Após a graduação, dar continuidade aos estudos é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira. Nesse contexto, o mestrado em Direito Processual surge como uma ótima opção.
A área do Direito oferece muitas possibilidades de especialização, sobretudo na pós-graduação stricto sensu, como é o caso do mestrado. Em Direito Processual, é possível encontrar linhas de pesquisa interessantes e com vários pontos que podem ser estudados.
Quer saber mais sobre como você pode se especializar em Direito Processual por meio do mestrado? Então, acompanhe este post para conhecer o curso e as vantagens de fazer essa pós-graduação!
Como funciona o curso de mestrado em Direito Processual?
Como visto, o mestrado é uma pós-graduação de tipo stricto sensu. Sendo assim, o objetivo principal desse curso é transformar o profissional em um mestre. Esse título oferece a oportunidade de lecionar no Ensino Superior e de desenvolver trabalhos na comunidade científica.
Atualmente, o mestrado é capaz de oferecer benefícios também para quem deseja seguir no mercado de trabalho, indo além da carreira acadêmica. É por isso que esse tipo de pós-graduação costuma beneficiar muitos profissionais do Direito.
O curso de mestrado em Direito Processual, por sua vez, tem como objetivo estudar profundamente as questões envolvidas e desenvolver trabalhos relacionados com as áreas judicial e extrajudicial. Por ser voltado para estudantes que já conhecem o assunto, o conteúdo visto na pós se dedica a apresentar estudos ainda mais aprofundados sobre o campo.
Essa pós-graduação é voltada para profissionais formados em Direito, vindos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Quer saber mais sobre o curso? Então, confira a seguir!
Tempo de curso
O mestrado tem como objetivo ajudar um aluno a conhecer melhor os processos de produção científica e se aprofundar em uma determinada linha de pesquisa. Por conta disso, a grade curricular apresenta poucos conteúdos práticos e se dedica à apresentação de teorias e à elaboração da dissertação.
Além disso, oferece uma carga horária flexível, dispondo de 24 meses para que o aluno conclua todas as atividades necessárias, inclusive a escrita da dissertação e a preparação para a defesa do trabalho.
Linhas de pesquisa
No curso de mestrado em Direito Processual da Unipar, o aluno ainda pode escolher entre duas principais linhas de pesquisa nas quais se especializar: Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais e Processo e Relações Negociais.
Na linha de Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais, o aluno foca estudos relacionados à investigação de problemas ligados à proteção dos Direitos Humanos, inclusão social e segurança dos grupos minoritários.
Já em Processo e Relações Negociais, o objetivo principal é elaborar e estudar pesquisas sobre o processo civil nas relações jurídicas. Basicamente, essa linha se concentra na proteção de direitos individuais e coletivos, assim como visa a solução de conflitos por meio de procedimentos jurisdicionais e não jurisdicionais.
Objetivos
A principal proposta do mestrado em Direito Processual é a produção de conhecimentos na área que possam ser relevantes para a sociedade. Desse modo, trabalha com os alunos o desenvolvimento de senso crítico, pesquisa científica e qualificação docente.
O objetivo é formar profissionais especializados em determinada linha de pesquisa, aptos para assumir cargos de docência na área de Direito ou para exercer o título de mestre no mercado de trabalho, tendo acesso a melhores oportunidades de emprego.
Para obter o título de mestre em Direito Processual, o aluno deve defender uma monografia, ao fim do curso, de tipo dissertação. Se o trabalho for aprovado pela banca avaliadora, é possível concluir a pós-graduação.
Ao longo do curso, o estudante tem contato com disciplinas e orientação para desenvolver a dissertação sobre um tema de seu interesse. Nesse caso, diferentemente do doutorado, a ideia não precisa ser inédita, porém, deve apresentar relevância na área de pesquisa.
O que é visto ao longo do curso?
Como visto, o mestrado em Direito Processual tem duração de dois anos, dentro dos quais o aluno deve desenvolver uma dissertação, recebendo orientação e participando de disciplinas fundamentais para a compreensão do tema.
Essas disciplinas podem se dividir entre obrigatórias e optativas, assim como apresentam também uma linha de estudo específica, na qual o estudante escolhe de acordo com as suas preferências e interesse de pesquisa.
Dentro das disciplinas obrigatórias, os conteúdos abordados são mais abrangentes para a área de Direito Processual. As matérias vistas ao longo do mestrado são:
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- História, Processo e Ideologia;
- Princípios Basilares do Processo Civil e Critérios de Ponderação;
- Compreensão Crítica do Processo de Conhecimento;
- Teoria Crítica do Direito.
Já entre as disciplinas optativas, existem as seguintes opções:
- Prática Docente;
- Metodologia da Ação Docente;
- Jurisdição e Inclusão Social;
- Hermenêutica Jurídica;
- Tutela Jurisdicional das Minorias e Biodireito;
- Sistemas Processuais Garantista e Inquisitivo.
Além disso, existem disciplinas específicas para cada linha de pesquisa. Quem deseja se aprofundar em Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais pode estudar Direitos Humanos e Processo Civil, Tutela Jurisdicional dos Direitos Difusos e Coletivos nos Contratos, além de Processo Civil na Dimensão dos Direitos Fundamentais.
Por outro lado, quem tem interesse em seguir na linha de Processo e Relações Negociais tem contato com as disciplinas de Proteção Jurisdicional dos Contratos, Efetivação Processual das Obrigações, assim como Sistema Civil-Constitucional e as Bases Teóricas da Relação Negocial.
Quais as vantagens de fazer mestrado?
Se você ainda tem dúvidas se deve ou não entrar para o curso de mestrado, separamos algumas das principais vantagens que são possíveis de obter ao concluir essa pós-graduação. Veja mais!
Aumento da remuneração
Fazer pós-graduação é uma das maneiras de conseguir maiores salários no mercado de trabalho. Afinal, com mais conhecimentos específicos, o profissional pode ocupar cargos de maiores responsabilidades e níveis técnicos.
Aprofundamento científico
O curso de mestrado estimula o conhecimento científico, de modo que é possível se aprofundar em uma determinada área. Esse saber agregado é de muito valor ao profissional, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a carreira.
Diferencial competitivo
Direito é um curso muito procurado na atualidade. Por conta disso, é possível esperar um grande volume de profissionais no mercado de trabalho e na área acadêmica. Desse modo, é preciso encontrar recursos para se destacar entre os colegas e ter um bom desenvolvimento de carreira.
Por meio do curso de mestrado em Direito Processual, é possível desenvolver habilidades e competências fundamentais para agregar um diferencial para a carreira. Isso faz com que você tenha conhecimentos específicos e aprofundados na área, conseguindo se destacar nas oportunidades de emprego.
Desenvolvimento de carreira
Com o curso de mestrado, é possível seguir carreira acadêmica ou ocupar espaços de maior prestígio no mercado de trabalho. Além disso, diversos concursos solicitam o título de mestre para concorrer às vagas, o que dá a você ainda mais benefícios para se desenvolver profissionalmente.
Gostou de saber mais sobre as oportunidades de carreira proporcionadas pela pós-graduação stricto sensu e conhecer o mestrado em Direito Processual? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a investir no seu sucesso.
Quer saber o que você precisa para dar início à sua pós-graduação? Entre em contato conosco e tire todas as dúvidas!