Na hora de buscar requalificação no mercado, é preciso focar nas qualidades profissionais para desempenhar certas funções. No caso da carreira administrativa, existem habilidades específicas que o profissional deve desenvolver — entre elas, algumas soft e hard skills. Mas você sabe como ser um bom administrador e se destacar em uma seleção com recrutadores?
Neste post, você entenderá quais são os diferenciais desse profissional e descobrirá por que atualizar essas habilidades é tão importante para ter êxito na carreira. Comece a leitura agora e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Quais são os diferenciais de um bom administrador?
Não é novidade que o curso de Administração é um dos mais procurados pelos vestibulandos. A profissão tem alta taxa de empregabilidade e ainda inclui várias áreas de atuação, desde a gestão financeira até a gestão de marketing, passando pela logística e pela consultoria.
O bacharel em Administração tem muita chance de crescer em uma empresa, seja atuando com finanças, seja articulando a logística com colaboradores ou lidando com pessoas. Cargos de gerência e diretoria são promissores e podem ser um horizonte alcançado por funcionários dedicados e persistentes.
No entanto, antes de começar a graduação e se preparar para o mercado de trabalho, é importante conhecer o perfil profissional exigido por essa carreira. O administrador competente deve ter comunicação clara com a equipe e buscar sempre se aprimorar na profissão, com controle emocional e vontade de crescer na empresa.
Boa comunicação
É essencial que o gestor saiba dialogar com a equipe, com os colaboradores externos e com o público da empresa. Nesse caso, a comunicação é a alma do negócio, uma vez que integra os profissionais e facilita o aprimoramento dos objetivos a serem atingidos pela instituição.
Muitas vezes, as metas traçadas pelo plano de gestão não são alcançadas em um prazo determinado e a comunicação se mostra fundamental para reverter o processo. Alinhando as expectativas com o diálogo claro, é mais simples verificar possíveis erros e ajustar a estratégia administrativa, visando uma melhora no fechamento de contas da empresa.
Busca e partilha de conhecimento
Além de saber se comunicar bem com os outros, um bom administrador deve estar atento às mudanças do mercado, buscando se atualizar constantemente. Ao mostrar interesse por novos conteúdos, o profissional passa a imagem de que se preocupa com atitudes e de que quer melhorar, a cada dia, a sua postura na corporação.
Além disso, cabe ao funcionário compartilhar os saberes adquiridos com o grupo, passando adiante os conhecimentos aos quais teve acesso. Essa habilidade equilibra os níveis hierárquicos dentro de uma instituição (sem desrespeitar a cultura vigente) e auxilia a equipe na solução de possíveis problemas e falhas de produção.
Inteligência emocional
A inteligência emocional está associada à maneira como indivíduos lidam com os próprios sentimentos, sabendo processar e gerenciar as suas emoções. Para se ter uma ideia, a forma como a pessoa se conecta com os outros é uma das competências dessa habilidade emocional, à qual os administradores devem prestar atenção e buscar desenvolver.
Durante a vida profissional, o funcionário sente diversas sensações, e nem sempre o sentimento é positivo quanto ao negócio e aos colegas. No entanto, perceber as emoções e, sobretudo, gerenciar o que se sente é muito positivo para ter persistência no cargo e se desenvolver na carreira.
Por isso, o quociente emocional tem sido bastante aplicado em processos de seleção, uma vez que filtra pessoas que dominam os sentimentos e estão aptas para ajudar a equipe com sabedoria e sensibilidade.
Domínio de outros idiomas
Não é de hoje que se fala sobre a necessidade de dominar outros idiomas, como o inglês, o espanhol e até o mandarim. A explicação para essa habilidade se deve ao fato de que o bom administrador se articula com diferentes clientes e públicos, ainda que eles não falem a sua língua materna — nesse caso, o português.
O currículo do profissional bilíngue, trilíngue ou poliglota será um diferencial enorme na hora de procurar um emprego ou conquistar promoções na carreira. Por isso, investir em aulas de língua estrangeira, ainda que de maneira esporádica na semana ou em uma formação de curso livre, é uma estratégia interessante para conseguir novas oportunidades no trabalho.
