Saber como anda o mercado de trabalho no Paraná é uma ótima maneira de analisar as tendências e escolher uma carreira para seguir. Afinal, conferir as profissões mais promissoras, os índices de desemprego e as especializações em alta na região ajuda a identificar quais graduações vão favorecer o seu desenvolvimento profissional nos próximos anos.
Pensando em ajudar você a identificar quais são as áreas mais promissoras para seguir no estado do Paraná, montamos este post. Ele mostra o panorama do mercado de trabalho na região e as principais profissões em alta. Acompanhe e fique por dentro do assunto!
Como está o mercado de trabalho no Paraná?
O Paraná é um dos estados de maior desenvolvimento do Brasil. Ele apresenta o 5.º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, no ano de 2018, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso mostra como a região é uma das mais favoráveis quando o assunto é produção de bens e serviços.
O Paraná também é um lugar que recebe muitos investimentos em startups. Curitiba, por exemplo, é a quarta cidade mais procurada pelas fintechs, empresas financeiras inovadoras no setor da tecnologia, e tem interesse em se tornar a capital brasileira do segmento.
Além disso, mesmo com os impactos da pandemia, o estado conseguiu ter um saldo positivo de abertura de postos de trabalho em 2020. Isso indica que a economia da região continua se movimentando, e que os moradores podem ter boas perspectivas em relação às oportunidades no mercado de trabalho.
Quais são as profissões promissoras para o estado?
Alguns setores ganham destaque no mercado devido ao seu crescimento. Observar essas tendências é uma maneira de identificar profissões com demanda de profissionais e garantir um bom desenvolvimento de carreira para o futuro.
A seguir, veja algumas áreas de trabalho que apresentam um futuro promissor!
Biotecnologia
Biotecnologia é um dos cursos do eixo das Ciências Biológicas que une conhecimentos de Ecologia, Genética, Biologia Celular e Molecular, entre outras áreas, com o desenvolvimento tecnológico. Isso permite desenvolver pesquisas e implementações nos mais variados setores do mercado, desde a indústria química e a agricultura até a bioinformática e a produção de energia.
Outra área com muito potencial de crescimento e que pode utilizar os conhecimentos da Biotecnologia é a farmacêutica. Com a crise sanitária, a necessidade de desenvolvimento de medicamentos e de vacinas para o combate a infecções se tornou mais urgente.
O Brasil tem um grande potencial para se destacar mundialmente com a Biotecnologia, sobretudo com o desenvolvimento de pesquisas em universidades e em empresas privadas.
Para seguir nessa área, é possível cursar a graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina ou Biotecnologia. Além disso, fazer especializações em áreas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico é um ótimo investimento na carreira.
Mídias
Com o crescente aumento do uso das redes sociais, as empresas passaram a investir ainda mais nessas ferramentas para gerar leads (clientes em potencial) e divulgar a marca. Por esse motivo, trabalhar com o gerenciamento de mídias é outro exemplo de carreira promissora.
Existe uma série de estratégias necessárias para garantir um bom posicionamento e visibilidade nas redes sociais. E há diversas questões legais como o domínio de imagens e de direitos autorais. Desse modo, um profissional especializado no assunto consegue definir um planejamento mais preciso para impulsionar uma marca e promover o crescimento de uma empresa.
Para se destacar na área, é fundamental ter conhecimentos técnicos de criação e de edição de conteúdo digital, como fotos, vídeos e textos. Alguns dos cursos que ajudam a compreender esse processo criativo são Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing.
Desenvolvimento de Sistemas
As inovações tecnológicas, como visto, têm dominado o mercado. Para que uma empresa esteja alinhada às novidades da sociedade, é necessário investir em resoluções e em ferramentas digitais, a fim de acompanhar o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação.
Por conta disso, a demanda por profissionais aptos a desenvolver sistemas para computadores e aplicativos de smartphones tem crescido bastante. A capacidade de criar sites, apps, softwares e demais ferramentas com uma interface intuitiva, mecanismos de integração e boa usabilidade é algo muito procurado no mercado.
Além do mais, a confiabilidade desses sistemas, principalmente aqueles que lidam com uma grande quantidade de dados sensíveis, é de extrema importância. Por isso, noções de segurança da informação são fundamentais.
Cursos que ensinam lógica e linguagens de programação permitem que o aluno desenvolva autonomia e visão crítica para criar sistemas e aplicativos. Dentre as diversas graduações que proporcionam esses conhecimentos, podemos citar:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Ciência da Computação;
- Ciências de Dados;
- Desenvolvimento Mobile;
- Gestão da Tecnologia da Informação;
- Sistemas para Internet;
- Sistemas de Informação.
Enfermagem
A área da saúde sempre terá uma demanda constante por profissionais especializados nos cuidados com o paciente. Desse modo, Enfermagem é outra profissão em alta, principalmente em regiões que foram gravemente afetadas pela crise sanitária.
Essa é uma das profissões de mais prestígio na sociedade, justamente pelo seu comprometimento em priorizar a saúde e o bem-estar da população, oferecendo serviços de assistência no tratamento médico. Por conta disso, ter uma graduação na área é fundamental para aprender tanto conhecimentos teóricos quanto práticos da área.
Farmácia
Assim como a Biotecnologia, a Farmácia é outra área de grande crescimento no mercado. A produção de medicamentos, cosméticos e alimentos é fundamental para o bem-estar da sociedade.
Quem segue nessa área pode trabalhar em indústrias, em universidades e em empresas dos mais variados portes. Essa é outra das diversas profissões nas quais uma especialização oferece ainda mais oportunidades em um eixo específico de atuação. Por isso, vale a pena investir tanto na graduação quanto na pós.
Qual é a importância da graduação diante desse cenário?
A importância do Ensino Superior fica evidente quando um profissional se depara com o mercado de trabalho. Ter feito uma faculdade, seja ela presencial ou semipresencial, seja ela EAD, permite adquirir conhecimentos fundamentais para o exercício da profissão, assim como habilidades necessárias para atuar no segmento.
Por essa razão, recrutadores dão preferência por candidatos que apresentam graduação, independentemente do tipo (bacharelado ou tecnólogo), e oferecem melhores salários a quem apresenta a qualificação necessária para assumir determinados cargos. Quem tem uma pós-graduação no currículo desfruta ainda de maiores vantagens.
Como visto, o mercado de trabalho no Paraná apresenta boas perspectivas para o futuro, principalmente para quem tem diploma em alguma das áreas mais promissoras citadas. Desse modo, vale a pena investir no desenvolvimento profissional ao começar uma graduação e preparar a sua carreira para o sucesso.
Este post despertou o seu interesse por começar uma graduação? Então, conte com a Unipar para isso! Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.