Com a proximidade da época de prestar vestibular e Enem, a gente fica com um monte de dúvidas, não é? Tem que escolher o curso, a universidade, a modalidade de ensino, a cidade, e por aí vai. Tudo isso em meio a um cronograma de estudos sem trégua.
Calma! É uma fase complexa e de muitas decisões, mas tudo isso vale a pena. Principalmente porque o ensino superior é o primeiro passo na construção de uma carreira. Agora, você sabia que pode trabalhar com o que mais gosta? Buscar por isso ajuda a tornar as escolhas um pouco mais fáceis.
Por exemplo, para quem adora esportes, segue mil páginas de vida saudável no Instagram e não sai da academia, há duas opções de curso de Educação Física: licenciatura ou bacharelado. Não sabe qual é a diferença? Então, está no lugar certo. Continue a leitura e confira qual desses tipos de formação tem mais a ver com você!
Como funciona o curso de Educação Física?
Como você já deve saber, o educador físico é o profissional especialista em exercícios físicos, seja na prática esportiva, seja como personal trainer ou mesmo como professor. Aí é que está a grande diferença entre a formação em bacharelado ou licenciatura: as possibilidades de atuação. Veja só!
Bacharelado
Esse é o tipo de graduação mais comum no Brasil e, também, responsável por algumas das profissões mais bem-pagas no mercado, como a Medicina, o Direito e as Engenharias. Basicamente, se você observar a descrição de um curso e não tiver a especificação de licenciatura ou tecnólogo, trata-se de um bacharelado.
Sua principal característica é a formação mais ampla, desde as bases teóricas até as muitas aplicabilidades da área de conhecimento em questão. Desse modo, o bacharelado forma profissionais generalistas, que mandam bem em tudo.
A grande vantagem é, então, o maior leque de possibilidades de atuação. Se você investir em um bacharelado, poderá trabalhar em:
- academias;
- clubes de lazer;
- clubes desportivos;
- hotéis e spas;
- centros de reabilitação;
- centros de idosos;
- escolas especializadas em esportes;
- resorts e cruzeiros;
- atendimento individual etc.
Para usufruir de tantas opções, o curso de Bacharelado em Educação Física é bastante abrangente e pode levar de 4 a 6 anos. Entre as principais matérias da grade curricular, estão:
- Anatomia e Fisiologia Humana;
- Biomecânica do Movimento;
- Desporto Individual e Coletivo;
- Desporto de Lutas;
- Recreação e Lazer;
- Atividades Rítmicas e Expressivas;
- Atividades Aquáticas;
- Promoção da Saúde etc.
A grade é puxada, mas vale a pena. O único lugar em que os bacharéis não podem atuar é na educação básica — e é aí que entram os licenciados.
Licenciatura
Depois desse spoiler, você já sabe: os licenciados são os profissionais aptos a darem aulas na educação básica. Então, a licenciatura em Educação Física dá ao futuro professor a possibilidade de atuar no ensino fundamental (1.º ao 9.º ano) e no ensino médio (1.º ao 3.º ano), tanto da rede pública como da privada.
No ensino infantil, embora seja o lar da Pedagogia, o licenciado em Educação Física pode trabalhar com programas especiais de educação do movimento para os pequenos. Além disso, podem dar aulas na educação para jovens e adultos (EJA) e se especializar na educação física para pessoas com deficiência (PCDs).
Agora, para se tornar um especialista da educação, o estudante tem uma série de disciplinas próprias das licenciaturas, além, é claro, das aulas específicas da área de Educação Física (como as do Bacharelado). Então, entram na grade:
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
- Filosofia da Educação;
- Didática;
- Políticas Públicas e Organização da Educação Básica;
- Educação Inclusiva etc.
Outra particularidade da licenciatura é a obrigatoriedade da realização de estágios em escolas, tanto no ensino fundamental como no ensino médio.
Como escolher entre essas opções?
Agora que você viu as principais diferenças entre as duas, é hora de escolher. Afinal, você deve fazer Educação Física licenciatura ou bacharelado? Olha só algumas dicas para tomar a decisão.
Avalie seus objetivos profissionais
O primeiro passo é avaliar seus objetivos profissionais. A pergunta é muito simples: você gostaria de dar aulas ou não? Se sim, já sabe que deve fazer a licenciatura. Se você nunca se imaginou na educação básica, o bacharelado é a melhor opção, já que abre várias portas no mercado de trabalho.
Pense nas oportunidades do mercado
Vale a pena pensar também nas oportunidades do mercado. Na rede pública de ensino, por exemplo, há uma alta demanda de professores, então, trabalho é o que não falta. Já nas possibilidades do bacharelado, observe se na sua região há oportunidades crescentes para profissionais da educação física. Em geral, essa é uma área promissora!
Não pense que o seu futuro está decidido
Por fim, nossa dica é: não fique achando que essa decisão vai definir toda a sua vida profissional. Lembre-se de que há sempre a possibilidade de fazer uma segunda graduação, uma formação pedagógica, prestar concursos, seguir a carreira acadêmica, abrir um negócio etc.
Enfim, o seu plano de carreira pode mudar muito ao longo dos anos, e nem sempre o curso de graduação determina tanto assim os rumos dela. Por isso, tente relaxar um pouco e escolher se fará bacharelado ou licenciatura sem tanta pressão, tudo bem?
Como a graduação pode impactar sua inserção no mercado de trabalho?
Depois de tanto refletir sobre o tipo de graduação, que tal focar sua energia na escolha da universidade? A qualidade do seu curso é decisiva para a inserção no mercado de trabalho com o pé direito. A começar pelo óbvio: opte sempre por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Afinal, dificilmente uma empresa aceitará seu diploma se ele for emitido por uma instituição sem credibilidade. No mais, é bom escolher um curso que proporcione uma forte base teórica, ao mesmo tempo em que proporciona as vivências práticas necessárias para o exercício profissional.
Aqui na Unipar, nossos alunos contam com uma infraestrutura completa e privilegiada para que o curso desenvolva ao máximo seus conhecimentos. Contamos com laboratórios diversos, inúmeras quadras, pista de atletismo e piscinas térmicas.
Enfim, depois dessa leitura, você já tem boas informações para escolher entre os cursos de Educação Física licenciatura ou bacharelado. Ao lado dessa decisão, não deixe de pesquisar com carinho a respeito da instituição de ensino. Uma universidade de verdade pode proporcionar uma experiência acadêmica muito rica!
Então, entre em contato com a Unipar pelo WhatsApp! Tire suas dúvidas, inscreva-se no curso desejado e torne-se logo um dos nossos unimores!