Como turbinar o LinkedIn? Aprenda com estas 6 dicas infalíveis!
como-turbinar-o-linkedin como-turbinar-o-linkedin

Como turbinar o LinkedIn? Aprenda com estas 6 dicas infalíveis!

6 minutos para ler

Acordar e checar as notificações das redes sociais faz parte da sua rotina? Saiba que você não é o único. Hoje, ter presença na web é uma das melhores maneiras de se manter atualizado, saber o que acontece no Brasil e no mundo, trocar ideias com os amigos e até mesmo encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho.

E um dos responsáveis por essa proeza é o LinkedIn. O lance dessa rede social não é publicar fotos, compartilhar sua vida pessoal e eternizar momentos do seu dia a dia. A proposta dele é conectar pessoas a empresas e a outros profissionais, sejam eles de sua área de atuação ou não.

De uns anos para cá, as empresas entenderam a importância de ter uma página nas redes sociais. Para se ter uma ideia, segundo a Social Media Trends, pouco mais de 56% das organizações consultadas fazem uso do LinkedIn frequentemente. É por lá que eles transmitem o posicionamento da marca e, muitas vezes, recrutam seus talentos. Isso significa que as chances de encontrar aquela vaga com a qual você tanto sonhou são altas!

Está em busca das melhores dicas de como turbinar o LinkedIn e conquistar oportunidades imperdíveis na carreira? Então, pare tudo que está fazendo, deixe suas notificações das redes sociais de lado e leia este post com atenção!

1. Trabalhe a foto do seu perfil

O LinkedIn também pede aos usuários que forneçam uma foto para seu perfil. Isso vai permitir que seus colegas o encontrem e que os recrutadores tenham uma ideia de quem você é. Para isso, não é preciso selecionar uma imagem séria e engessada, no estilo 3×4.

Escolha uma foto que mostre seu rosto nitidamente, com uma boa iluminação e enquadramento: essas são as características principais, que todas devem ter. A depender do tipo de vaga ao qual você se candidata ou à profissão pela qual se interessa, a imagem pode ser mais ou menos descontraída.

2. Crie um resumo matador

Todo bom livro tem sua descrição tão empolgante quanto o conteúdo. Da mesma forma, faça um resumo de arrasar para turbinar o seu LinkedIn. Conte ali quais são os seus objetivos profissionais e algumas das suas principais conquistas.

Sabe aquela famosa expressão “vender seu peixe”? Essa é a hora! Uma dica para qualquer profissional é utilizar as técnicas de storytelling para isso. Transformando essas informações em uma história bem encadeada, vai ser difícil um recrutador resistir aos seus talentos, não é mesmo? Só não se estenda demais para não cansá-los!

3. Mantenha as informações atualizadas

Manter o seu perfil completinho depois desse resumo matador é o que vai deixar você mais próximo da conquista da vaga. Então, não se esqueça de preencher cada campo com informações verídicas sobre:

  • cursos livres que realizou;
  • curso de graduação que está em andamento ou foi concluído;
  • idiomas nos quais tem domínio (inclusive, aprender inglês e outras línguas é uma excelente dica para a sua carreira);
  • experiências profissionais que teve;
  • principais qualificações.

Não vale mentir, combinado? Certificados podem ser fáceis de se manipular, mas também de serem descobertos. Vale acrescentar somente aquilo que agrega valor ao seu currículo, mesmo que não apareçam em grande volume. O que importa é a qualidade!

Powered by Rock Convert

4. Personalize a sua URL

A URL do seu LinkedIn vai funcionar basicamente como o login de suas outras redes sociais. Já reparou que, de início, ela traz seu nome e sobrenome, seguidos de algumas letras e números aleatórios? Essa é a forma padrão que pode ser mudada pelo usuário de maneira bem fácil.

Além de deixá-la mais apresentável em questões visuais, ainda é uma prática que favorece o ranqueamento de seu nome nos motores de busca, a exemplo do Google. Quando alguém procurar por você, é bem provável que será a primeira coisa a aparecer.

Também fica bem mais fácil para inserir essa URL em seu currículo ou em portais de vagas, já pensou? Para isso, basta acessar o seu perfil e clicar na engrenagem que está ao lado do link. Ali, vai abrir um campo editável e é também onde a magia acontece!

5. Compartilhe conteúdos relevantes

Assim como você organiza seu feed do Instagram, o perfil do LinkedIn deve ser todo harmônico. Quando falamos em “conteúdos relevantes”, a ideia é compartilhar notícias relacionadas à sua área de interesse ou que acrescentam valor ao cotidiano das pessoas. Você também pode dividir algumas experiências que o fizeram refletir e chegar mais próximo ao amadurecimento.

Você pode incentivar as pessoas a compartilharem também suas vivências profissionais e acadêmicas para aprender com elas. Participar de debates construtivos é outra vantagem dessa plataforma. Mas lembre-se de colocar o respeito acima de tudo e não transformar a publicação em um ringue.

Nem pense em publicar indiretas e difamar marcas ou profissionais, combinado? As redes sociais, não somente o LinkedIn, existem para somar na vida das pessoas. Então, use-as com sabedoria e responsabilidade! Da mesma forma que elas oferecem oportunidades de emprego, também são capazes de arruinar sua imagem!

6. Construa uma verdadeira rede de contatos

Por fim, tenha em mente o verdadeiro propósito do LinkedIn: você está ali para construir um networking poderoso. Então, como dissemos, envolva-se em debates amistosos, troque ideias com outras pessoas e aproveite até mesmo para tirar dúvidas com profissionais experientes.

Principalmente se você está dando seus primeiros passos no mercado de trabalho, será de grande valia essa rede de contatos. Quanto mais pessoas conhecerem sua dedicação e talento, maiores serão as chances de se lembrarem de você quando surgir alguma vaga em sua área de interesse.

Não é tão difícil assim, não é mesmo? Agora que você já sabe como turbinar o LinkedIn, é só inserir seus certificados no seu perfil para que os recrutadores e toda a sua rede de contatos saibam. E o mais importante: nada de se acomodar após terminar o curso superior! Por isso, continue sempre em busca de conhecimentos e novas ideias. Fazer uma pós-graduação, por exemplo, é um excelente caminho para conquistar novas oportunidades!

E aí, gostou deste conteúdo e está ansioso por mais dicas sobre plano de carreira, educação e sucesso profissional? Temos uma ótima solução: assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta