Sábados e domingos costumam ser reservados para qualquer coisa que não envolva compromisso. Muitas pessoas, no entanto, aproveitam esses dias para revisar e fixar novos conteúdos. Se também é o seu caso, ou você está se preparando para estudar no final de semana, saiba que é crucial manter o equilíbrio.
O período de folga guarda horas extras valiosas para quem tem pouco tempo na semana ou, simplesmente, quer garantir um reforço no aprendizado. A boa notícia é que dá para fazer várias coisas sem correr o risco de enfrentar a exaustão.
Quer saber como? Então, prossiga com a leitura, porque listamos dicas que podem ajudar bastante!
1. Montar um cronograma diverso
Transforme o planejamento em seu melhor amigo. Ele não precisa ser tão rígido, já que você fará adaptações conforme a necessidade. O importante é começar a dar forma à sua agenda de final de semana, incluindo desde horários de estudo até momentos exclusivos para o lazer e o descanso.
Para começar, pense no período que você costuma ter mais disposição. Se for pela manhã, por exemplo, sempre inicie os seus sábados e domingos revisando matérias. Lembre-se de que as primeiras horas do dia tendem a render melhor, então, ocupe-as com as disciplinas prioritárias.
Uma boa tática para seguir o cronograma é registrá-lo em um caderno ou bloco de notas digital. Ter esse material em mãos fará com que você não perca nenhum minuto pensando no que fazer. Ou seja, ele permite pular direto para a parte de preparo para provas e obtenção de conhecimentos.
2. Definir horários para início e término
Nossa vida é marcada por fases distintas. Assim, não há problema em preferir determinadas atividades em alguns momentos, ainda mais se essa escolha vem acompanhada de um objetivo claro. O problema ocorre quando abraçamos compromissos demais, a ponto de perder o controle da rotina.
Vez ou outra, você até pode ocupar uns minutos a mais do sábado ou domingo para revisar matérias. Só tenha cuidado para não tornar isso um hábito. Do contrário, corre o risco de ficar com o corpo e a mente cada vez mais sobrecarregados. O resultado será baixa produtividade em tudo o que fizer.
A melhor estratégia para prevenir o cansaço excessivo é ter um tempo limite para estudar no final de semana. Não importa se você fará seus trabalhos de manhã, à tarde ou à noite. Em todo caso, sempre estabeleça um horário para iniciar e terminar, evitando ao máximo a quebra dessa regra.
3. Organizar metas de revisão
Cumprir objetivos aos poucos é uma boa maneira de permanecer no caminho que você deseja seguir. Por isso, é crucial pensar em metas realistas para cada final de semana. Não adianta querer dar conta de muita coisa, pois isso só trará frustração e, consequentemente, desânimo.
Sempre considere o tempo disponível no sábado ou no domingo antes de definir o que fazer no dia. É muito melhor separar poucas matérias por vez e dar seu máximo do que tentar ver diversos conteúdos rapidamente. Assim, você aumenta a chance de terminar os exercícios propostos e mantém a motivação.
Se percebeu que precisa melhorar a sua interpretação de texto, por exemplo, reserve um dia para explorar apenas as atividades que favorecem essa habilidade. Depois, será muito mais tranquilo e gratificante passar para o próximo desafio, independentemente do nível de complexidade.
4. Variar os métodos e as ferramentas
Há várias formas de aprender um assunto ou memorizar conceitos. Então, por que insistir em uma única técnica? Você pode intercalar leituras e resumos à mão com resolução de questionários, misturar aulas em vídeo com podcasts e até parar alguns minutos para explicar o conteúdo em voz alta.
Essa variação estimula o cérebro e combate o tédio no momento de conferir as disciplinas. A parte boa de estudar no final de semana é que você tem mais liberdade para planejar atividades didáticas e, ao mesmo tempo, divertidas. Já pensou, por exemplo, assistir a filmes que abordam diferentes períodos da história?
As ferramentas usadas no aprendizado também podem mudar ao longo do dia. Em vez de se debruçar nos livros e nos cadernos por tanto tempo, você pode apostar em aplicativos específicos. Muitos têm categorias de matérias com simulados de provas, questionários rápidos e até atividades em forma de jogos.
5. Fazer pausas com simples recompensas
Bater metas dá um gás tremendo para continuar se esforçando, mas ninguém é de ferro. Em algum momento, por mais curto que seja o seu período de estudos, você precisará descansar. Isso significa sair de perto do computador ou da escrivaninha para fazer qualquer atividade que não demande muito raciocínio.
Aproveite as pausas entre uma revisão e outra para alongar os membros, beber água ou apreciar a paisagem externa. Sair do ritmo do estudo ajuda a refrescar as ideias e recarregar as energias para um novo bloco de tarefas. Também é uma ótima forma de combater a ansiedade e o estresse.
Se quiser tornar os intervalos ainda melhores, combine-os com alguma recompensa que traga bem-estar: tomar um cafezinho, comer seu doce favorito, trocar mensagens com os amigos ou brincar com seu pet. São todos exemplos de retornos positivos para reconhecer sua dedicação até o momento.
6. Aproveitar o ambiente online
Revisar conteúdos em grupo é uma estratégia interessante, mas dificilmente os seus colegas vão querer se reunir aos sábados ou domingos. A saída pode estar nos encontros online, seja por meio de comunidades nas redes sociais, seja via aplicativos e softwares de videoconferência.
Quem faz faculdade na modalidade de ensino EAD já está familiarizado com esse tipo de reunião. Afinal, muitas instituições contam com plataformas exclusivas, nas quais os alunos e professores conseguem trocar ideias, discutir questões das aulas e até realizar avaliações.
A educação a distância garante praticidade e economia de tempo com deslocamentos. Então, sempre que você precisar tirar dúvidas com outras pessoas, aproveite o ambiente digital. Conecte-se com quem possa dar uma mão no período de folga, sem que isso prejudique a rotina de ambos.
Sabemos que não é fácil abrir mão do lazer, mas tudo melhora quando temos planejamento. Por isso, guarde as nossas dicas para aplicar quando for estudar no final de semana. Você verá, logo de início, que dá para aproveitar diferentes coisas sem perder o melhor do sábado ou domingo.
Agora, se gostou deste artigo e acredita que será útil para outras pessoas, compartilhe-o nas redes sociais!