Capacidade de autoaprendizagem
Já falamos sobre a necessidade de o administrador buscar o conhecimento e aprender novas maneiras de gerir um negócio. Entretanto, outra habilidade que se sobrepõe a essa é a de desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, procurando entender fenômenos ainda não compreendidos de forma espontânea.
Tal capacidade é um diferencial bastante visível para recrutadores, que imaginam que o profissional capaz de aprender de maneira autônoma estará pronto para vencer desafios na empresa e para resolver possíveis problemas nesse percurso.
Atuação estratégica
A atuação estratégica é outra qualidade muito procurada em profissionais que assumem cargos de gestão dentro de uma organização, como é o caso do administrador. Isso se baseia na capacidade de formular um planejamento eficaz e de aplicação prática.
Mas não basta só isso. O conceito de atuação estratégica consegue ir além da capacidade de fazer planejamentos aplicáveis. É fundamental também sempre atualizar e fazer ajustes nos planos, de modo que eles estejam ainda mais alinhados com a realidade da organização, do contexto econômico, da sociedade e do país.
Desse modo, a atuação estratégica envolve também a proatividade e a habilidade de pensar à frente de seu tempo. Isso será de grande ajuda para rever o planejamento e a organização e, enfim, traçar novas estratégias para que o objetivo seja alcançado.
Resiliência
Outra habilidade muito requisitada e essencial para quem se pergunta como ser um bom administrador é a resiliência. Ela parte da ideia de se reconfigurar e se adaptar a qualquer situação, mesmo as mais complicadas e desafiadoras.
Para ter resiliência, é importante também saber gerenciar os próprios sentimentos e tentar manter o equilíbrio mesmo em meio a adversidades, ou seja, ter uma boa inteligência emocional. Ao mesmo tempo, a atuação estratégica também se associa a essa outra competência, pois é necessário traçar táticas para contornar os problemas, adaptar o planejamento e continuar em busca do seu objetivo.
Desse modo, é possível notar que essas habilidades estão intrinsecamente relacionadas entre si. Por isso, ao se propor a desenvolver uma delas, o profissional tem ainda mais vantagem, conseguindo aprimorar diversas outras qualidades que vão colaborar muito para torná-lo um bom adminstrador.
Para exercitar a resiliência, é interessante se permitir sair um pouco da zona de conforto e começar a se testar com pequenos desafios, a fim de definir estratégias que façam com que o profissional se adapte da melhor maneira que é capaz.
Boa relação com as pessoas
Por mais que um indivíduo assuma o cargo de maior liderança dentro de uma organização, é de extrema importância saber que não é possível trabalhar sozinho. Inclusive, para se tornar um bom líder, é fundamental ter uma boa relação com as pessoas.
Um administrador precisa saber como se comunicar e como gerenciar as emoções para cultivar relações harmoniosas com as pessoas ao redor, dentro e fora do ambiente de trabalho. Ter um espírito colaborativo também é uma maneira de buscar sempre essa qualidade e tentar se desenvolver em equipe.
Para melhorar o relacionamento interpessoal, é possível começar a treinar em casa ou no ciclo social. Prestar mais atenção no que os outros falam e na maneira que se expressam, demonstrar interesse em conhecer novas pessoas e estar disposto a ajudar no que estiver ao seu alcance são apenas algumas das atitudes que fazem com que as relações sejam cada vez mais saudáveis.
Depois disso, é só pôr em prática essas ações dentro do emprego. No entanto, é preciso ter em mente que o ambiente de trabalho é repleto de pessoas com diferentes ideias, culturas, crenças e objetivos. Por isso, o respeito deve ser o primeiro passo para começar a ter boas relações, seguidas de atitudes que visam a harmonia social.
Disciplina
Praticamente nenhum objetivo é alcançado de um dia para o outro, sem nenhum esforço. Se a meta de um profissional é se tornar um bom administrador, é necessário ter disciplina para trabalhar as pequenas metas todos os dias.
