Como fazer carta de apresentação: nós te mostramos!
Ir para o conteúdo
  • Profissão e futuro
  • Dicas de Estudo
  • Carreira
  • Materiais gratuitos
  • Site
Blog Unipar
como fazer carta de apresentação como fazer carta de apresentação
Sem categoria

Como fazer carta de apresentação? Descubra agora mesmo!

Por Unipar - 1 de setembro de 2021
6 minutos para ler
Conteúdo ocultar
1 O que é a carta de apresentação?
2 Por que essa carta é exigida?
2.1 Entender melhor sobre o profissional
2.2 Identificar o interesse no projeto
2.3 Ver como o profissional se apresenta
3 Como fazer carta de apresentação?
3.1 Tenha objetividade
3.2 Limite-se a uma página
3.3 Tenha cuidado com o português
3.4 Revise

Você sabe como fazer carta de apresentação? Esse é um documento que pode ser exigido no processo de recrutamento e seleção de algumas empresas, junto ao currículo. Por esse motivo, é importante se preparar para escrevê-la, sempre que necessário.

Existem modelos prontos de carta de apresentação, porém, se você deseja causar uma boa impressão, é importante construir a sua própria mensagem. Afinal, entregar conteúdos genéricos pode fazer com que os recrutadores acreditem que o profissional não se interessa tanto pela vaga e dar preferência para os concorrentes.

Quer ajuda para escrever uma boa carta de apresentação? Então, acompanhe nossas dicas!

O que é a carta de apresentação?

A carta de apresentação nada mais é que a forma como você se descreve para os profissionais recrutadores, mostrando as suas principais habilidades. Esse é o primeiro contato que a equipe de seleção de talentos terá com o seu perfil, antes mesmo do currículo. Por esse motivo, é fundamental caprichar na escrita.

Geralmente, a carta de apresentação é entregue junto dos currículos impressos. Sendo assim, os recrutadores fazem a leitura desse papel para verificar se vale a pena analisar o perfil profissional do candidato a uma vaga.

No entanto, hoje, boa parte dos currículos são entregues de modo digital. Dessa forma, a carta de apresentação se torna o corpo do e-mail que você manda às empresas.

Esse texto de apresentação também pode ser escrito nos espaços destinados a essa finalidade nos sites de emprego. De qualquer forma, independentemente de como será entregue a carta, é importante causar uma boa impressão por meio dessa mensagem.

Por que essa carta é exigida?

A carta de apresentação costuma ser exigida principalmente por grandes empresas. Afinal, como há muitos candidatos para uma mesma vaga, é preciso ter outros métodos de classificação.

No entanto, isso não impede que empresas de pequeno e médio porte também solicitem esse documento. Por esse motivo, é importante se preparar para preparar uma mensagem atrativa e que descreva os seus interesses profissionais.

Ainda parece estranho que solicitem esse documento para os candidatos? Então, confira os principais motivos pelos quais a carta de apresentação é exigida no processo de seleção de novos profissionais!

Entender melhor sobre o profissional

Nem sempre o currículo consegue oferecer as informações que uma empresa procura nos profissionais. Logo, a carta de apresentação consegue resumir em poucas palavras justamente esses detalhes.

Por esse motivo, grande parte das empresas dá preferência aos candidatos que apresentam a carta de apresentação ou, até mesmo, exigem esse documento no período de inscrição à vaga.

Identificar o interesse no projeto

Os recrutadores também gostam de saber o quanto um candidato está interessado em uma vaga de emprego. Afinal, isso já dá pistas de como será o engajamento do profissional, caso consiga o trabalho, e por quanto tempo ele pretende se manter na empresa.

Desse modo, uma carta com poucas palavras, mas bem escrita, faz toda a diferença na hora de passar credibilidade e confiança aos recrutadores, mostrando que você realmente quer participar do projeto.

Ver como o profissional se apresenta

Além disso, a autoapresentação é primordial. O marketing pessoal, ou seja, a forma como o profissional se mostra no mercado, também é analisada no processo de recrutamento e seleção.

