A leitura de obras antigas é valiosa para compreender o mundo em diferentes períodos da história. No Brasil, muitos escritores produziram conteúdos que abordam temas universais e sentimentos comuns do cotidiano humano. São os famosos clássicos da literatura brasileira.
Existem vários títulos relevantes, e conhecer os principais pode enriquecer seu conhecimento em diversos aspectos. Esse interesse também favorece o preparo para as provas de vestibulares e concursos, já que muitas das questões são estruturadas com base nos assuntos dos livros.
Informações sobre as obras costumam, inclusive, ser recorrentes nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, se você pretende mandar bem nas avaliações, precisa ficar de olho nos clássicos.
Veja agora as nossas dicas e razões para estudar cada um deles!
Qual é a importância das obras clássicas?
Os clássicos são, geralmente, aqueles livros que retratam a época em que foram produzidos. Embora descrevam cenários passados e condições típicas de um período, eles conseguem atravessar gerações por tratarem de assuntos atemporais.
É comum encontrar histórias repletas de emoções, como ódio, amor, alegria e sofrimento. São recursos que aproximam o leitor do texto e, muitas vezes, permitem que ele se identifique com os personagens. Não é à toa que os contos resultantes atingem diferentes públicos com facilidade.
Os clássicos da literatura brasileira também influenciam o trabalho de outros autores e servem de inspiração para a criação de obras recentes, independentemente do gênero. Por isso, não perdem seu valor com o tempo e são lembrados com frequência, sobretudo na área da educação.
Compreender o tema e o objetivo de cada título não é apenas uma estratégia para as vésperas de provas. Ao explorar as páginas escritas há tanto tempo, você vai aprender sobre a cultura do país e suas inúmeras regiões, ampliar o vocabulário e ter contato com a realidade vivida pelos antepassados.
Quais são os 5 principais clássicos da literatura brasileira?
Não é possível listar todos os títulos que compõem parte da nossa história. Porém, como toda categoria de materiais, existem os exemplares considerados básicos para quem está começando a explorar determinado gênero literário.
Veja, a seguir, os principais títulos abordados em provas de faculdades e processos seletivos.
1. Memórias Póstumas de Brás Cubas
Escrito por Machado de Assis, em 1881, esse livro marca uma transição no trabalho do autor — que passa do romantismo para o estilo realista. A obra tem narrativa conduzia pelo próprio Brás Cubas, um filho da elite que conta a história da sua infância.
Os acontecimentos envolvem vivências com os amigos, um amor adolescente e vários conflitos com o pai. O personagem vai à Europa para estudar e abre mão de sua paixão. Ao retornar, cai de amores por outra mulher e sofre com uma nova perda.
2. Grande Sertão: Veredas
De autoria de Guimarães Rosa, essa obra foi escrita em 1956. A narrativa também é feita pelo personagem principal, que apresenta sua trajetória de vida desde a juventude até atingir a condição de jagunço de um grupo.
A figura principal do texto é Riobaldo, um rapaz que descreve angústias diversas. A que chama mais a atenção é sua paixão platônica por um companheiro de bando. Como a homossexualidade era inaceitável no meio em que viviam, os sentimentos confusos ficam bastante presentes ao longo da leitura.
3. Morte e Vida Severina
A obra foi produzida em 1955, por João Cabral de Melo Neto, e conta as aventuras do retirante Severino em sua busca pela felicidade. Trata-se de uma pessoa que acreditava poder viver uma vida mais alegre e tranquila se saísse do Nordeste, fugindo da seca da região.
Entre os clássicos da literatura brasileira, Morte e Vida Severina se destaca por ser narrado em versos. Toda a história traz questões relacionadas ao sofrimento do rapaz durante sua partida para o litoral. A qualidade é tanta que, mesmo fazendo parte do período Modernista, o título permanece como referência de crítica social.
4. Dom Casmurro
Outro exemplar de Machado de Assis, esse livro foi escrito em 1899. A trama gira em torno de um suposto triângulo amoroso envolvendo Bento Santiago, sua mulher Capitu e seu grande amigo de infância Escobar. Bentinho, como é chamado o narrador, é um homem muito ciumento e desconfia da esposa em diversos momentos.
Além dos sentimentos em relação à moça que ama desde criança, o personagem entrega detalhes da sua infância e da vida que teve no seminário. Para equilibrar bem as mensagens aos leitores, o autor mistura aspectos formais e informais da língua portuguesa. Trata-se de uma das obras que mais instigam o público e deixam dúvidas sobre o caráter de Capitu.
5. O Cortiço
Escrito em 1890, por Aluízio Azevedo, esse romance naturalista tem como cenário um cortiço do Rio de Janeiro. O local leva o mesmo nome do seu proprietário, São Romão. Ele é descrito como um explorador que faz de tudo para ascender socialmente e enriquecer, sem se preocupar com a vida miserável dos grupos que atende.
É um livro famoso entre os clássicos da literatura brasileira por intercalar a história do personagem com resumos sobre a vida dos moradores do cortiço. Isso faz com que o leitor tenha a impressão de ouvir a grande massa, ou seja, a população que habita aquela região.
Como e onde escolher o melhor livro?
Existem muitos autores de obras clássicas, sendo que alguns ganharam maior fama por conta do volume de títulos publicados. E embora todos tenham sua importância, há momentos em que você precisará filtrar as opções conforme a relevância para atingir seus objetivos.
Se a leitura terá como finalidade o preparo para um concurso ou vestibular, por exemplo, verifique todos os dados do edital. O documento trará possíveis indicações de obras que serão cobradas dos candidatos. Assim, fica mais fácil selecionar os materiais e direcionar o foco no momento do estudo.
Outro cuidado necessário, se você tiver dúvida sobre o conteúdo de um livro, é analisar o enredo. Trata-se de um resumo que aponta os principais elementos da obra, incluindo informações sobre a trama, a sequência dos fatos e as experiências vividas pelos personagens.
A vantagem é que dá para encontrar os principais clássicos da literatura brasileira em livrarias, lojas de departamento e e-commerces. Você pode optar pelas versões físicas ou digitais, mas sempre considere a comodidade e o custo-benefício no ato da compra.
Gostou do tema deste artigo? Já leu algum desses clássicos? Fique à vontade para deixar seu comentário sobre suas percepções e quais títulos você vai começar a ler agora mesmo.