Você já deve ter ouvido falar que a nota de corte de Medicina costuma ser bem alta nos vestibulares, não é mesmo? No entanto, conseguiu entender o que isso significa, na prática? Não se preocupe, pois, neste post, vamos explicar tudo para você.
Medicina é um dos cursos mais procurados nos vestibulares. Por conta disso, existe uma alta concorrência pelas vagas, o que faz com que seja necessário muito empenho para conseguir a aprovação nos processos seletivos.
Para isso, nada melhor que começar garantindo uma boa preparação. Um dos primeiros passos é entender o que é a nota de corte de Medicina e como fazer para alcançá-la. Acompanhe o post e saiba mais!
O que é nota de corte?
A nota de corte é basicamente o que define quais candidatos estão aprovados ou não. Essa é uma pontuação calculada a partir do desempenho obtido pelos alunos que estão concorrendo à mesma vaga. Parece confuso? Então, vamos dar um exemplo!
Suponha que 200 alunos querem entrar em um curso cuja turma tem apenas 30 vagas. O que as instituições de ensino podem fazer para selecionar os candidatos? O vestibular faz parte da maioria dos processos seletivos para Medicina e visa testar os conhecimentos dos estudantes sobre conteúdos do Ensino Médio, principalmente os que serão relevantes para a graduação.
Desse modo, para selecionar os alunos para o curso, é feito um cálculo sobre as notas obtidas por todos os candidatos e, a partir disso, é possível definir um valor de corte. Os estudantes com pontuação acima dessa base são aprovados, enquanto os demais ficam na lista de espera.
Geralmente, a nota de corte é a pontuação obtida pelo último colocado dentro do limite de vagas. Por exemplo, utilizando o caso anterior, como a instituição de ensino está ofertando 30 lugares para o curso de Medicina, o valor de corte costuma ser baseado na pontuação do candidato com a trigésima maior nota.
Como ela funciona em Medicina?
Como visto, o curso de Medicina é bastante concorrido. Por isso, as notas de corte costumam ser bem altas. Isso mostra como uma boa preparação é fundamental para ter maiores chances de conquistar a aprovação.
Para ilustrar, é possível observar a nota de corte média do SiSU de 2020: 793.62. Dessa maneira, se você pretende utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para entrar na graduação em Medicina, seja em universidades públicas, seja em instituições de ensino privadas (com o ProUni ou vestibulares próprios), é preciso ter como objetivo conseguir cerca de 800 pontos totais.
Para quem realiza os vestibulares próprios da instituição de ensino, a pontuação que você precisa alcançar pode variar, pois tudo depende do formato de seleção do lugar. Logo, é sempre importante pesquisar as notas de corte dos anos anteriores para se basear.
Como alcançar a nota de corte de Medicina?
Quer saber como se preparar para conseguir passar no vestibular de Medicina? Então, confira, a seguir, algumas dicas fundamentais para fazer com que a sua pontuação nas provas se aproxime cada vez mais da nota de corte!
Estude com antecedência
Essa é a principal dica de todas: nunca deixe para a última hora. Como visto, para conseguir a aprovação, é preciso ter uma pontuação bem alta nos vestibulares, acertando a maioria das questões das provas. Para alcançar esse objetivo, será necessário estudar e revisar uma grande quantidade de conteúdos.
Além do mais, no vestibular de Medicina, é comum notar um maior nível de complexidade das questões. Dessa maneira, não é possível realizar apenas um estudo superficial. É necessário ver diversos conteúdos com vários meses de antecedência e utilizar técnicas para potencializar o seu aprendizado.
Monte um cronograma de estudos
Para guiar toda a sua rotina de estudos, vale a pena montar um cronograma. É nele que você vai listar todos os assuntos que precisam ser aprendidos, revisados ou reforçados. Além disso, com esse planejamento, é possível organizar todos os horários de estudos.
O ideal é montar uma planilha geral, atualizando os conteúdos uma vez por mês. Assim, para manter a organização, você pode tirar um dia para fazer o seu planejamento semanal, anotando todos os seus compromissos pessoais e os assuntos para estudar nos próximos 7 dias, levando em conta também os períodos de descanso. Para ajudar, utilize uma agenda, um planner ou um aplicativo.
Organize um espaço adequado para os estudos
O ambiente em que você estuda tem muito impacto no seu rendimento, sabia disso? Separar um espaço da casa reservado apenas para os estudos vai fazer toda a diferença na concentração e para evitar a procrastinação.
O ideal é que o ambiente de estudos seja livre de distrações e calmo. Desse modo, escolha um espaço que tenha boa iluminação e pouca interferência sonora. Além disso, capriche na escolha da mesa, da cadeira e dos materiais a serem utilizados para os estudos. Assim, você se sente muito mais confortável para passar um longo tempo estudando.
Utilize técnicas de estudo
Como visto, para ter mais vantagens nos estudos, é válido utilizar técnicas que dão certo para você. A boa notícia é que existe uma grande variedade de métodos que ajudam na concentração e retenção de conteúdo para testar, como:
- mapas mentais;
- revisão periódica baseada na curva de aprendizagem;
- flashcards;
- método pomodoro;
- memorização;
- técnica de estudo intercalado;
- autoexplicação.
Faça simulados e vestibulares como treineiro
Para chegar no vestibular com uma boa preparação, é preciso sentir na pele como ele funciona. Sendo assim, é importante praticar para se acostumar a passar várias horas fazendo prova e tendo os seus conhecimentos testados. Lembrando que o desempenho nos processos seletivos vai de acordo também com a resistência do aluno.
Dessa forma, para não deixar vários meses de estudo escapar pelas suas mãos, realize simulados a cada semana ou de 15 em 15 dias. Experimente também fazer vestibulares como treineiro para entender o formato da prova e se acostumar com o ambiente.
Agora que você já sabe como é a nota de corte de Medicina e a importância de alcançar uma alta pontuação no vestibular, já pode começar a se preparar para enfrentar os desafios. Apesar de parecer assustador, quando você aposta em boas práticas de estudo, é possível conseguir a aprovação no curso dos sonhos.
Está em busca de uma instituição de ensino de qualidade para fazer o curso superior? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa metodologia de ensino e como podemos ajudar você a conquistar os seus objetivos!