Alcançar o desenvolvimento de carreira é uma das principais metas dos profissionais no ambiente corporativo. Desse modo, utilizar estratégias para conseguir uma promoção no trabalho é uma maneira de chegar cada vez mais perto do objetivo final.
No entanto, antes de aproveitar os benefícios de conseguir a promoção, é preciso aprender a se destacar no ambiente de trabalho, diante da presença de tantos colegas competentes. Você sabe como superar esse desafio?
Para ajudar você a conquistar a tão esperada promoção no trabalho, vamos destacar algumas dicas importantes para se desenvolver no ambiente corporativo. Acompanhe o post e saiba mais!
Aja com proatividade
Ser uma pessoa proativa é uma grande qualidade profissional que vai trazer diversos benefícios para a sua carreira, como o reconhecimento de suas habilidades e uma maior visibilidade no ambiente de trabalho.
Ao se mostrar como um profissional dedicado, você consegue voltar os olhares positivamente para si. Desse modo, a proatividade é uma das habilidades profissionais mais importantes para se desenvolver, pois é uma característica muito bem-vista aos olhos de recrutadores, gestores e supervisores.
Contudo, tenha cuidado para não exagerar. Ao tentar agradar demais, você pode parecer uma pessoa forçada e intrometida, o que é capaz de incomodar os colegas e supervisores dentro de uma empresa. Visando evitar esse problema, preze pelo equilíbrio de suas ações.
Vá além da sua função
Você também pode aproveitar algumas oportunidades para fazer atividades além da sua função, porém, tenha cuidado! Não estamos dizendo que um profissional que assume todas as tarefas, mesmo as quais não lhe dizem respeito, é uma pessoa que vai conseguir uma promoção no trabalho.
O intuito é fazer pequenas atitudes que vão além da sua função para demonstrar proatividade e interesse em estar em constante aprendizado. Dessa maneira, também é preciso ter equilíbrio.
Um exemplo de como fazer um pouco mais do que deveria é procurar um colega de trabalho para ensiná-lo a mexer em um programa. Assim, com o que você aprendeu, pode montar uma planilha de organização e permitir que o seu trabalho e o da sua equipe fluam de maneira prática.
Por mais simples que pareçam algumas atitudes, elas agregam valor ao seu trabalho e à sua presença dentro de uma organização. E, como visto, não é preciso exagerar, nem se sobrecarregar para ir um pouco além.
Tenha objetivos bem definidos
Por que você quer uma promoção? Já parou para se fazer essa pergunta? O reconhecimento e o desenvolvimento de carreira devem fazer parte de um objetivo maior e bem definido.
Vamos a um exemplo: suponha que você queira uma promoção no trabalho porque isso implica em ganhar uma maior remuneração. Entretanto, a razão pela qual há o interesse em receber um salário maior é para investir esse dinheiro extra para comprar uma casa própria.
Perceba que, assim, cada passo que você der em busca da promoção tem uma motivação. Isso ajuda a manter o foco nos seus propósitos e a traçar as melhores estratégias para alcançar o objetivo.
Busque se aperfeiçoar constantemente
Algo muito valorizado no mercado de trabalho é a busca por aperfeiçoamento. Esse desejo mostra que o profissional tem vontade de se desenvolver, está disponível para sair da zona de conforto e adquiriu competências para exercer atividades em uma posição mais elevada dentro da organização.
Por isso, sempre aproveite as oportunidades para ir em busca de novos conhecimento e aprendizados. Se você atua na área administrativa, por exemplo, fazer uma pós-graduação de tipo MBA vai agregar muito mais valor ao seu trabalho e atrair a atenção dos gestores da organização.
Desenvolva a inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das habilidades indispensáveis para todo bom profissional. Ela ajuda a regular os sentimentos e expressá-los de maneira consciente, evitando ações por impulso e comportamentos prejudiciais a você e aos colegas de trabalho.
Ter uma postura profissional, independentemente do cargo assumido dentro de uma organização, é importante para que consiga continuar se desenvolvendo e, enfim, conquistar uma promoção no trabalho. Essa característica mostra que a qualidade dos seus serviços não vai ser afetada, mesmo em momentos de pressão e situações desafiadoras.
Conheça o ambiente onde você trabalha
Se você quer subir de cargo dentro de uma empresa, nada melhor do que conhecê-la. Procure aprender mais sobre a história da organização, como ela é vista no mercado de trabalho, quais são os pontos fortes e fracos, como se dá os processos internos, entre outras características importantes.
Quanto mais você conhecer o ambiente onde exerce suas funções, mais fácil será para definir estratégias que estejam de acordo com as necessidades da empresa e que favoreçam a promoção no trabalho.
Cultive boas relações interpessoais
Ter uma boa convivência no ambiente de trabalho, é outro fator que ajuda na promoção de sua imagem e no reconhecimento de suas habilidades e competências. Desse modo, faça o possível para evitar conflitos, ouvir os feedbacks e cultivar boas relações dentro da empresa.
Note que ter boas relações não significa fazer amizade com todos os colegas. Na verdade, o convívio saudável está relacionado à promoção do respeito, independentemente das diferenças, e ao reconhecimento da importância do trabalho dos colaboradores de uma organização. Portanto, é fundamental tratar bem desde os seus gestores até os funcionários que trabalham em setores diferentes do seu, como o da limpeza.
Lembre-se também de que ser reconhecido como um profissional bem relacionado é uma estratégia para aumentar o seu networking. Essa é outra ferramenta que pode ser útil para o desenvolvimento de carreira e uma promoção no trabalho.
Gerenciar as suas atitudes para ter uma boa postura profissional e, assim, conseguir uma promoção no trabalho vai trazer diversas vantagens para a sua carreira. Entre elas, podemos destacar o reconhecimento, o aumento do salário, a maior estabilidade, o fortalecimento do networking e a conquista de seus objetivos.
Uma das principais maneiras de subir de cargo dentro de uma empresa é por meio do aperfeiçoamento profissional. Conte com a Unipar para oferecer suporte ao desenvolvimento de sua carreira por meio da educação. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!