A pandemia de COVID-19 teve impacto em todo o mundo. Com o primeiro caso de contaminação pelo vírus Sars-Cov-2 no final de 2019, na cidade de Wuhan, na China, o coronavírus não demorou muito tempo para se espalhar por outros países, inclusive no Brasil.
Como medida sanitária para diminuir a propagação do vírus, muitas empresas precisaram adaptar os seus trabalhos a fim de respeitar o isolamento social, por isso, o mercado de trabalho começou a sofrer alterações. Contudo, muitas coisas foram aprendidas durante esse período de pandemia que podem ser vistas como uma lição.
É sobre isso que vamos falar neste post. A seguir, confira 6 lições que o mercado de trabalho aprendeu desde o início da pandemia de COVID-19 e veja por que saber disso é importante para se destacar na sua área de atuação!
1. A importância de um plano de contingência na empresa
Um plano de contingência se trata de um planejamento estratégico criado para manter o controle de uma empresa, mesmo em situações inusitadas, fazendo o possível para reduzir danos. Negócios que não estavam preparados acabaram se prejudicando mais com a pandemia. No Brasil, quase 45% dos empreendimentos sofreram efeitos negativos desde março de 2020.
No entanto, situações como essas podem acontecer a qualquer momento — e não é possível prever como e quando se preparar. Por isso, é indispensável ter um plano para agir, caso ocorram incêndios, acidentes de trabalho, paralisações, crises e desastres causados por fenômenos da natureza.
A criação de medidas de gestão de crise para manter o negócio presente no mercado e os colaboradores seguros é fundamental, mesmo que o plano precise sofrer ajustes conforme seja necessário utilizá-lo. Uma equipe para avaliar os riscos também é importante para acompanhar o contexto e ajudar a tomar decisões rápidas.
2. O valor do investimento em tecnologia
A pandemia fez com que muitos procedimentos que aconteciam de forma presencial migrassem para o meio virtual. Isso mostrou a importância do investimento em tecnologias de qualidade tanto aos profissionais quanto às empresas.
Além disso, a tecnologia já faz parte da rotina da sociedade, nas mais simples tarefas do cotidiano. Desse modo, investir em recursos digitais e aprender a usar essas ferramentas é uma demanda crescente do mercado de trabalho, inclusive para os médicos do futuro.
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3. A possibilidade de trabalho remoto
Outra lição desse período turbulento é que o trabalho remoto é possível e tem se mostrado muito eficiente e produtivo. Por conta disso, no Brasil, cerca de 74% das empresas multinacionais planejam adotar o modelo de home office permanente, mesmo após a pandemia.
Para os profissionais, o mais importante agora é aprender a adaptar o trabalho para o modo remoto. Ter um ambiente propício para manter o foco trabalhando de casa, uma conexão estável da internet e ferramentas indispensáveis que ajudem no home office é fundamental.
4. A necessidade das especializações para o negócio
Ter profissionais especializados em determinados nichos vale muito a pena para um negócio — e é de se esperar que o mercado procure candidatos cada vez mais qualificados a partir de agora.
Por conta disso, investir nos estudos e começar a desenvolver habilidades fundamentais para se destacar no mercado é importante para quem está procurando o primeiro emprego, quer mudar de carreira ou está em busca de crescimento profissional.
Fazer uma pós-graduação, procurar cursos livres, participar de eventos na área de atuação e estar sempre por dentro das novidades do mercado é uma necessidade dos profissionais que desejam apresentar diferenciais competitivos.
Para uma empresa, ter colaboradores especializados é vantajoso, pois permite desenvolver inovações e ter uma melhor visibilidade no mercado. Para os profissionais, existem benefícios como aumento de salário, mais oportunidades de emprego e conhecimento avançado sobre alguns nichos.
5. O uso das redes sociais e seu impacto nos resultados do negócio
As redes sociais também tiveram um papel importante durante a pandemia. Por meio delas, foi possível estabelecer campanhas de conscientização sobre o coronavírus, manter o contato com pessoas queridas e ter um espaço de entretenimento.
Além disso, as mídias sociais já vinham tendo uma forte influência no modo como as pessoas consumiam, interagiam umas com as outras e escolhiam os serviços de uma empresa. Desse modo, o uso desses espaços virtuais sempre foi importante para o desenvolvimento de um negócio, e isso aumentou com a pandemia.
Empresas que investem em publicidade digital e fazem uma boa administração dos seus perfis nas redes sociais conseguem atrair um maior público e ter bons resultados. Quem tem interesse em trabalhar com Marketing deve ficar de olho nesse mercado e aproveitar a oportunidade de se especializar para conseguir melhores vantagens.
6. A importância do bem-estar dos colaboradores
Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores sempre foi importante, mas, durante a pandemia, os negócios conseguiram entender isso de uma forma ainda mais impactante. Preservar a segurança e manter os funcionários em casa, sempre que possível, ajudou a continuar com o quadro de pessoal estável, reter talentos e salvar vidas.
Dessa maneira, para os profissionais que estão procurando o primeiro emprego ou querem encontrar uma nova oportunidade, é importante analisar o quanto uma empresa está investindo no bem-estar dos colaboradores na hora de se candidatar a uma vaga.
Gestão de benefícios, jornada de trabalho flexível e funções bem estabelecidas são cuidados que as equipes de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas precisam se preocupar. Isso garante que os colaboradores tenham mais qualidade de vida e se mantenham engajados no emprego.
Por essa razão, uma dica para quem está procurando emprego é analisar essa questão antes de se candidatar, de modo a evitar problemas de saúde relacionados ao trabalho. Além disso, os profissionais que atuam na área do RH devem estar atentos ao bem-estar dos colaboradores para garantir a qualidade dos serviços dentro de uma organização.
Como visto, existem diversas lições que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho. Nesse momento, é importante buscar sempre atualização e se dispor a desenvolver competências profissionais importantes para se destacar nesse novo contexto, o que chamamos de lifelong learning. Afinal, os impactos dessa nova dinâmica social não são vistos apenas no negócio, mas também no modo como cada pessoa deve gerir sua própria carreira.
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