Houve um tempo em que sucesso profissional significava apenas uma coisa: chegar ao posto mais alto da empresa e ser chefe de todo mundo. O cargo se tornava um status de poder, por isso quem o conquistava era muito reconhecido. Mas, espera! E como ficavam aqueles que não tinham a mínima vontade de gerenciar pessoas? Bem, antes de surgir a carreira em Y, não tinham muita escolha.
Já dá para imaginar que nem todo mundo se sentia feliz com o trabalho, não é mesmo? Afinal, como ter motivação para continuar investindo em algo que nem é tanto nosso objetivo assim?
Aqui no texto, explicaremos para você tudo sobre a carreira em Y. Assim, quando chegar a sua vez, fica fácil decidir o que tem mais a ver com o seu perfil. Vamos lá?
O que é carreira em Y e como funciona?
Imagine-se percorrendo um caminho e quando chegar a determinado ponto, aparece uma bifurcação. Nela, você precisa escolher, entre dois lados, qual quer seguir. Essa é a representação dessa carreira. Na prática, o profissional percorre os cargos iniciais. Depois, pode optar se quer a tradicional carreira de gerente, ou seja, ser chefe, ou se prefere a especialização.
Nessa segunda alternativa, ele foca em apenas uma área de conhecimento e se torna um expert nela. Nisso, pode ter sucesso e ganhar reconhecimento pelo seu know-how (saber como fazer), sem precisar dirigir alguém.
Assim, as empresas têm se tornado cada vez menos rígidas nas hierarquias. O poder, que antes era centralizado a uma única pessoa, se descentraliza, permitindo que vários colaboradores sejam vistos como bons influenciadores.
Quais são as vantagens da carreira em Y?
Seguir essa carreira oferece muitas vantagens. Reunimos algumas para você entender!
Ascensão na carreira
Ao entrarmos em uma empresa já sabendo que ela possibilita esse tipo de carreira, qualquer um de nós tem a chance de crescer e se destacar, mesmo não seguindo o caminho tradicional, que dava espaço a poucos.
Autonomia
Se alguém não se sente à vontade em ser gestor, por que se submeter a esse cargo? A carreira em Y dá autonomia para seguir o caminho que mais agrada, deixando as escolhas autênticas.
Aumento da satisfação
Estar em lugar no qual enxergamos a possibilidade de crescer e de atingir os objetivos aumenta a motivação. Como efeito, a dedicação cresce e atingimos mais satisfação pessoal e profissional.
Igualdade nas oportunidades
Os dois caminhos permitem a mesma remuneração e status. Além de funcionários mais felizes, as empresas atuam de forma justa, já que tanto gestores quanto especialistas são muito importantes.
Para quem esse tipo de carreira é indicado?
Bem, então você sabe que existem duas alternativas. Sendo assim, como se decidir por uma delas? A seguir, reunimos as principais características de cada para ajudar a descobrir o seu perfil!
Gestores
Esse caminho é indicado a quem tem afinidade com processos de liderança, sentindo contentamento por estar no comando. Em muitos momentos, o profissional precisará aplicar estratégias de motivação e realizar avaliações de desempenho.
Uma de suas preocupações será ajudar a equipe a alcançar uma boa performance. O perfil aqui é mais generalista, sendo importante conhecer um pouco de vários assuntos.
Especialistas
Essa escolha é indicada a quem pretende continuar investindo seu conhecimento teórico e prático em um assunto específico. Pessoas que se tornam especialistas, comumente, continuam os estudos após a faculdade, seguindo com várias capacitações.
Ao contrário do gestor, esse profissional, além de colocar muito a mão na massa, precisa ter uma grande bagagem em uma área. Como consequência, pouquíssimas pessoas podem substituí-lo em algo.
Como posso me capacitar nesse sentido?
Contente de conhecer melhor a carreira em Y? Pois saiba que ela tem sido a preferência de muitos estudantes, os quais já começam a se capacitar desde a graduação. Veja algumas dicas!
Escolha uma universidade de qualidade
Tudo começa aqui. É por meio de uma faculdade de qualidade que nossa base será formada. Assim, além de ela precisar ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), é ideal ter obtido boa pontuação no conceito institucional, um índice que se refere às instalações físicas, à política de ensino e ao corpo de colaboradores — como professores e diretores.
Nota alta nessas características dá indícios de a universidade ser uma boa aposta, ter ótima infraestrutura e propiciar cursos de excelência, capazes de contribuir com o desenvolvimento de carreira.
Treine as soft e hard skills
Soft e hard skills se referem a habilidades comportamentais e técnicas. As segundas são as mais conhecidas e podem ser adquiridas durante os estudos. Elas são descritas pela capacidade de entender um assunto na teoria e na prática. Alguns exemplos são:
- inglês;
- programação;
- contabilidade.
As habilidades do tipo comportamentais se referem à forma como lidamos conosco, com nossos colegas e com as adversidades no ambiente de trabalho. São um tanto mais subjetivas, mas consideradas essenciais, fazendo toda a diferença na valorização profissional.
Algumas soft skill são:
- capacidade de adaptação;
- empatia;
- comunicação eficiente;
- resiliência.
Opte por uma pós em gestão de capital intelectual
A pós em gestão de capital intelectual é ideal para quem se identifica com o caminho de se tornar gestor, já que o curso capacita para a gestão de recursos humanos. A matriz curricular propicia conhecimentos sobre cultura organizacional, ergonomia, motivação, liderança, psicologia e comportamento organizacional, entre outras disciplinas.
Escolha uma pós em um assunto de sua preferência
Por outro lado, quem tem preferência pelo caminho de especialista pode seguir na área de maior identificação, o que permite possibilidades infinitas. Além do MBA ou de uma especialização, continuar com mestrado e doutorado tende a dar ainda mais oportunidades no mercado.
Como você viu, a carreira em Y viabiliza mais de um caminho, e isso compensa empresas e funcionários. Elas só têm a ganhar ao receber profissionais de diversos estilos, e eles se sentem recompensados ao terem várias possibilidades de ganhos. Sendo assim, qualquer escolha pode ser favorável, basta a sua dedicação!
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba informações importantes para o sucesso na profissão!