Você sabe como pesquisar no Google Acadêmico? Essa é uma ferramenta fundamental para todos os estudantes: do Ensino Médio, vestibulandos e do Ensino Superior.
O Google Acadêmico existe desde o ano de 2004 e, com ele, é possível encontrar a fonte original de artigos, trabalhos, teses e livros, facilitando a realização de pesquisas de qualidade e de confiança. Além disso, é um ótimo espaço para encontrar conteúdos e aprimorar conhecimentos.
Neste post, queremos mostrar como usar o Google Acadêmico para potencializar os seus estudos. Continue a leitura e veja ótimas dicas de uso da plataforma!
O que é o Google Acadêmico?
O Google Acadêmico é muito parecido com o Google normal, em que fazemos buscas de temas de nosso interesse. No entanto, ele é voltado para a literatura acadêmica.
Com isso, os resultados são baseados nos bancos de dados da bibliografia acadêmica que disponibiliza conteúdos de acesso desbloqueado, como o Wiley, o Google Livros, o Scielo e o Altmetric.
Sendo assim, é possível encontrar milhões de citações, teses de mestrado e doutorado, artigos científicos, livros para desenvolvimento profissional, entre vários outros materiais. Com eles, você pode aprender mais sobre um assunto, ou usá-los como fonte de trabalhos na escola ou na faculdade.
Como ele funciona?
O algoritmo do Google Acadêmico funciona da mesma forma que outros mecanismos de busca. Basta colocar uma palavra-chave ou nome, e os resultados vão ser referentes a essa pesquisa.
No entanto, existem alguns critérios que vão determinar a relevância de um conteúdo para fazer o ranqueamento dos resultados, como:
- referências recebidas pelo material;
- nome do autor;
- ano e local de publicação;
- relevância do material na academia;
- materiais relacionados.
Desse modo, os trabalhos que receberam mais citações e foram usados como referência, assim como aqueles escritos por autores com publicações relevantes, provavelmente vão aparecer na frente de outros na busca.
Como pesquisar no Google Acadêmico?
Depois de acessar o site, basta digitar o que quer procurar na barra de pesquisa. A partir disso, existem várias possibilidades. A seguir, confira algumas dicas de como utilizar a ferramenta!
Aproveite os filtros de pesquisa
Para refinar a sua pesquisa até achar exatamente o que procura, é possível usar os filtros disponíveis na plataforma. Ao fazer uma busca, na página dos resultados, você vai encontrar alguns campos ao lado esquerdo.
Com eles, é possível filtrar os resultados de acordo com o período específico da publicação do material. Por exemplo, a partir de 2020 ou desde 2017. As opções variam de acordo com o que foi pesquisado.
Você também pode escolher se quer que os resultados apareçam em ordem de relevância ou em ordem da data de publicação. Nesse caso, os materiais mais relevantes ou mais recentes apareceriam primeiro.
Outra opção é a escolha do idioma. A maioria dos pesquisadores escreve artigos em inglês, mesmo que não seja a sua língua de origem, a fim de universalizar o material. Por isso, caso você não esteja encontrando um conteúdo em português, vale a pena fazer as pesquisas na língua inglesa, pois as chances de encontrar resultados mais precisos aumentam.
Você também pode escolher se quer incluir nos resultados patentes e citações que estão de acordo com o que foi pesquisado. Além disso, é possível criar um alerta, e a plataforma vai enviar e-mails sobre a palavra-chave de busca. Isso permite ficar por dentro das novidades relacionadas a esse assunto.
Use a seção “Meu Perfil”
Já no canto superior direito do resultado das buscas, você vai encontrar uma seção chamada “Meu Perfil”. Essa é uma ferramenta que permite gerenciar a sua conta na plataforma e adicionar os seus trabalhos no Google Acadêmico.
Para fazer o cadastro, é necessário informar alguns dados, como e-mail, instituição de ensino em que você estuda e áreas nas quais tem interesse. Depois, é possível adicionar os materiais de sua autoria e, por meio dessa ferramenta, acompanhar quem usou as suas obras para fazer uma citação ou referência.
Se ainda não fez nenhuma produção acadêmica, essa não é uma área que vai conseguir aproveitar no momento. No entanto, quem está no Ensino Superior pode colocar as produções de iniciação científica, artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses de mestrado e doutorado, entre outras obras.
Aposte na seção “Minha Biblioteca”
A seção chamada “Minha Biblioteca”, também localizada no canto superior direito, pode ser aproveitada por todas as pessoas. Nessa parte, é possível salvar os artigos que chamaram a sua atenção para ter acesso a eles de forma mais prática e sempre que quiser.
Na “Minha Biblioteca”, você consegue organizar os materiais com filtros de data, por exemplo. Todos os resultados de pesquisa nos quais você clica no ícone da estrela vão parar nessa seção.
O ícone de estrela fica abaixo do resultado, logo ao lado das aspas. Estas, por sua vez, servem para que seja possível consultar as citações que fizeram sobre determinado artigo.
Explore a pesquisa avançada
Se quer ter acesso a resultados ainda mais precisos, que não são encontrados ao aplicar os filtros básicos, existe outra opção: a pesquisa avançada. Ela vai ser de grande ajuda para quem precisa refinar as sugestões até encontrar algo específico.
Para acessar a ferramenta de pesquisa avançada, você vai precisar ir até a página inicial do Google Acadêmico, quando ainda não foi realizada nenhuma busca. Depois disso, vá ao menu localizado no canto superior esquerdo — o ícone de três linhas horizontais.
Dentre as opções do menu inicial, está a pesquisa avançada. Ela dá a opção de encontrar artigos com os seguintes critérios, escolhidos por você:
- selecionar todas as palavras utilizadas na busca;
- encontrar a palavra-chave exata que você pesquisou;
- achar pelo menos uma das palavras pesquisadas;
- não ter nenhum termo utilizado na pesquisa;
- escolher se a palavra-chave pesquisada está no título ou em qualquer lugar do artigo;
- pesquisar artigos de determinado autor, conforme os termos utilizados na busca;
- achar artigos de determinada revista ou editora, de acordo com a palavra-chave pesquisada;
- definir o período de ano em que o artigo foi publicado.
Ao saber como pesquisar no Google Acadêmico, você potencializa as suas pesquisas e tem contato com fontes confiáveis e gratuitas. Criando o hábito de fazer buscas desse tipo, é possível reduzir o estresse nos estudos e aprimorar os seus conhecimentos e qualificação, além de melhorar o desempenho acadêmico.
Gostou do conteúdo? Quer continuar lendo mais textos como este? Então, é só assinar a nossa newsletter e acompanhar as novidades!