Conheça as carreiras na área de tecnologia em pleno crescimento - Blog Unipar

Conheça as carreiras na área de tecnologia em pleno crescimento

6 minutos para ler

As carreiras na área de tecnologia são as que mais apresentam crescimento em todo o mundo. E não é por menos: as evoluções no setor têm impulsionado boa parte do mercado. 

Portanto, se você está em busca de uma profissão, é imprescindível ficar antenado nas principais tendências. E uma boa maneira de se preparar para as mudanças é optar por uma qualificação profissional. Assim, você estará apto a desenvolver e desempenhar as habilidades do segmento de TI.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue acompanhando e conheça as principais carreiras na área de tecnologia que estão em pleno crescimento. Confira a seguir!

Como está o mercado de trabalho em TI?

Nos últimos anos, o mercado brasileiro de TI apresentou uma melhora significativa em todos os seus setores, representando um dos melhores desempenhos no cenário econômico nacional. Por isso mesmo, o Brasil atingiu a 9ª posição no ranking mundial, tendo destaque em 42,8% do mercado da América Latina.

Nesse sentido, o crescimento e a busca por profissionais qualificados na área acabaram por favorecer as oportunidades de trabalho. Em 2017, por exemplo, o ramo de serviços de TI empregou cerca de 415 mil pessoas em todo o Brasil

Com isso, o intenso ritmo de geração de empregos no setor de TI tem atraído muitos indivíduos que desejam, sobretudo, desenvolver um plano de carreira sólido e consistente. Assim, conhecer a realidade das ocupações mais promissoras da área de tecnologia pode ser um ótimo começo para quem está buscando se aperfeiçoar.

Quais são as carreiras na área de tecnologia mais promissoras? 

O mercado de TI no Brasil tem oferecido uma alta demanda por trabalho qualificado, tendo em vista que o país é um verdadeiro ponto de referência na América Latina. Isso acontece porque o número de investimentos em serviços relacionados ao desenvolvimento de aplicativos, softwares, hardwares, entre outros, cresce a cada ano. 

As principais oportunidades de emprego estão concentradas em empresas de variados portes. Além disso, geralmente os profissionais ligados às áreas de engenharia, ONGs e indústrias recebem os maiores salários. Assim, cada nicho de TI apresenta suas especializações e exige habilidades distintas de quem deseja empreender no ramo. 

Por isso mesmo, veja a seguir as principais e mais promissoras carreiras na área de tecnologia, entendendo as vantagens e como cada ocupação contribui para as empresas. 

Cientista de dados

O cientista de dados é um especialista que deve contar com habilidades técnicas para resolver problemas complexos, tendo curiosidade suficiente para explorar os contratempos a serem resolvidos. 

Sendo assim, para exercer a profissão, é fundamental saber como trabalhar com uma variedade de linguagens de programação, como SAS e Python, além de compreender noções de estatística e estar sempre atualizado sobre técnicas analíticas, como Machine Learning e Deep Learning.

O profissional é bastante requisitado nas empresas, principalmente por oferecer a capacidade de orientar as decisões dos diferentes negócios com base em dados.

Desenvolvedor mobile

A carreira em desenvolvimento mobile cresceu significativamente nos últimos anos devido à popularização dos smartphones e tablets. A quantidade de aplicativos disponíveis é gigantesca, e a cada dia surgem novos apps de todos os tipos e com diversos objetivos. 

No entanto, desenvolver aplicativos móveis não é nada simples. A profissão demanda bastante estudo e esforço, e é preciso, ainda, pensar nas necessidades dos usuários, que precisam ter uma experiência intuitiva e positiva diante dos apps.

O mercado para o desenvolvedor mobile é extenso, tendo em vista o crescimento do setor. Muitos negócios, hoje em dia, contratam desenvolvedores para criar aplicativos voltados para determinado público-alvo ou, até mesmo, para facilitar e tornar as tarefas e os serviços mais simplificados.

Engenheiro de AI

Atualmente, a Inteligência Artificial — em inglês, Artificial Intelligence (AI) — sustenta a automação de muitas empresas, contando com softwares que tomam as melhores decisões e analisam os dados gerados anteriormente. Na prática, o profissional deve ter habilidade para analisar, organizar e traduzir bits de informação digital para que se tornem experiências humanas significativas.

Para exercer a ocupação de engenheiro de AI, é necessário ter conhecimentos básicos em informática, matemática e lógica de computadores, que são os principais fundamentos da maioria dos programas de Inteligência Artificial.

Quem deseja seguir no ramo ainda deve investigar quais são os conhecimentos necessários para cada vaga. Nesse sentido, obter um diploma de nível superior, mesmo que seja para cargos iniciais, pode ser um diferencial e tanto diante dos recrutadores.

Profissional de BI 

De forma geral, o profissional de Business Intelligence (BI) tem uma formação mista, ou seja, é preciso ter entendimento tecnológico, de sistemas e também em negócios. Outra habilidade exigida é ter conhecimentos básicos de finanças e contábil, uma vez que são assuntos predominantes na ocupação.

O primeiro passo, portanto, é analisar e fazer um levantamento das necessidades das companhias, reunindo os dados relevantes por meio de sistemas, como CRM e Google Analytics. Nas empresas, as funções de BI são bastante valorizadas, tendo em vista que o profissional consegue identificar bases de dados que servirão como fontes de informação para o desenvolvimento dos negócios.

Especialista em Segurança da Informação 

O especialista em Segurança da Informação é responsável por garantir que as políticas de proteção sejam seguidas em todos os setores de uma empresa. Desse modo, ele consegue evitar ameaças e ataques cibernéticos, impedindo que tais ações resultem em impactos financeiros para o negócio.

Nos últimos anos, a presença desse profissional nas companhias tem sido de extrema importância, principalmente devido à evolução das ameaças do cibercrime. Investir na área, portanto, é uma excelente maneira de alavancar a carreira e crescer no ramo de TI.

Desenvolvedor de jogos

Até pouco tempo atrás, os jogos eram considerados apenas uma forma de lazer e entretenimento para crianças e adolescentes. No entanto, o cenário vem mudando rapidamente, e os games estão cada vez mais divertidos e realistas, criando um mercado promissor e valorizado.

Para iniciar na profissão, o mais indicado é fazer uma faculdade de Jogos Digitais, pois assim será possível ficar por dentro das novas ferramentas digitais e das principais tendências. Inclusive, uma boa forma de se destacar e demonstrar suas soft skills é criar um portfólio com seus projetos, que podem ser jogos próprios.

As carreiras na área de tecnologia são, de fato, bastante promissoras, não é mesmo? Portanto, é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade e que tenha referência no mercado para se qualificar, uma vez que este é um critério que pesa bastante no currículo e, também, no momento de escolher por um trabalho no ramo.

Chegou a hora de pensar sério em uma formação superior de excelência! Aproveite para saber agora mesmo por que estudar em uma universidade de verdade faz toda diferença!

Posts relacionados

Deixe uma resposta