Se você está procurando por motivos para fazer Medicina, chegou ao post certo! Esse é um curso muito procurado no Brasil, principalmente, pelas várias oportunidades de desenvolvimento de carreira e crescimento pessoal.
Muitas pessoas sentem receio em buscar o curso de Medicina devido à alta concorrência no vestibular e a necessidade de se empenhar bastante para conseguir a aprovação. No entanto, queremos mostrar para você que vale a pena superar os desafios para ir atrás dessa graduação, se esse for o seu desejo.
Ainda não se convenceu disso? Então, acompanhe este post e confira 8 ótimos motivos para entrar na faculdade de Medicina!
1. Possibilidade de ajudar outras pessoas
Ajudar ao próximo é uma das principais motivações de muitas pessoas que escolhem seguir na área da saúde. Afinal, esse é um segmento do mercado que trabalha diretamente na promoção do bem-estar aos pacientes.
O profissional da Medicina tem um compromisso de examinar, diagnosticar e prescrever os tratamentos mais adequados para cada paciente, de acordo com o quadro em que apresenta.
Quem gosta de estar em contato com outras pessoas tem ainda mais benefícios nessa profissão. Afinal, para oferecer um bom atendimento, é preciso conversar e dar atenção aos pacientes, sem contar que é possível conhecer indivíduos vindos das mais diversas regiões, culturas e crenças.
Por conta dessa função, o médico é capaz de impactar positivamente a vida de diversas pessoas, cuidando da saúde, ajudando a recuperar as esperanças e contribuindo para que o bem-estar de cada uma delas seja garantido.
2. Variedade de especialidades para escolher
Ao fazer Medicina, um aluno se forma como clínico geral, após 6 anos de graduação. No entanto, os médicos formados podem buscar a residência médica, para se especializarem em uma área específica — por exemplo, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Oncologia, entre outras.
A residência médica é um tipo de especialização para profissionais da Medicina, que permite focar as práticas em determinado nicho. A boa notícia é que existe uma enorme variedade de especialidades para escolher e a maioria delas tem ótimas chances de emprego.
3. Mercado de trabalho amplo
Isso nos leva a outra grande vantagem de fazer Medicina: o mercado de trabalho com muitas oportunidades de emprego e opções de carreira. Dificilmente um médico formado se encontra desempregado, pois sempre é necessária a presença de um profissional capacitado nos centros de saúde.
Além do mais, quem cursa Medicina pode trabalhar em clínicas, consultórios, ambulatórios, hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso e diversos outros espaços. Ou seja, as possibilidades de atuação também são variadas, permitindo que cada profissional encontre o que mais se encaixa nas suas expectativas de carreira.
4. Chances de contribuir com a ciência
Um profissional formado em Medicina não é necessariamente um cientista. No entanto, a área da saúde apresenta diversas evoluções e descobertas científicas, o que faz com que os médicos possam trabalhar em conjunto com outros profissionais, como biomédicos e farmacêuticos.
Desse modo, também é possível contribuir com os avanços científicos e ajudar para que novos tratamentos eficazes sejam descobertos, promovendo ainda mais o desenvolvimento social, sobretudo na área da saúde.
5. Altos salários
A remuneração de um profissional de Medicina é, geralmente, uma das mais atraentes do mercado. Isso se explica devido à responsabilidade da profissão na sociedade e às jornadas de trabalho puxadas, compensadas pelos altos salários.
Atualmente, no Brasil, a média salarial para um profissional graduado em Medicina é de R$ 10.527,00*. Entretanto, é importante ressaltar que a carga horária trabalhada, a região, a especialidade, o tempo de carreira e a área de atuação são fatores que influenciam no aumento do salário.
6. Maior satisfação pessoal
Como visto, Medicina é um dos principais cursos procurados por pessoas que desejam dedicar as suas vidas para salvar outras. Essa função social está muito relacionada ao aumento da satisfação pessoal.
Quem não quer trabalhar com o que gosta, não é mesmo? Isso faz com que os olhos brilhem ao falar da profissão e que haja mais motivação para desempenhar as suas funções na rotina de trabalho.
A carreira de Medicina tem de tudo para oferecer isso a uma pessoa, desde o período da graduação. Por essa razão, um dos principais motivos levados em consideração na hora de decidir ou não fazer esse curso é a possibilidade de ter uma maior satisfação pessoal e profissional.
7. Conhecimentos específicos
Não tem como negar que uma pessoa que se propõe a cursar Medicina está se dispondo a passar muitos anos de sua vida estudando. Além disso, essa é uma profissão que exige passar por constantes atualizações. Desse modo, mesmo após a graduação e a especialização, o profissional continua se dedicando aos estudos.
É por isso que a maior parte dos estudantes de Medicina e profissionais formados têm um grande leque de conhecimentos específicos. Ao longo do curso de Medicina, o principal objeto de estudo é o corpo humano e as patologias que podem afetá-lo, mas isso não faz com que seja dispensável o estudo sobre conteúdos sociais, ética, legislação e demais assuntos.
Sendo assim, ao fazer Medicina, você tem acesso a uma enorme quantidade de conhecimentos, promovendo mais desenvolvimento pessoal, emocional e profissional.
8. Rotina de trabalho flexível
Outro ponto importante de ressaltar sobre a carreira em Medicina é que a rotina profissional nem sempre é fixa e dificilmente segue um horário rígido. Então, é possível ter mais flexibilidade para escolher os seus períodos de trabalho e administrar o seu tempo da forma que preferir.
Dependendo da área de especialização escolhida, é possível trabalhar por poucas horas no dia e nem sempre é necessário ir diariamente ao trabalho. Há também as chances de fazer plantões, principalmente quem trabalha na área clínica, o que garante períodos de folga maiores.
Como visto, os principais motivos para fazer Medicina mostram como é possível administrar a carreira da maneira que você deseja, contribuir com o desenvolvimento social e científico, ajudar outras pessoas, ter mais satisfação pessoal e, ainda, ter uma boa remuneração. Vários benefícios, não é mesmo? Se este post convenceu você a entrar no curso, comece agora mesmo a se preparar para garantir a aprovação no vestibular.
Quer saber como se dar bem na carreira em Medicina? O primeiro passo é contar com uma instituição de ensino parceira nos seus estudos. Fale conosco e conheça mais sobre a Unipar!
* Valores sujeitos à alteração.