A disciplina nada mais é que estabelecer alguns padrões de organização e ordem, buscando sempre seguir uma ideia ou norma estabelecida. Isso não significa que essa habilidade é algo imutável e que vai causar desconforto.
Na verdade, é possível ser uma pessoa disciplinada e flexível ao mesmo tempo. Afinal, é possível traçar metas para seguir um objetivo maior, sabendo que é necessário abrir exceções, fazer concessões, mudar de ideia, manter a posição, dizer mais “não” ou mudar alguns caminhos.
Ter disciplina ajuda também a melhorar a concentração e a produtividade no trabalho. Seguir uma rotina saudável, por exemplo, vai beneficiar o rendimento e o bem-estar ao mesmo tempo, fazendo com que o desejo de se tornar um bom administrador continue em foco.
Flexibilidade
Acabamos de falar que a flexibilidade pode andar ao lado da disciplina, assim como dissemos que é preciso ser mais resiliente para se tornar um bom profissional de Administração. Mas, afinal, o que é ser flexível?
É possível encarar a flexibilidade como a capacidade de ir além e de se moldar às formas necessárias. Isso significa se esforçar demasiadamente e perder qualidade de vida? Não. Mas quer dizer que é possível dar o máximo de si, dentro do limite, buscando sempre observar as tendências e prever as atitudes que levarão ao sucesso.
É imprescindível, então, saber que tudo é cercado de mudanças, principalmente o mercado de trabalho. Por isso, analisar as tendências e fazer adaptações no planejamento para se encaixar nas novas realidades é essencial. Isso mostra que tomar decisões visando sempre o futuro também é uma maneira de ser flexível no trabalho de Administração.
Criatividade
Por fim, a capacidade de inovar é algo sempre procurado em todos os setores, principalmente no de Administração. A criatividade é a habilidade que permite que uma pessoa saiba enxergar uma situação por outros ângulos e encontrar soluções novas e aplicáveis.
Dentro do ramo administrativo, isso é uma grande vantagem na solução de problemas e na tomada de decisões visando o sucesso de uma organização. Contudo, para ser uma pessoa criativa no trabalho, é preciso ser também no dia a dia.
Isso pode ser feito nas atitudes mais simples. Por exemplo, preferir fazer um caminho diferente para ir a algum lugar é uma maneira prática de exercitar a criatividade. Atividades artísticas são capazes de trazer diversas ideias inovadoras.
Outra forma eficaz de desenvolver a criatividade é andar ao lado de pessoas inspiradoras. Isso vai trazer uma visão diferente de diversas situações, facilitando a criação de novas coisas. Além do mais, é interessante ter um caderno para anotar todas as ideias, das mais simples até as mais mirabolantes. O importante é não colocar limites na mente e sempre buscar o desenvolvimento.
Por que o profissional deve desenvolver habilidades constantemente?
Até aqui, você percebeu que o perfil profissional do administrador combina bom desempenho em comunicação, inteligência emocional, conhecimento em outros idiomas, autoaprendizagem e gestão de grupo. Porém, a dúvida que muitos candidatos têm é por que desenvolver constantemente essas habilidades?
Para responder a essa questão, é preciso pensar no mercado de trabalho, o qual passa por uma atualização constante. Nesse sentido, o profissional que tem capacidade de liderança e está aberto para aprender mais sobre a sua função e para melhorar a atuação do empreendimento fica à frente da concorrência.
O motivo é simples: recrutadores entendem que o perfil profissional do administrador deve coincidir com a gestão em equipe e a habilidade de enxergar os próprios percalços, colocando-se à disposição para melhorar o exercício da função e contribuir com a consolidação empresarial todos os dias.
Neste post, você conferiu como ser um bom administrador e quais são as habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho. Percebeu o motivo pelo qual a profissão exige um aprimoramento constante do funcionário, cujo intuito é ter protagonismo na trajetória profissional.
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