Bacharelado x Licenciatura: entenda a diferença agora mesmo
bacharelado e licenciatura bacharelado e licenciatura

Bacharelado x Licenciatura: entenda a diferença antes de escolher o seu curso

7 minutos para ler

Quando se fala em entrar na universidade, não são poucas as dúvidas que surgem na cabeça dos estudantes. Uma delas está ligada a dois tipos de graduação que as instituições de ensino oferecem: bacharelado e licenciatura.

As incertezas em relação a isso crescem ainda mais quando um mesmo curso existe nas duas modalidades. Por esse motivo, a decisão realmente não deve ser tomada antes de desvendar o que cada uma delas significa para a formação acadêmica e para o futuro profissional.

Pensando nisso, preparamos este post para acabar com as suas dúvidas sobre esse tema. Continue lendo e descubra a diferença entre bacharelado e licenciatura, além de entender por que você não pode deixar de fazer uma graduação, qualquer que seja a modalidade escolhida. Acompanhe!

Qual é a importância de se fazer uma graduação?

Com o fim do Ensino Médio, muitos alunos ficam um pouco desorientados, sem saber o que fazer em seguida. O início da vida adulta chega com uma série de novas responsabilidades que o jovem ainda não sabe como assumir.

Nesse cenário, o passo mais seguro é, sem a menor dúvida, continuar os estudos. Afinal, fazer uma faculdade prepara a pessoa para o mercado de trabalho, que fica mais competitivo a cada dia que passa. As empresas estão subindo seu grau de exigência, de modo que uma boa qualificação é fundamental para que você conquiste seu espaço no mundo profissional.

Além disso, fazer uma graduação também ajuda na transição da adolescência para a vida adulta. A rotina da faculdade, por exemplo, faz com que o aluno se torne mais independente. Os estágios realizados durante o curso, por sua vez, são uma ótima oportunidade de experimentar o que é fazer parte do mercado de trabalho.

Em suma, seguir estudando é realmente o melhor caminho para qualquer pessoa, especialmente para aquelas que ainda estão começando a vida. Por isso, vamos falar, a seguir, sobre dois tipos de graduação que você pode fazer. Acompanhe!

O que é uma licenciatura?

A licenciatura é uma graduação que prepara o profissional para ensinar. Por isso, a grade curricular desse tipo de curso inclui disciplinas relacionadas à área da educação. Políticas educacionais, legislação da educação básica, metodologias de ensino, gestão e inclusão escolar são apenas alguns exemplos de conhecimentos fundamentais para a formação de um professor.

Logo, quem faz uma licenciatura em História, por exemplo, vai dar aulas dessa disciplina em escolas públicas e privadas. Do mesmo modo, aqueles que escolhem o curso de Letras focado em Língua Portuguesa podem dar aulas de disciplinas do campo da linguagem, como Português, Produção de Texto e Literatura.

Powered by Rock Convert

É importante ressaltar que quem opta pela licenciatura tem a capacitação necessária para lecionar em escolas da educação básica, principalmente nos ensinos Fundamental e Médio. Assim, se você pensa em um dia dar aulas em uma faculdade, saiba que é necessário continuar os estudos por meio de cursos de pós-graduação, como os mestrados e doutorados.

Quais são os cursos de licenciatura mais procurados?

Normalmente, as licenciaturas duram de 3 a 4 anos e costumam ser oferecidas tanto no ensino presencial quanto na educação a distância (EAD), pois são cursos mais teóricos. A seguir, veja quais são os mais procurados e como atuam no mercado:

  • Pedagogia: forma educadores capacitados a dar aulas no Ensino Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, também, para atuar na gestão escolar;
  • Educação Física: forma professores que promovem a saúde e a qualidade de vida por meio das atividades físicas e, muitas vezes, são os responsáveis por introduzir o esporte na vida de crianças e adolescentes;
  • Matemática: forma professores que também podem atuar em instituições financeiras e outras áreas que necessitam de matemáticos;
  • História: além da educação básica, os historiadores ainda podem trabalhar em instituições ligadas à preservação do patrimônio histórico, entre outras;
  • Letras: forma professores que também podem realizar trabalhos de redação e revisão de textos, crítica literária, roteiro, entre outros.
Powered by Rock Convert

O que é um bacharelado?

O bacharelado é uma graduação que proporciona conhecimentos para que o profissional exerça a profissão que ele escolheu no sentido prático. Assim, pode-se afirmar que o bacharelado é mais voltado para a atuação nos mais diversos campos do mercado de trabalho.

Esse tipo de curso proporciona uma capacitação generalista, isto é, que dá ao profissional a oportunidade de trabalhar em diversas áreas dentro do seu campo de formação. Desse jeito, estudantes de um mesmo curso podem seguir caminhos bem diferentes, de acordo com a preferência de cada um.

Um bom exemplo disso é o curso de Administração, que forma indivíduos capazes de atuar em uma série de departamentos de uma empresa, como o de Recursos Humanos, Logística, Gestão Financeira, entre outros; além de poder gerenciar o próprio negócio. Outro exemplo similar é o curso de Engenharia Civil, que também oferece um mercado de trabalho muito diversificado.

Diferentemente do licenciado, o bacharel não pode dar aulas, a menos que decida seguir a carreira acadêmica com os cursos de pós-graduação. Nesse caso, é possível lecionar no ensino superior, além de se tornar um pesquisador da área escolhida.

Quais são os cursos de bacharelado mais procurados?

Com duração que varia entre 3 e 6 anos, os cursos de bacharelado garantem um mercado de trabalho bastante amplo. Listamos os mais procurados e seus campos de atuação:

  • Direito: além de atuar como advogado, o profissional ainda pode se qualificar para seguir carreira como delegado de polícia, promotor, juiz de Direito, entre outras possibilidades;
  • Administração: forma profissionais que atuam nos mais diversos cargos de gestão;
  • Engenharia Civil: alguns dos setores nos quais os engenheiros civis podem trabalhar são os de projetos, gerenciamento de obras, fiscalização e orçamento;
  • Ciências Contábeis: quem se forma nesse curso pode trabalhar com análise financeira, auditoria, contabilidade gerencial e consultoria, entre outras áreas;
  • Enfermagem: os enfermeiros podem se especializar em diferentes ramos, como a Pediatria e a Obstetrícia, além de atuarem na gestão de órgãos da área da saúde.

A escolha entre a modalidade de bacharelado e licenciatura é fundamental para que o estudante não se sinta frustrado quando chegar a hora de ingressar no mercado de trabalho. Como vimos, as licenciaturas são mais voltadas para quem realmente quer ser professor, enquanto os bacharelados abrangem um mercado de trabalho mais amplo.

Portanto, é importante ter consciência de que não é só o curso escolhido que define a carreira, pois a modalidade também influencia o futuro profissional. Com isso em mente, reflita sobre que tipo de carreira você pretende seguir e, finalmente, faça sua escolha entre bacharelado e licenciatura.

Você já tem uma ideia de qual desses caminhos mais combina com você? Deixe um comentário e nos conte qual é a sua opção!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta