A pós-graduação é responsável por deixar seu currículo diferenciado e dar uma levantada na carreira, porém, pode ser difícil escolher o melhor tipo de curso para você, não é? Afinal, tanto a especialização quanto o mestrado são muito atrativos, mas completamente diferentes.
Inclusive, os dois podem levar a caminhos profissionais muito diversos. E nesse momento de indecisão, é normal até pensar em cursar os dois simultaneamente, mas será que é possível fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo?
É sobre isso que vamos falar neste post! Continue a leitura e tire essa dúvida!
Dá para fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo?
Vamos direto e reto: sim, é possível fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo! Não há nenhuma regulamentação que impeça isso. Portanto, se for mesmo a sua vontade, o melhor de tudo é poder desfrutar de impactos muito positivos na sua carreira.
Para se ter uma ideia, um levantamento da Catho Educação mostrou que a pós resulta em uma melhora muito significativa da colocação no mercado. Em consequência, isso resulta em melhores salários. Dá uma olhada:
- a pós do tipo MBA leva a um aumento de 10% a 53,7%;
- a pós do tipo mestrado leva a um aumento de 2,8% a 118%.
Nada mal, não é? Além disso, duas pós no currículo ampliam suas possibilidades de atuação. Com a especialização ou o MBA, você estará apto a ocupar os melhores cargos do mercado de trabalho. Já com o mestrado, pode ter o reconhecimento como referência em sua área e, ainda, desfrutar da carreira acadêmica.
Como conciliar os dois cursos?
Certamente, o esforço de fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo vale a pena. O único empecilho que pode aparecer é ter tempo para conciliar dois cursos de pós-graduação, até porque os conteúdos costumam ser bastante exigentes.
Além disso, normalmente, as pessoas que fazem pós-graduação já exercem uma profissão. Isso significa uma tripla jornada de trabalho e estudos. Mas calma! Tudo é possível com organização e planejamento. Veja só algumas dicas!
Tenha total controle da sua rotina
Com tantos compromissos, você precisará de total controle da sua rotina, para não deixar seus afazeres virarem uma bola de neve. Por isso, faça da agenda — tradicional ou virtual — a sua melhor aliada e adquira o hábito de planejar seu dia a dia.
O ideal é ter um planejamento de longo, médio e curto prazo. Veja:
- longo prazo — é o seu ano ou, ao menos, o seu semestre. Anote as datas mais importantes, os projetos maiores e suas principais metas profissionais para aquele período;
- médio prazo — é o seu mês. Marque todas as datas de compromissos, prazos para atividades, vencimento de contas, períodos de inscrição em eventos ou projetos, reuniões importantes etc.;
- curto prazo — é a sua semana e seu dia. Detalhe os afazeres daquela semana, consultas médicas, conteúdos para estudar, atividades para entregar e, até mesmo, a ida ao supermercado.
Todo fim de semestre, mês, semana e dia, reserve alguns minutos para organizar suas listas e manter a atenção nas prioridades mais próximas. Além disso, você pode se valer de algum método de organização nos estudos, como o Getting Things Done (GTD) e alavancar sua produtividade.
Busque áreas que conversem entre si
Outra dica para fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo, é escolher áreas que conversem entre si. Afinal, os conteúdos de um curso podem complementar o de outro, tornando toda a rotina de estudos menos desgastante.
Assim, será até melhor para o seu aprofundamento em determinada área de modo geral. Sem contar que a sensação é a de não estar, exatamente, fazendo duas coisas ao mesmo tempo, o que otimiza tempo e eleva seu rendimento.
Aposte na modalidade EAD
Por fim, se não bastasse a carga de conteúdos que será bem maior ao fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo, há também uma dificuldade prática: conciliar dois cursos presenciais exige que você tenha, ao menos, dois períodos do seu dia disponíveis.
A ótima notícia é que existe uma oferta cada vez maior de pós-graduação na modalidade de educação a distância. Então, você pode fazer, pelo menos, um dos cursos online, com toda a flexibilidade que a EAD oferece e sem nenhum prejuízo na qualidade.
Como escolher a melhor IES para a sua formação?
Agora que você viu como esse plano é possível, que tal conferir algumas dicas para acertar na escolha da sua futura instituição de ensino? Acompanhe!
Confira se há reconhecimento legal dos cursos
O primeiro passo é verificar se a universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Essa validação representa mais segurança para você, pois garante que seu certificado ou diploma será bem-aceito no mercado de trabalho e que a instituição de ensino atende às exigências nacionais de qualidade.
Os cursos também passam por reconhecimento e fiscalização. A pós do tipo lato sensu (especialização e MBA) é de responsabilidade do MEC. Já a pós do tipo stricto sensu (mestrado e doutorado) passa por autorização e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC.
Dê uma olhada no projeto pedagógico do curso
Após ter certeza de que os cursos que você deseja são reconhecidos legalmente, é hora de olhar o projeto pedagógico e ver se ele corresponde às suas expectativas. No site da instituição de ensino, é possível encontrar todas as informações necessárias, desde os procedimentos para ingresso até a grade curricular e os objetivos da pós.
Avalie a infraestrutura e o corpo docente
Vale a pena pesquisar também sobre a infraestrutura da instituição de ensino, que inclui laboratórios, bibliotecas, recursos da sala de aula etc. No caso da pós a distância, entre em contato com a universidade para descobrir mais sobre os recursos digitais utilizados. Aproveite e confira se o corpo docente é capacitado.
Diante dessa leitura, você conseguiu tirar sua dúvida sobre fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo? Lembre-se da importância de contar com uma boa instituição de ensino superior para ter uma excelente experiência acadêmica.
É fácil: navegue pelo site da Unipar, confira nossos diferenciais e escolha logo o seu curso de pós-graduação!