Por conta da alta qualificação dos trabalhadores, o mercado está cada vez mais concorrido — e isso não é surpresa para ninguém. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que contar com as competências profissionais certas é um grande diferencial.
Isso acontece porque as empresas buscam funcionários que apresentem certo grau de maturidade pessoal e profissional, permitindo atuar sem necessidade constante de supervisão. Assim, o fluxo de trabalho é mais ágil e tem melhor retorno financeiro.
Pensando nisso, neste post, vamos mostrar quais são as principais habilidades profissionais que você precisa desenvolver e que, com certeza, serão indispensáveis até 2025. Continue a leitura e confira!
1. Inteligência emocional
O mundo corporativo costuma ser repleto de momentos de estresse e de ansiedade, principalmente para aqueles profissionais que precisam lidar com setores mais delicados, como a área da saúde ou de finanças.
Nesse cenário, contar com uma inteligência emocional bem-desenvolvida é fundamental não apenas para se destacar da concorrência, mas também para conseguir exercer a profissão com maestria e livre de falhas.
A inteligência emocional nada mais é do que a habilidade de controlar as suas emoções em relação a um cenário, um ambiente ou outras pessoas. Dessa forma, é possível controlar o comportamento de forma a tomar decisões acertadas, gerando resultados positivos para todos.
2. Pensamento crítico
Com a evolução da tecnologia, grande parte dos processos de uma empresa passaram a ser feitos de maneira digital. Porém, mesmo com o auxílio dos computadores nessas tarefas, ainda é de grande importância que os profissionais apresentem um apurado pensamento crítico.
É por meio dele que os funcionários poderão analisar as diversas situações e problemas do dia a dia, considerar possíveis resoluções e, até mesmo, prever falhas que possam atrasar as demais etapas de um determinado processo. Portanto, por conta de sua importância, essa ainda será uma das competências profissionais necessárias por muitos anos.
3. Criatividade
Você não precisa trabalhar no setor criativo de uma empresa para se beneficiar dessa habilidade. Afinal, a criatividade é algo inato do ser humano, que nos permite encontrar soluções onde menos se espera.
Por exemplo, se você está querendo entrar no mercado de trabalho, certamente já encontrou outras formas de conseguir experiência profissional antes do primeiro emprego, não é mesmo? Usando a criatividade, é possível pensar em programas de monitoria, serviço voluntário e, até mesmo, projetos de pesquisa e de iniciação científica.
O mesmo pensamento vale para uma empresa, em que os profissionais deverão utilizar essa competência para, por exemplo, encontrar maneiras de incorporar uma nova tecnologia à linha de trabalho de forma a torná-la ainda mais ágil.
4. Resolução de problemas
Se tem uma coisa que nunca vai mudar dentro de um negócio, não importando de que setor ele seja, é que problemas sempre vão aparecer. Por isso, é preciso contar com profissionais aptos para resolvê-los da forma mais acertada e com o menor risco possível — tanto financeiro quanto no que diz respeito ao relacionamento do cliente com a marca.
Para se destacar nesse cenário, é preciso ter a capacidade de pensar fora da caixa, ver o quadro completo e flexibilizar os seus conhecimentos teóricos e práticos visando chegar a uma resolução viável do problema em questão.
5. Comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é uma característica da inteligência social que permite ao profissional se conectar com os colegas de forma a estimular interações desejadas. Dessa forma, ela é fundamental para garantir o bom desempenho do trabalho em equipe.
Saber trabalhar com os demais funcionários de forma a conseguir um esforço coordenado e, ao mesmo tempo, manter sob controle diferentes temperamentos, ideias e talentos em torno de um objetivo comum é uma das competências profissionais privilegiadas pelas empresas de diversos ramos.
Isso porque ela facilita a gestão de pessoas, maximiza a produtividade e faz com que as equipes continuem motivadas a corresponder às demandas do negócio.
6. Aprendizado constante
Como dissemos no começo deste post, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e com profissionais altamente capacitados procurando por vagas. Para conseguir se destacar perante tantos indivíduos muito bem instruídos, é fundamental investir em um aprendizado constante.
Além do diploma de graduação, saiba que uma pós-graduação pode alavancar a sua carreira. Porém, caso você não consiga fazer esse investimento agora, é possível encontrar vários livros que auxiliam no seu desenvolvimento profissional.
Por fim, também é possível participar de feiras, de simpósios e de palestras sobre a sua área de atuação, para ficar sempre por dentro das novidades do setor.
7. Visão global
Conhecer as novidades da área em que você trabalha não é uma característica relacionada apenas ao aprendizado constante, mas também à visão global. Afinal, é por meio dela que o profissional consegue observar as mudanças mundiais — tanto econômicas como sociais e políticas — e analisar quais impactos elas poderão acarretar à empresa.
A visão global, portanto, é o que garante à empresa o conhecimento sobre o que pode gerar valor ou prejuízo, assim como quais são as inovações do mundo corporativo, quer sejam relacionadas à produtividade, ao marketing ou ao modelo de negócios utilizado. E é por isso que essa competência é tão procurada em um profissional de alto nível.
8. Negociação
Por fim, nossa última dica de competência profissional indispensável é uma habilidade que está no topo da lista de desejos de todo empregador: a capacidade de negociação — com clientes, com colegas ou com gestores. Afinal, não importa o quanto a tecnologia evolua, isso é algo que somente os seres humanos podem fazer!
E não é só isso: a saúde financeira da empresa depende de boas negociações. Ela garante o melhor contrato possível com clientes, assim como a melhor relação de trabalho entre a gestão de pessoas e da empresa.
Por isso, essa é uma característica necessária não apenas nos profissionais atuantes em áreas relacionadas às vendas, como também no setor de Recursos Humanos.
Como vimos, as competências profissionais indispensáveis até 2025 não são nenhum bicho de sete cabeças — muito pelo contrário: provavelmente, são características que você já detém, mas que precisam apenas ser melhor desenvolvidas. Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a trabalhar essas habilidades para se destacar no mercado de trabalho!
Se você gostou deste post, aproveite a visita e veja mais sobre a carreira do futuro e como garantir o sucesso profissional!