Depois de meses estudando para o vestibular, passando horas nos livros, enfrentando longas provas e decidindo qual curso fazer, você finalmente conseguiu o que estava esperando: uma vaga no Ensino Superior. Agora, a próxima fase é a matrícula na faculdade. Mas você sabe o que precisa levar nesse dia?
Toda a burocracia envolvida nesse processo pode deixar algumas pessoas ansiosas e confusas. No entanto, saiba que é possível organizar todos os documentos e fazer a matrícula com tranquilidade. Para isso, é importante ficar de olho em algumas questões e, principalmente, no edital que a instituição de ensino lançou.
Cada uma tem os seus critérios e a sua lista de documentos, porém, existem alguns itens que são comuns em todos os lugares. Pensando nisso, fizemos um conteúdo para ajudar você a montar a checklist com o que precisa para fazer a sua matrícula na faculdade. Acompanhe este post e veja um passo a passo de como funciona essa etapa!
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Como saber o tipo de matrícula?
O primeiro passo é saber o tipo de matrícula que você está fazendo. Parece confuso? Então vamos explicar melhor! Existem diversas formas de entrar em um curso do Ensino Superior, como os vestibulares próprios da instituição de ensino ou os programas que usam a nota do Enem como forma de ingresso — como o SiSU e o ProUni.
Sendo assim, é importante saber que os alunos que utilizam esses recursos precisam apresentar mais documentos. A seguir, entenda melhor o que é necessário para esses tipos de matrícula!
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada é uma iniciativa do Governo que promove o ingresso às universidades públicas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quando o resultado do programa é divulgado, na própria página do SiSU aparece a lista de documentos que o aluno precisa levar para fazer a matrícula.
No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes. Cada instituição de ensino tem os seus próprios critérios e editais. Por isso, ainda que o SiSU divulgue a lista de documentos, é fundamental acessar o site da universidade que você passou e procurar o edital que informe sobre a matrícula.
Assim, você garante que não vai faltar nada e corre atrás do que ainda não tem. Além do mais, a maioria das instituições de ensino oferecem ações afirmativas para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas, que são de baixa renda, que apresentam deficiência ou que se autodeclaram como PPI (pretos, pardos ou indígenas).
Quem faz uso das cotas, além dos documentos padrão, deve apresentar também:
- comprovantes de renda familiar para alunos de baixa renda — holerites, extratos bancários dos últimos meses, entre outros;
- certificado de conclusão do Ensino Médio para alunos de escola pública — que conste que estudou em uma escola da rede pública de ensino em todos os anos do Ensino Médio;
- laudo médico para PcDs.
ProUni
Existe outro programa governamental que facilita o acesso ao Ensino Superior. Estamos falando do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele é voltado para pessoas que querem tentar bolsas de estudo parciais ou integrais para cursar a graduação em uma instituição de ensino privada.
As exigências do ProUni são semelhantes às do SiSU. No entanto, quem fez o Ensino Médio na rede privada como bolsista integral também pode se inscrever para conseguir os benefícios. O programa também utiliza a nota do Enem para a seleção dos alunos e a comprovação de renda de todos os membros que moram com o estudante é fundamental para conseguir a bolsa.
Os benefícios do ProUni se dividem em:
- bolsas de 50% da mensalidade do curso — voltada para alunos que comprovem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos per capita;
- bolsas de 100% da mensalidade do curso — destinada aos estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Quais documentos são necessários para fazer a matrícula?
Como visto, existem documentos específicos para quem participa de programas de ações afirmativas. Entretanto, há exigências comuns para se matricular em qualquer curso, independentemente do uso de cotas ou não.
No geral, os documentos normalmente exigidos para se matricular em qualquer instituição de ensino são:
- RG;
- CPF;
- certidão de nascimento ou de casamento;
- título de eleitor;
- carteira de reservista para alunos do sexo masculino;
- certificado de conclusão do Ensino Médio;
- histórico escolar;
- foto 3×4;
- comprovante de residência.
Para fazer a matrícula na faculdade, é necessário levar os documentos originais e cópias simples. Contudo, algumas instituições de ensino podem solicitar também a cópia autenticada de alguns itens. Por isso, preste muita atenção no que diz o edital.
Se tiver algum problema na matrícula, como agir?
Não é nada difícil ver pessoas que tiveram problemas para fazer a matrícula. Processos burocráticos costumam ser confusos e a falta de atenção ao edital pode ser extremamente prejudicial.
Para que você fuja de qualquer complicação na matrícula, listamos quais são os problemas mais comuns entre os alunos para se evitar. Confira!
Perda de prazo
Cada instituição de ensino define um prazo para realizar a matrícula. Algumas selecionam cada aluno em dias específicos para evitar problemas e facilitar todo o processo. Entretanto, caso o estudante não compareça no período de inscrição, ele pode perder a vaga.
Existem, claro, algumas exceções, que devem ser explicadas e comprovadas para justificar a ausência, como hospitalização, detenção, entre outras. Vale a pena também entrar em contato com a instituição, caso tenha perdido o prazo. Às vezes, existem procedimentos que ajudam a solucionar o problema, mas saiba que nem todas as faculdades estão abertas a isso.
Ausência de documento
Esquecer um documento ou outro é uma das coisas mais comuns. Por esse motivo, é fundamental fazer uma checklist assim que ver a sua aprovação, e correr atrás de cada item da lista, certificando-se de que nada faltou.
No entanto, alguns casos são compreendidos, e as instituições de ensino permitem levar os documentos restantes em outro dia. Isso não vale para a ausência de RG ou CPF, por exemplo, exceto quando há a apresentação do boletim de ocorrência.
De todo o modo, para evitar perder a vaga, certifique-se de que tem todos os itens necessários e, caso ache necessário, entre em contato com a instituição antecipadamente para confirmar a lista de documentos obrigatórios.
Interpretação errada do edital
Algo bem comum é o erro de interpretação do edital. Alguma desatenção ou descuido pode fazer com que informações importantes sejam perdidas. Nesse caso, a reação da instituição de ensino varia. Por garantia, cheque mais de uma vez o local de matrícula, a data, os horários e os documentos exigidos. Isso vai evitar uma série de problemas e trazer mais segurança na realização da matrícula.
A matrícula na faculdade é algo que pode trazer muita confusão aos alunos. Por essa razão, ter atenção na leitura do edital e providenciar os documentos necessários com antecedência são atitudes essenciais para garantir a sua vaga e evitar qualquer risco de perder a oportunidade de entrar no curso.
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