Não é à toa que existem aquelas perguntas típicas de entrevistas de emprego que estimulam o profissional a se apresentar de forma atrativa a fim de conseguir a vaga. Esses são critérios interessantes para avaliar o quanto uma pessoa confia nas próprias habilidades e talentos, além do quanto pode contribuir para a empresa.

Como fazer carta de apresentação?

Uma carta de apresentação precisa apresentar os seguintes componentes, geralmente em parágrafos diferentes:

  • cabeçalho — saudação e o nome do profissional responsável pelo recrutamento, caso você saiba;
  • introdução — esse é o momento em que você se apresenta, fala sobre experiências, conhecimentos e qualidades profissionais;
  • desenvolvimento — nesse parágrafo, descreva por que tem interesse na vaga de emprego e o que chamou a sua atenção na empresa;
  • despedida — por fim, mostre como seria possível estabelecer uma contribuição mútua entre você e a empresa e se despeça cordialmente.

Ainda não se sente confiante sobre como fazer uma carta de apresentação? Então, confira algumas dicas!

Tenha objetividade

Lembre-se de que essa é uma mensagem para ser lida rapidamente. Desse modo, quanto mais objetivas estiverem as informações, mais atraente a carta ficará. Além disso, um profissional se destaca ao conseguir se promover com poucas palavras, mas com uma boa escrita.

Limite-se a uma página

É importante que a carta de apresentação não ultrapasse o limite de uma página. Sendo assim, faça um rascunho antes de escrever, para ser mais fácil construir um texto objetivo. Inclusive, caso a mensagem fique muito longa, encontre trechos que podem ser deletados, sem alterar o objetivo do conteúdo.

Tenha cuidado com o português

Uma boa escrita é indispensável para uma boa carta de apresentação. É por isso que você deve evitar erros de português. Vale destacar que os deslizes na gramática podem ser prejudiciais para a carreira de qualquer profissional.

Pensando nisso, separe um tempo para preparar a carta com calma e atenção. Essa é uma atitude essencial para evitar que erros passem despercebidos. Além disso, escrever sem pressa vai ajudar caso você precise estudar algumas regras gramaticais para relembrá-las.

Revise

Uma ótima prática para saber se um texto está adequado é revisá-lo. No entanto, é importante fazer a leitura como se fosse outra pessoa. Tente se colocar no lugar dos recrutadores e veja se você acharia o conteúdo interessante.

Além disso, é importante fazer a revisão da carta um tempo após escrevê-la. Desse modo, o seu olhar estará mais apurado para erros gramaticais e para encontrar trechos que podem ser melhorados.

Agora que você já sabe como fazer carta de apresentação, consegue se sentir mais confiante para se candidatar às vagas de emprego? Lembre-se de seguir a estrutura textual e prezar por uma boa escrita. Assim, as chances de apresentar as suas qualidades profissionais e causar uma boa impressão só aumentam.

Gostou das dicas? Então, continue recebendo mais conteúdos como este. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Posts relacionados
análise de dados

Entenda a importância da análise de dados para as empresas

26 de novembro de 2021
profissional sênior

O que é ser um profissional sênior e quais as vantagens disso?

24 de novembro de 2021
o que é o burnout

Descubra o que é o burnout e como evitar esse problema

10 de novembro de 2021

Posts populares

  • matérias cobradas no enem
    Quais são as matérias mais cobradas no Enem em cada disciplina?
  • quero fazer medicina
    “Quero fazer Medicina. Por onde eu começo?” Confira neste post!
  • engenharias mais bem pagas
    7 engenharias mais bem pagas atualmente

[rock-convert-cta id=”2285″]

[rock-convert-cta id=”2271″]

[rock-convert-cta id=”2365″]

Sobre o Blog

Deixe a Unipar te preparar para o futuro. Conteúdos relevantes para você e sua carreira. Agende sua prova na Unipar e conquiste o mercado de trabalho estudando em uma das melhores universidades do Paraná.

Categorias

  • Conhecimento
  • Dicas de Estudo
  • Exatas
  • Humanas
  • Profissão e futuro
  • Sem categoria

Entre em Contato

  • Pç. Mascarenhas de Moraes, 4282 – Zona III
    87502-210

  • 0800 601 4031

  • ola@unipar.br

Site criado por Rock Content.