúdos do seu feed ou iniciar conversas por meio dessa plataforma, você tem a oportunidade de se apresentar, mostrar o seu trabalho, pedir, receber e oferecer indicações, entre outras interações positivas que reforçam a criação de uma rede de contatos.

Participe de grupos relevantes

Outra funcionalidade do LinkedIn é a de montar grupos de profissionais com interesses em comum sobre determinado assunto. Dessa maneira, é possível participar de discussões relevantes, aprender mais sobre essa temática, apresentar trabalhos relacionados com o tema e manter-se em contato com conteúdos que despertam a sua atenção.

O ideal é fazer parte dos grupos que são relevantes para a sua área de atuação, no qual será possível acessar e divulgar conteúdos enriquecedores. Isso também ajuda a ganhar visibilidade e a expandir o seu networking.

Outro benefício de participar de grupos associados à sua área de atuação é a de se atualizar em relação às tendências de mercado mais recentes, especializações em alta e novidades do setor em que você tem interesse.

Personalize convites para as conexões

Uma vantagem de usar o LinkedIn é que não é necessário conhecer uma pessoa para integrá-la à sua rede de conexões. O ideal é que sejam adicionados profissionais que estão relacionados com a sua área de trabalho. Desse modo, é possível mandar convites para quem você considera uma boa opção para networking.

No entanto, é interessante personalizar os convites que serão enviados para novas conexões. Nessas solicitações, faça o possível para se apresentar de uma forma convidativa e mostre o motivo de seu interesse para que a pessoa se integre à sua rede de contatos.

Solicite recomendações

Você já parou para pensar no peso que uma recomendação tem para aumentar a sua credibilidade no mercado? Por esse motivo, era comum que antigos empregadores escrevessem cartas recomendando um profissional para uma nova vaga de emprego.

No LinkedIn é possível fazer e solicitar recomendações de forma mais espontânea e informal, sem perder a importância para o seu desenvolvimento profissional. Para isso, você pode pedir elogios em relação ao seu trabalho para pessoas que já o apreciam.

A própria rede social tem uma ferramenta que dá a opção de solicitar uma recomendação para uma pessoa. No entanto, o ideal é usar essa função apenas com amigos e conhecidos. Caso você não tenha contato com um indivíduo ou se ele não conhece o seu trabalho, será um pouco difícil para que ele faça uma recomendação fiel.

Outra maneira de receber recomendações é recomendando outras pessoas despretensiosamente. Se você aprecia o trabalho de alguém e tem a oportunidade de deixar um elogio sobre as suas competências, não hesite em indicar. Essa atitude vai ajudar tanto outro profissional quanto a você mesmo, futuramente.

Escolha seu título profissional

No LinkedIn, existe um espaço para preencher uma informação importante, que diz respeito ao título associado à sua profissão. Nele, é possível ser específico, colocando a sua especialização ou o cargo que você tem na empresa em que trabalha.

O título profissional é tão importante que está localizado logo abaixo do seu nome, agindo como um cartão de visitas. Outra dica é usar a função que você tem em seu local de trabalho como a palavra-chave, associando o seu perfil com o segmento apropriado.

Apostar nessas dicas vai ajudar você a saber como utilizar o LinkedIn de maneira estratégica para impulsionar a sua carreira, fazer contatos relevantes, ter acesso a conteúdos interessantes e ajudar com o seu desenvolvimento profissional. Além disso, não se esqueça de manter o seu perfil sempre atualizado, a fim de que ele se destaque frente aos outros apresentados nessa rede.

Gostou do texto? Então continue por aqui e veja também como garantir sucesso profissional pensando no futuro da sua carreira!

Posts relacionados
erros mais comuns de português

10 erros mais comuns de português que devem ser evitados

15 de outubro de 2021
endodontia

Especialização em Endodontia: saiba o que é e suas vantagens!

13 de agosto de 2021
motivos para fazer medicina

Descubra aqui 8 motivos para fazer Medicina!

11 de agosto de 2021

Posts populares

  • matérias cobradas no enem
    Quais são as matérias mais cobradas no Enem em cada disciplina?
  • quero fazer medicina
    “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?” Confira neste post!
  • engenharias mais bem pagas
    7 engenharias mais bem pagas atualmente

[rock-convert-cta id=”2285″]

[rock-convert-cta id=”2271″]

[rock-convert-cta id=”2365″]

Sobre o Blog

Deixe a Unipar te preparar para o futuro. Conteúdos relevantes para você e sua carreira. Agende sua prova na Unipar e conquiste o mercado de trabalho estudando em uma das melhores universidades do Paraná.

Categorias

  • Conhecimento
  • Dicas de Estudo
  • Exatas
  • Humanas
  • Profissão e futuro
  • Sem categoria

Entre em Contato

  • Pç. Mascarenhas de Moraes, 4282 – Zona III
    87502-210

  • 0800 601 4031

  • ola@unipar.br

Site criado por Rock Content.