Saber o que é ESG é muito vantajoso para os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho, nos mais variados setores. Esse é um conceito muito abordado ultimamente devido à importância de investir nos cuidados com o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Utilizar esse conhecimento na carreira e nos próprios estudos também é muito válido para ter mais desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, o que é ESG, de fato? Neste post, queremos explicar melhor esse conceito e mostrar por que a prática tem recebido tantos adeptos nos últimos anos. Acompanhe!
O que é ESG?
O termo “ESG” vem da sigla “Environment, Social and Governance”, que em português significa “Ambiental, Social e Governança”. Esse conceito tem uma maior relevância atualmente, pois traz vários benefícios à imagem das empresas, em diversos setores corporativos e no papel desempenhado pelas organizações na sociedade.
Basicamente, o ESG visa reduzir os impactos provocados pela ação humana no meio ambiente. Para isso, é preciso ter noções de governança e de responsabilidade socioambiental, a fim de adotar práticas mais saudáveis para o mundo.
Outro ponto positivo é que o ESG pode ser praticado além do campo profissional, sendo incorporado no dia a dia dos estudos e na vida pessoal. Afinal, cada ação que se volta para a sustentabilidade e para a atenção das pessoas em nossa volta é válida.
No que consistem esses 3 pilares?
O ESG é baseado nos 3 pilares referentes à sigla. Cada um deles traz foco em um aspecto relevante que precisa ser praticado de maneira consciente e com uma boa gestão de riscos. A seguir, entenda melhor cada um dos conceitos de Environment, Social e Governance!
Responsabilidade ambiental (“E”)
A responsabilidade com as questões ambientais é um dos principais objetivos dessa prática. Afinal, ações de sustentabilidade são extremamente necessárias devido às condições que estamos vivendo.
O planeta inteiro passa por um nível crítico de problemas ambientais. O Dia da Sobrecarga da Terra, por exemplo, data em que o consumo dos recursos naturais se torna maior do que a produção anual, tem acontecido cada vez mais cedo — geralmente no mês de agosto ou setembro.
Isso aponta como não estamos sabendo administrar o que a natureza proporciona para a vida humana, aumentando as chances de escassez de recursos essenciais: água potável, oxigênio e alimentos para todos.
Por esse motivo, o debate sobre temas como desmatamento, poluição de água e ar, emissão de CO₂, acúmulo de resíduos e aquecimento global vem acontecendo com mais urgência. Isso porque é fundamental que as empresas e a população se mobilizem em prol da preservação dos recursos naturais.
A responsabilidade ambiental, tanto ao nível pessoal quanto corporativo, é um dos pilares da prática do ESG, pois incentiva repensar o consumo e adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. O objetivo é contribuir para a conservação do meio ambiente.
Os problemas não ficam apenas no âmbito ambiental. Dar atenção às pessoas é tão importante quanto cuidar da natureza, pois todos nós fazemos parte do planeta Terra. É por isso que a responsabilidade social é fundamental para trazer um olhar humanizado para as relações.
Não é difícil encontrar empresas com um departamento pessoal rígido e trabalhos que fazem com que os colaboradores adoeçam — enquanto é comum ver negócios que não dão a devida atenção aos clientes.
É por isso que a responsabilidade social se torna um dos pilares do ESG e deve ser muito difundido entre as pessoas e nas empresas, de modo a melhorar o relacionamento interpessoal, o ambiente de trabalho e o atendimento aos clientes.
Além disso, quem deseja trabalhar com Marketing deve se atentar ao fato de que as empresas engajadas com as causas sociais têm uma forte filosofia que atrai um maior público alinhado a essas ideias. Desse modo, esse pilar é cada vez mais essencial para o sucesso de um negócio.
Governança (“G”)
A governança trata-se dos processos que coordenam essas duas responsabilidades. Noções administrativas que levam em conta os fatores socioambientais são bem-vistas no mercado e trazem inovação aos negócios.
O desenvolvimento de carreira baseado no ESG também entra nesse ponto. Participar de ações que contribuem para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente é fundamental para incorporar práticas sustentáveis no dia a dia, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Como a busca pelo ESG impacta uma empresa?
Para entender os impactos do ESG no mundo corporativo é preciso analisar as tendências de consumo na sociedade. O acesso à internet facilita a escolha por empresas que geram identificação. Desse modo, é cada vez mais comum que os clientes prefiram os serviços e produtos de organizações que apresentam propostas alinhadas com as suas preferências.
Uma governança preocupada com a responsabilidade socioambiental agrega valor à marca e provoca um maior reconhecimento no mercado. Tendo uma boa imagem no nicho de atuação, uma empresa pode atrair um público mais fiel, praticar melhores preços e aumentar a lucratividade. Além do desenvolvimento interno, o negócio é capaz de influenciar comportamentos sustentáveis e contribuir para a preservação ambiental e causas sociais.
Um exemplo disso é a campanha Save Ralph, que viralizou com um curta sobre produtos testados em animais. Diante desse assunto em pauta, foi possível ver países como a China interrompendo a obrigatoriedade de uso desse modelo para a aprovação de novos cosméticos.
Já as marcas que não estão associadas à prática também ganharam a atenção de clientes que se identificaram com a causa, de fornecedores de qualidade e de investidores. Isso aponta para uma nova tendência no mercado da estética e dos cosméticos.
De que forma usar esse conceito para alavancar a carreira?
E como o ESG pode ajudar a alavancar a carreira? Isso é simples! Ter interesse em contribuir para a preservação ambiental e a responsabilidade social molda vários aspectos de sua vida, inclusive profissionais. Conhecer o assunto é uma maneira de se destacar no mercado de trabalho, sobretudo ao realizar cursos e participar de eventos que abordam esse tema.
Desse modo, é possível oferecer um diferencial competitivo, devido ao desenvolvimento de qualidades profissionais alinhadas às tendências do mercado e da sociedade, e conseguir a preferência por vagas de emprego. Afinal, um olhar crítico sobre as práticas sustentáveis ajuda a trazer inovações mais conscientes para uma empresa, independentemente do cargo ocupado.
Portanto, além de saber o que é ESG, é válido buscar a adoção de hábitos sustentáveis e se informar sobre o assunto. Dessa forma, é possível se preparar para entrar em um mercado de trabalho mais consciente e responsável no que diz respeito aos âmbitos social e ambiental, bem como fazer a sua parte para ter um mundo justo e saudável.
Gostou do assunto? Então, continue acompanhando as nossas postagens. É só assinar nossa newsletter e saber quando saírem conteúdos novos!