6 aplicativos para estudar e se preparar para provas e exames! - Blog Unipar

6 aplicativos para estudar e se preparar para provas e exames!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você está se preparando para vestibulares, Enem ou até mesmo provas semestrais na escola, nada como uma mãozinha da tecnologia. Sim! Nem só de redes sociais vive o jovem do século 21. No smartphone ou mesmo no desktop, contar com aplicativos para estudar faz muita diferença.

Para ajudar você, a gente selecionou 6 aplicativos que vão revolucionar sua rotina de estudos, desde uma baita ajuda na hora de organizar as matérias até um app ótimo para ficar por dentro das atualidades do Brasil e do mundo. Não vai perder, né? Então, anote aí!

1. Aprovado

O Aprovado está entre os melhores apps para organizar a rotina de estudos. Aposente a velha grade de horários desenhada na última folha do caderno ou a planilha que nunca é aberta. Esse aplicativo é uma agenda completa para organizar todos os conteúdos que precisam ser vistos.

Com ele, você consegue montar um calendário de matérias que vai estudar ao longo do ano, além de anotar em que dia da semana precisa se dedicar a cada uma. Ainda dá para usar um cronômetro que zera após o horário que você pretende finalizar os estudos, manual ou automaticamente.

Depois, você pode usar os relatórios e históricos para analisar sua evolução e ajustar sua rotina de estudos, caso veja de alguma matéria está sendo negligenciada. Ah, também dá para sincronizar as atividades com o site do Aprovado e usar todos os seus registros também no computador.

O aplicativo está disponível na App Store e no Google Play.

2. RevisApp

Depois de organizar seus estudos, é hora de colocar a mão na massa, concorda? O RevisaApp é um dos melhores aplicativos para estudar os conteúdos que caem no Enem e nos vestibulares de modo geral, já que traz resumos das principais matérias do Ensino Médio que você precisa revisar.

É tudo organizadinho! Os assuntos estão divididos de acordo com as provas de conhecimentos gerais do Enem:

  • Ciências da Natureza, com Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas, com História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, com Português, Inglês e Literatura;
  • Matemática.

Quando você clica em uma matéria, os assuntos também estão classificados por temas. Por exemplo, em História, tem Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea e Século XX, que, por sua vez, tem 1ª Guerra Mundial, Crise de 1929 e por aí vai.

Ele está disponível na App Store e no Google Play.

3. TED

Já ouviu falar na TED, né? A famosa série de conferências sobre Technology, Entertainment e Design (em português, Tecnologia, Entretenimento e Planejamento) tem seu próprio aplicativo! Com ele, você consegue acessar milhares de palestras que já rolaram na TED.

Essa é uma excelente maneira de aprender sobre variados assuntos, ficar por dentro de grandes tendências tecnológicas, desenvolver importantes habilidades socioemocionais (alô, soft skills!) e até mesmo para ter aquela recarga de inspiração que um estudante à beira dos vestibulares precisa.

Disponível na App Store e no Google Play.

4. PhotoMath

Em se tratando de estudar Matemática, não é à toa que seus professores passavam toneladas de dever de casa, viu? Um dos melhores jeitos de assimilar os conteúdos dessa área de conhecimento é fazer exercícios. E com o PhotoMath, isso fica muito mais fácil!

Powered by Rock Convert

Seu carro-chefe é a decomposição de exercícios. Funciona assim: você digitaliza o problema matemático que quiser, seja de um livro impresso, seja escrito à mão no seu caderno, e o app consegue mostrar todos os passos para a resolução dele.

Isso é ótimo para que você consiga compreender, de fato, como chegar ao resultado. Além disso, o aplicativo conta com calculadora científica e funciona mesmo sem internet, com vários métodos de resolução para praticamente todos os tópicos de Matemática, de Aritmética à Trigonometria.

Disponível na App Store e no Google Play.

5. Focus To-Do

Agora, que a verdade seja dita: nessa jornada de preparação para provas, o mais difícil é fugir das distrações, não é? Responder um WhastApp, conferir uma thread no Twitter ou dar aquela espiadinha no episódio novo da sua série preferida são coisas que tiram o foco dos livros e, pouco a pouco, podem levar seu cronograma por água abaixo.

Para fugir da procrastinação, a dica é instalar o Focus To-Do, um app baseado na Técnica Pomodoro. Se você não conhece, é simples! O criador desse método de organização de tempo, o italiano Francesco Cirillo, afirmava que a gente é mais produtivo quando divide o trabalho em blocos, com pequenas pausas para descanso.

Então, o aplicativo dispara o cronômetro contando um pomodoro — que dura 25 minutos, o tempo que Cirillo considerava ideal para melhorar a agilidade do cérebro. Nesse período, você deve manter o foco completamente no que está fazendo, como a leitura de um texto ou uma lista de exercícios.

Quando o app avisar que o tempo acabou, você tem uma pausa de 5 minutos, o tempo ideal para se render às distrações sem prejudicar seu rendimento. Depois, um novo pomodoro começa a rodar. Ah, o aplicativo gera relatórios com as suas estatísticas de produtividade. Legal, né?

Ele está disponível na App Store e no Google Play.

6. Flipboard

Para terminar nossa lista de aplicativos para estudar, temos o Flipboard. Como você bem sabe, os vestibulares e o Enem sempre cobram conteúdos alinhados com as atualidades do Brasil e do mundo e, inclusive, ter esse tipo de repertório é excelente na hora de fazer uma redação nota 1000.

No entanto, cá entre nós, não é todo mundo que assiste TV hoje em dia, né? Então, o Flipboard substitui um noticiário televisivo ao compilar as principais notícias de centenas de jornais e revistas on-line. O app ainda personaliza seu feed de acordo com os assuntos mais relevantes para o seu perfil.

BBC, Revista Galileu, Forbes e muito mais estão lá! Dá para acessar a notícia na hora, descartar ou marcar para ler mais tarde. E o melhor: em qualquer lugar e horário. Assim, se você não tem tempo, consegue pelo menos ler as principais manchetes nos “períodos mortos” do dia, como em deslocamentos ou enquanto almoça.

O app está disponível na App Store e no Google Play.

Já baixou todos esses aplicativos para estudar? Com eles ao seu lado, a prova do Enem não será mais nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, você vai conseguir se organizar, revisar os assuntos, ficar craque em matemática, ter foco nos estudos e se tornar expert nas principais atualidades.

Gostou das dicas? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar outros conteúdos úteis na sua jornada de estudos! A gente está no Facebook, no Instagram e no Twitter, além do YouTube!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta