A graduação em Administração é uma das mais procuradas, já que ela permite oportunidades diversas, tanto no empreendedorismo quanto para quem opta por um trabalho de carteira assinada. 😎
A opção é promissora, mas também é importante saber alguns detalhes do curso de Administração, antes de fazer o vestibular. Por exemplo, você sabe quais as principais disciplinas? E quais as possibilidades de atuação? Entender tudo isso ajuda a ver se ele entrega o que você realmente espera.
Reunimos informações importantes para ajudar você a conhecer melhor a graduação em Administração. Confira!
O que faz um administrador?
Um administrador realiza funções importantes nas empresas. É o responsável por cuidar da parte estratégica do negócio, que aborda responsabilidades como: decidir o rumo dela, planejar ações para seu crescimento, escolher como o dinheiro será usado, cuidar das relações entre os funcionários, definir metas, encarregar-se de ações de responsabilidade social e decidir sobre parcerias.
Na prática, todas essas responsabilidades também podem ser divididas com outro profissional, que, na maioria das vezes, o administrador supervisiona. De qualquer forma, sendo a sua a própria empresa, ou sendo você contratado, o grande objetivo é não deixar o negócio falir e, ainda, fazê-lo crescer.
Quais as possibilidades de carreira?
O mercado de trabalho é promissor e o administrador encontra oportunidades nos seguintes setores:
- setor público: a principal característica de quem escolhe essa área é a estabilidade financeira. Existem concursos públicos de diversas carreiras e em todas as unidades federativas. Os que propiciam melhor salário costumam ser de tribunais custeados pela União (como STF e STJ);
- setor privado: o trabalho em empresas privadas também pode ser vantajoso. Apesar de não contar com a estabilidade da carreira pública, ele possibilita mais crescimento e, dependendo, ganhos crescentes;
- exterior: quem tem um segundo idioma também pode encontrar possibilidades fora do país ou em empresas multinacionais;
- consultoria: qualquer pessoa que está abrindo uma empresa tem várias dúvidas no começo, não é mesmo? O consultor é o profissional que orienta nesses casos. Aqui vai uma dica: como a internet cresce a cada momento, uma ideia é construir uma reputação com a ajuda de redes sociais, postando conteúdos interessantes;
- empreendedorismo: o sonho de muita gente é abrir o próprio o negócio. Ter conhecimentos especializados antes de isso acontecer é meio caminho andado para tudo dar certo.
O que avaliar ao escolher uma instituição de ensino?
Não basta escolher o curso com o qual mais nos identificamos. É importante, também, ter atenção com a instituição de ensino da graduação em Administração, já que é ela quem proporciona as ferramentas adequadas para o aluno se desenvolver. Por isso, sugerimos que você avalie os seguintes critérios!
Grade curricular
As faculdades costumam ter várias disciplinas em comum na grade curricular. No entanto, não são exatamente iguais, sabia? Então, procure saber as disciplinas de cada período, a carga horária, a atualização dos conteúdos, as matérias optativas.
Corpo docente
Os professores ajudam a instituição crescer e são uns dos grandes investimentos feitos por ela. Além disso, eles são os responsáveis por transmitir todo o conhecimento necessário ao estudante. Nesse sentido, avalie quem é o corpo docente e a qualificação dele. Por exemplo, o professor tem especialização? Faz mestrado?
Reputação da instituição
Faça uma lista das melhores faculdades e, em seguida, analise as opiniões deixadas nas redes sociais. Analise o que os comentários negativos dizem, veja se fazem sentido para o que você busca e equilibre-os com os elogios. Conhecer ex-alunos da instituição e avaliar como o mercado de trabalho a enxerga também são critérios a serem observados.
Quais as disciplinas estudadas na graduação em Administração?
A graduação em Administração tem duração de 4 anos, que são divididos em 8 semestres. São muitas as disciplinas do curso e, além de elas contribuírem na parte teórica, podem ajudar na aquisição de competências profissionais. Confira algumas!
Macroeconomia
A macroeconomia estuda o panorama econômico da realidade brasileira. O aluno entende conceitos e aplicações importantes para fundar e manter uma empresa. Alguns deles são inflação e desemprego e a relação entre eles, funções do dinheiro, balanço de pagamentos, variáveis macroeconômicas (produto, renda, consumo, importações, exportações, investimentos, gastos).
Direito Empresarial
É um ramo do Direito que tem o objetivo de cuidar das atividades, dos direitos e dos deveres de uma empresa. A disciplina ensina conceitos importantes, como abertura de sociedades, fusão de empresas, dissolução de sociedade, recuperação judicial, tipos de sociedade, entre outros.
Contabilidade
A contabilidade empresarial lida com todo o dinheiro que a empresa gera e gasta, que são as receitas e despesas. Nisso, é preciso entender conceitos como balancetes, balanço patrimonial, ativo, passivo, fluxo de caixa, entre outros.
Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas é encarregada de cuidar de todos os funcionários que trabalham na empresa. São eles os grandes responsáveis por fazer com que ela cresça. Eles atendem aos clientes, cuidam da limpeza, fazem relatórios, compram itens, ajudam no marketing, entre outras atividades.
Para que todos esses trabalhos sejam eficientes, é fundamental que os trabalhadores sejam bem selecionados e estejam satisfeitos. Para isso, é necessário cuidar de processos como motivação, desenvolvimento, treinamento, recrutamento e definição de cargos.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico orienta a empresa quanto às suas decisões e distribuições de recursos. O estudante aprende a fazer o diagnóstico empresarial, construir a identidade organizacional, criar metas, elaborar o plano de ação e acompanhar todas as atividades. Conceitos como análise SWOT, missão, visão e Balanced Scorecard são bastante importantes nesse caso.
Qual o perfil ideal para o profissional?
O bom administrador precisa ser alguém com facilidade de comunicação e espírito de equipe, já que lidará com pessoas o dia todo e ocupará cargos em que precisará coordenar outros funcionários.
Também é importante que tenha facilidade em organização e no planejamento. Ele será responsável por planejar e gerenciar diversas tarefas. O compromisso com resultados é outra característica importante, já que a dedicação fará toda a diferença para os objetivos serem alcançados.
Qual a média salarial?
A média salarial de um recém-formado em Administração é de R$ 4.163. No entanto, há chances de aumento de salário, conforme você cresce na carreira também. Para isso, é recomendável continuar o investimento em si, nos seus conhecimentos e no seu desenvolvimento profissional, para que mais portas se abram enquanto você caminha, combinado? 😉
Bem, agora que você já sabe as principais informações da graduação em Administração, não se esqueça de buscar a formação em uma faculdade de confiança, que dê a você os recursos necessários à sua educação. A Unipar pode ajudar nisso. Obtivemos nota máxima pelo MEC, no conceito institucional, e temos um corpo docente supercapacitado e alinhado às exigências do mercado de trabalho.
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