Carreira de engenheiro civil: 5 opções de especialização na área - Blog Unipar

Carreira de engenheiro civil: 5 opções de especialização na área

6 minutos para ler

Em um sistema econômico tão acirrado como o atual, já não basta apenas ser graduado em um curso superior. Fazer uma especialização tornou-se uma necessidade para ter um diferencial no currículo e alargar as possibilidades de atuação, destacando-se diante da concorrência. A carreira de engenheiro civil, por exemplo, pode ser muito mais promissora para quem se especializa na área e se torna uma autoridade em um tema específico.

Como sabemos, no ramo da Engenharia, os salários são excelentes até mesmo para profissionais em início de carreira, aumentando consideravelmente conforme a formação complementar e as experiências adquiridas. Para você ter uma ideia, um profissional pós-graduado em especializações ou MBAs recebem salários até 53% mais altos, segundo pesquisa da Catho Educação.

A Engenharia Civil é uma das áreas mais abrangentes nesse sentido, englobando diversas opções de curso para dar aquele up salarial na carreira. Quer saber mais a respeito? Então continue a leitura e veja 5 especializações que são destaque nesse setor!

1. Gestão em Construção Civil

A execução de um bom projeto é a base de todos os tipos de Engenharia. Na construção civil, isso é ainda mais relevante, considerando-se o grau de complexidade das obras. Por isso, uma pós voltada para a gestão é um diferencial e tanto na carreira de quem trabalha no ramo. A especialização é interessante também do ponto de vista da responsabilidade social da profissão, já que a gestão de projetos não permite erros ou negligências.

Para tanto, a pós-graduação em Gestão em Construção Civil habilita os profissionais com as melhores práticas de condução e supervisão dos mais variados tipos de projetos, desde o planejamento até a entrega da obra. O ensinamento é direcionado para as estratégias de uso sustentável dos recursos disponíveis e para organização das etapas construtivas, de modo a otimizar a execução das tarefas entre os colaboradores.

O foco dessa especialização são as áreas técnicas das empresas de Engenharia, capacitando profissionais para atuarem conforme a realidade do mercado e o perfil dos clientes, sempre de maneira lógica e integrada com os recursos humanos. Não é à toa que o curso também é bastante procurado por engenheiros de outras áreas de atuação que trabalham conjuntamente nas equipes de construção civil.

2. Avaliação e Perícia na Construção Civil

Um engenheiro especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia é habilitado para atuar na Justiça Federal e Estadual. Entre as principais atividades, destacam-se as avaliações de imóveis em processo de financiamento imobiliário, analisando e verificando eventuais problemas na obra.

Esse profissional é responsável por emitir os laudos, atestando que o imóvel se encontra em perfeitas condições de uso, conforme as normas de segurança regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Trata-se, portanto, de um ofício de enorme responsabilidade social, já que não permite negligências.

3. Geotecnia

Geotecnia é o setor da Engenharia Civil relacionado ao comportamento dos solos e das rochas. Sempre que um projeto envolver a perfuração ou a escavação do solo, será necessário contar com um especialista na área para conduzir a obra. Isso significa que a demanda por profissionais com essa especialização é constante, tendo em vista a infinidade de projetos que requerem trato com o solo.

Powered by Rock Convert

A função principal dos engenheiros geotécnicos é garantir que as alterações realizadas nos solos não vão interferir na estabilidade e no padrão de segurança da obra. Eles também são responsáveis pela identificação dos diferentes materiais que compõem um determinado terreno e suas respectivas propriedades.

4. Engenharia de Projetos

A elaboração de um projeto industrial é uma das áreas mais avançadas da Engenharia Civil. Por isso, a função demanda conhecimento especializado e multidisciplinar para que os projetos sejam desenvolvidos de forma viável, funcional e segura. Normalmente, interessam-se por essa pós-graduação profissionais que trabalham em conjunto na condução de uma obra industrial, como arquitetos e engenheiros das áreas de Civil, Elétrica e Mecânica.

Os conteúdos voltados para a Engenharia Civil incluem estudos aprofundados sobre concreto e estruturas metálicas. Já os conteúdos da Engenharia Elétrica são focados na instrumentação e automação industrial. Os conteúdos da Engenharia Mecânica, por sua vez, envolvem a projeção das tubulações industriais.

5. Engenharia de Suprimentos

A especialização em Engenharia de Suprimentos capacita profissionais com conhecimentos aprofundados aplicáveis na cadeia de abastecimento dos projetos. Os conteúdos envolvem planejamento, finanças, logística e análise de qualidade nas áreas industriais e outros setores de prestação de serviços. Entre os objetivos do curso, destacam-se a aprendizagem de estratégias de negociação e o uso de conceitos para praticar a responsabilidade social na gestão de suprimentos.

A intenção é habilitar os profissionais da Engenharia Civil com noções mais específicas da área de finanças, de modo que eles possam detectar as melhores oportunidades de negócio para a construtora, reduzir custos operacionais e impulsionar a produtividade das empresas. Tudo isso com foco na tomada de decisões e sem abrir mão dos rigorosos padrões de segurança e qualidade das obras empreendidas.

É importante ressaltar que as especializações em Engenharia aqui listadas podem ser feitas por profissionais graduados em diversas áreas dos setores construtivos. No entanto, quem segue carreira como engenheiro civil, por conhecer de perto os aspectos técnicos e administrativos da atividade, naturalmente poderá tirar mais proveito dos conhecimentos adquiridos para aplicá-los em sua prática diária.

Apenas reforçamos a necessidade de contar com uma instituição de ensino de qualidade para realizar seus estudos. Aspectos como a avaliação do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura da faculdade e a qualificação do corpo docente são decisivos para fazer uma boa escolha e ter um diploma reconhecido e valorizado no mercado. Assim, o upgrade na sua trajetória profissional estará garantido.

Lembre-se de que, ao fazer uma especialização, é preciso pensar além do aspecto financeiro. Isso porque, além de investir dinheiro na modalidade, você também estará dedicando seu tempo, recurso escasso para os profissionais que precisam conciliar uma jornada dupla de trabalho e estudo durante a pós. Portanto, estudar nas melhores faculdades é fundamental para não acabar comprometendo a aprendizagem e ver seu esforço indo por água abaixo.

Na Unipar, você não corre esse risco. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos oferecidos!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta