Curso de Direito: 6 coisas que todo futuro acadêmico precisa saber
curso de direito curso de direito

6 coisas sobre o curso de Direito que todo futuro acadêmico deve saber

6 minutos para ler

Chegou a hora de fazer sua inscrição para o vestibular e você está em dúvida: escolho o curso de Direito ou sigo por outro caminho? São poucos aqueles que já têm certeza desde pequenos sobre qual a profissão desejam seguir, mas fique tranquilo: vamos ajudar você a descobrir se essa área tem a sua cara!

Neste post, separamos 6 fatos super interessantes sobre a graduação em Direito e a carreira de quem estuda muito para fazer com que as normas jurídicas do Brasil sejam devidamente aplicadas no nosso dia a dia. Está interessado e quer saber mais? Então vamos lá!

1. O curso de Direito é ideal para quem gosta de ler

Você já viu o tamanho do Vade Mecum, que é o livro referência com as principais normas brasileiras? Ele já dá uma dica para os futuros acadêmicos de Direito: é preciso amar passar horas lendo e estudando! Caso você tenha facilidade com isso, vai tirar de letra a graduação em Direito.

Para fazer esse curso, é preciso gostar muito de leituras de diferentes temas e de manter-se informado, já que as legislações vigentes no Brasil são muitas e sofrem constantes atualizações. Além disso, há toda uma carga de leitura sobre outras disciplinas, como Filosofia e Economia.

2. Existem diversas possibilidades de atuação

Não é porque você cursou Direito que precisa ser, necessariamente, um advogado que atua defendendo pessoas em um tribunal. Você tem outras possibilidades de trabalho tanto na esfera pública quanto privada. Veja alguns exemplos:

  • você pode participar de um concurso público e tentar uma vaga como Procurador da República, cujos salários chegam a cerca de R$ 30 mil;
  • também por concurso, é possível ingressar na Polícia Federal;
  • especializar-se em Direito Desportivo e atuar em clubes de futebol;
  • fazer análises contratuais para empresas multinacionais.

3. Você terá a oportunidade de defender causas sociais

Caso nenhuma das opções anteriores tenha chamado a sua atenção e o seu grande sonho seja cuidar de quem mais precisa, lutando por causas que geram um bem comum, saiba que a graduação em Direito é um ótimo caminho. É que um dos grandes objetivos dessa área é defender a justiça e a igualdade social nos mais diferentes âmbitos.

Você pode atuar como advogado em causas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, do meio-ambiente ou fazer trabalhos de consultoria junto a Organizações Não Governamentais (ONGs). Outra opção é ir pelos caminhos da Defensoria Pública, em que são prestados serviços de assessoria jurídica para pessoas que não tem condições financeiras de arcar com esse tipo de custo.

Powered by Rock Convert

4. Você será graduado em uma área valorizada

Segundo o Censo da Educação Superior, o curso de Direito é um dos mais procurados do Brasil. Como mostramos a você no tópico anterior, são muitas as oportunidades na área e, várias delas, com bons salários. Esse fator, associado à possibilidade de ser um real agente transformador da sociedade, estão cada vez mais atraindo novos alunos para esse curso.

E você sabia que mesmo com muitos bacharéis em Direito se formando, o mercado ainda tem muitas demandas e precisa de excelentes profissionais para supri-las? Então faça parte dos destaques e encare isso como mais uma motivação!

Powered by Rock Convert

Ao escolher uma carreira jurídica, saiba que você entrará em uma área muito bem reconhecida e valorizada pelas pessoas. Certamente, você já ouviu alguém fazendo elogios a um advogado ou tem um parente que seguiu esse rumo profissional e teve grande destaque, não é mesmo?

5. Robôs (ainda) não vão substituir os bacharéis em Direito

Ao contrário de muitas profissões que estão correndo risco de acabarem ou serem completamente reinventadas devido aos avanços da tecnologia, a área de Direito se fortalece cada vez mais com a chegada da “Era das Máquinas”. É que robôs ainda não conseguem fazer tudo aquilo que é exigido de um profissional graduado, então fique despreocupado!

Além disso, as inovações tecnológicas e a Internet têm trazido ainda mais oportunidades de trabalho: assuntos relacionados à privacidade e proteção de dados, regulamentação de novas tecnologias e o universo das Startups estão em alta e os juristas sempre são consultados sobre essas temáticas.

6. Você pode saber mais sobre a rotina da profissão antes de escolher

Como a área de Direito é bem popular, a facilidade para encontrar profissionais da área para bater um papo e conhecer mais sobre o dia a dia no ambiente de trabalho é bem fácil. É possível que, até mesmo na sua família, tenha alguém que atue como advogado ou possa apresentar a você um excelente jurista.

Outra opção interessante para aprender mais sobre a graduação em Direito é visitar as universidades da sua região. A Unipar, por exemplo, oferece projetos em que você pode se inteirar sobre toda a estrutura, professores e rotinas do curso, além de conversar com alunos e especialistas da área para tirar todas as dúvidas que ainda restam antes de tomar a sua decisão.

Nas redes sociais, você ainda encontra grupos de estudantes de Direito de várias partes do Brasil. Neles, você tem a oportunidade de bater um papo com pessoas que já passaram por esse momento e que podem ajuda-lo a encontrar uma luz nesse novo caminho que está pensando em trilhar! Aproveite para perguntar sobre a rotina de estudos e, é claro, sobre as oportunidades de estágio para ganhar um dinheirinho e aprender muito durante o curso.

Quando chega a nossa hora de escolher uma graduação, é normal dar aquele frio na barriga e uma vontade enorme de conhecer mais detalhes sobre a área que você pretende seguir. O importante é procurar apoio dos amigos, familiares — e é claro, de quem sabe tudo sobre o curso de Direito — para ajudá-lo a ter cada vez mais certeza dessa sua decisão. Depois que toda a ansiedade passar, é só alegria: não há nada melhor que estudar e trabalhar com o que sempre sonhamos!

Você leu este conteúdo, escolheu seguir a carreira jurídica e já quer pensar em qual será a sua futura profissão? Então comente aqui suas dúvidas, para que possamos ajudá-lo nisso 🙂

Posts relacionados

Um comentário em “6 coisas sobre o curso de Direito que todo futuro acadêmico deve saber

Deixe uma resposta