Como se concentrar nos estudos? Confira nossas dicas!
como se concentrar nos estudos como se concentrar nos estudos

Não sabe como se concentrar nos estudos? Veja 5 superdicas para manter o foco!

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Responda com sinceridade: você sabe como se concentrar nos estudos? Se estiver na dúvida da resposta ou tem consciência de que esse não é o seu forte, saiba que não está sozinho nesse barco. Na verdade, é uma preocupação de diversos estudantes, desde o Ensino Fundamental até o fim da vida — porque bons profissionais, como você já sabe, nunca deixam de estudar.

A falta de foco pode ter inúmeras causas, desde o desinteresse pelo conteúdo até a falta de motivação. Nessa história, uma das grandes vilãs é a internet, que tem como aliados os dispositivos móveis e a televisão.

A intenção dos estudantes, no fundo, é nobre: eles só querem formas práticas de aprender. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Video Viwers, 9 entre 10 pessoas utilizam o YouTube para estudar. Porém, esses recursos acabam se tornando distrações, chegando na fórmula do desastre. Afinal, do vídeo sobre Matemática até o de gatinhos basta um clique.

Se está se identificando como protagonista dessa história, chegou o momento de virar a página! Neste post, você vai conhecer as melhores dicas de como se concentrar nos estudos. Vamos lá?

A importância de manter a concentração

Há períodos da vida de um estudante em que os trabalhos se acumulam, e o tempo parece fugir de seu controle. São tantas atividades durante o dia que ele tem a impressão de que 24 horas são insuficientes para colocar tudo em ordem. Ainda mais quando, além de tudo, tem um emprego nessa equação.

Porém, grande parte desse cenário acontece por falta de organização e foco. Você já deve ter revirado os olhos quando alguém disse isso, mas cada um faz seu próprio tempo. Quando você tem um horário para cada atividade e sabe que precisa cumpri-lo para conviver harmoniosamente com todos os afazeres, a motivação já começa a dar as caras.

A concentração é a chave para isso, pois economiza seu tempo e o deixa mais produtivo. Você passa a entender que aqueles 5 minutos de relaxamento no celular podem virar 2 horas e, assim, perdeu uma oportunidade de ouro para fazer aqueles exercícios da matéria que tem dificuldade.

Manter o foco permite estudar mais conteúdos em determinado período e, principalmente, compreender o que está vendo, em vez de somente decorar. Essa prática o aproxima de seu objetivo, que é transformar todo o sacrifício em recompensas, que vão desde o curso que combina com você até uma carreira sólida.

Como se concentrar nos estudos: 5 superdicas

Deu para compreender que manter a concentração é imprescindível, certo? A partir de agora, você conhecerá 5 superdicas para colocar em prática seu planejamento. Continue com a gente!

1. Crie um cronograma de estudos

Essa dica você já entendeu que é necessária no tópico anterior. Mas o que pode não saber é como montar o seu cronograma de forma eficiente. O mais importante é ser realista ao estabelecer suas metas: não vale se cobrar que vai entender a História toda da humanidade em apenas um dia, combinado?

Tendo isso em mente, separe as matérias que precisa estudar e as divida em períodos. Não se esqueça de adicionar também uma hora, pelo menos, para a revisão (que pode ser feita em um único dia da semana ou ao final de cada dia) e os exercícios de fixação. O descanso também é fundamental.

Powered by Rock Convert

Para manter a concentração e se permitir ter recompensas, é possível utilizar técnicas de estudo como a do Pomodoro. Com ela, você estuda durante 25 minutos sem qualquer interrupção, fazendo um intervalo de 5 minutos ao fim desse tempo. A cada rodada de 4 intervalos, o descanso deve ser maior, cerca de meia hora. Aproveite para andar um pouco e espairecer, responder seus amigos nas redes sociais, ouvir uma música relaxante ou o que preferir.

2. Alimente-se bem

Aqui, você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com a outra, certo? É simples: lembre-se de como você age quando tem fome. Inquietação, irritação e ansiedade? Podemos apostar que pelo menos uma dessas opções estão na sua lista. Como é possível estudar bem com essa situação? Isso mesmo, não dá!

Por isso, alimente-se com a frequência ideal e, se possível, de forma saudável — porque bater uma feijoada ou um churrasco pesado antes de estudar também não é lá dos melhores cenários para se concentrar, não é mesmo?

Uma boa dica é manter um lanchinho por perto quando estiver estudando, como uma fruta ou iogurte. Assim, a fome não vai ser uma distração. Beber água também é importante para melhorar o raciocínio e o humor, dois fatores que vão ajudar bastante quando chegar a temida hora dos cálculos.

3. Aprenda a dizer não

Você está estudando na maior concentração quando, de repente, algum amigo chega na sua casa, convidando-o para dar um passeio ou para assistir a um filme. É mais uma das tentações possíveis de acontecer.

Nesses casos, aprenda a dizer não. Isso não quer dizer que você vai virar o chato do rolê — seus amigos vão entender que o período que separou para estudar deve ser respeitado. Vocês podem combinar um outro momento e estabelecer limites para os passatempos durante a semana. Que tal?

4. Abandone certos vícios

Você é uma das 9 pessoas em cada 10 que utiliza vídeos para estudar? Então, largue o vício de clicar em qualquer notificação que aparece durante o tempo que estiver estudando. Sabemos que as redes sociais são importantes, mas elas continuarão lá no momento de descanso, não acha?

O ideal, nesse caso, é desligar de vez as notificações — você vai ver que os aplicativos já oferecem essa opção. Dessa forma, as tentações não chegam até você no momento em que estiver dedicado aos estudos.

5. Abrace o equilíbrio

Sabemos que o equilíbrio é necessário em quase tudo na vida. Não adianta criar aquela rotina 100% focada nos estudos se você mal tem tempo para respirar. Principalmente quando vai chegando o fim do seu “expediente” com os livros, a produtividade cai bastante.

Então, não se esqueça de adicionar os momentos de descanso no seu cronograma, dando preferência a exercícios leves e atividades em que não é preciso pensar muito — dê uma folguinha para sua mente, combinado?

Agora que você já sabe como se concentrar nos estudos, é só colocar em prática essas dicas na sua rotina. Tenha em mente que, entre “preciso ser mais concentrado” e “só se vive uma vez”, a primeira opção é a ideal nesse momento. Você vai ver que, lá na frente, tudo isso vai valer a pena, possibilitando seu ingresso na universidade que sempre quis e a conquista do emprego dos sonhos.

Conhece mais alguma dica infalível para manter o foco ou ficou com alguma dúvida no conteúdo? Então deixe seu comentário logo abaixo. Esperamos por você!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta