Cursos na área da saúde: veja porque você tem tudo a ver com essa área!
Curso na Área da Saúde Curso na Área da Saúde

4 dicas que vão te mostrar porque você nasceu para fazer um Curso na Área da Saúde

6 minutos para ler

Na hora de escolher um curso superior, tem gente que não sabe nem por onde começar, enquanto outras pessoas já têm uma boa ideia do que querem. Mesmo assim, é natural ter dúvidas. Afinal, são tantas opções de cursos na área da Saúde, na de Humanas, na de Exatas que estranho seria não ter dúvidas, não é?

Por isso, você sabe que, antes de tomar uma decisão, é melhor encontrar um jeito de confirmar se esse é mesmo o caminho certo. Isso ajuda a evitar que você inicie um curso que não corresponde ao seu perfil e, consequentemente, se decepcione por ter investido tempo e dinheiro em algo que não irá finalizar.

Se você chegou até aqui, é porque anda pensando em fazer um dos cursos na área da Saúde, acertamos? Então, continue lendo e descubra porque você nasceu para isso!

1. Você tem tudo a ver com essa área

A área da saúde costuma atrair estudantes com um perfil bem característico, que a gente pode reconhecer de longe. Então, para considerar um curso na área, você certamente apresenta essas características. Quer ver? Vamos lá!

Comprometimento

O aluno que escolhe atuar nessa área literalmente dá o sangue nos estudos, já que sabe qual é a importância e o impacto do trabalho dos profissionais da área. Além disso, ele está sempre atualizado, buscando aprender mais e se envolver nas atividades relacionadas à futura carreira.

Desejo de fazer o bem ao próximo

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a se dedicar à Saúde é o desejo de fazer o bem. Os estudantes da área se preocupam com o bem-estar do outro e buscam fazer a diferença.

Facilidade em lidar com pessoas

O trabalho dos profissionais da Saúde envolve o contato diário com o público. Por essa razão, quem procura esses cursos são pessoas que se comunicam bem, sabem trabalhar em equipe e são empáticas, ou seja, conseguem entender os outros.

2. Um dos cursos na área da saúde é perfeito para você

Medicina é o primeiro curso em que a maioria das pessoas pensa quando o assunto é Saúde, mas a verdade é que essa área é bastante ampla e oferece diversas opções. Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos e um deles deve ser a sua cara! Confira!

Biomedicina

Curso na Área da Saúde

Esse é um curso focado na pesquisa de doenças humanas, assim como suas causas e tratamentos. Na Biomedicina, o aluno estuda os micro-organismos causadores das patologias, identificando-os e classificando-os, além de procurar maneiras de combatê-los, como os medicamentos e vacinas.

Educação Física

Curso na Área da Saúde

Nesse curso, o estudante aprende a promover a saúde por meio das atividades físicas. Ao se formar em Educação Física, ele será capaz de supervisionar diversos programas de exercícios físicos e atuar na preparação de atletas.

Enfermagem

Curso na Área da Saúde

O curso de Enfermagem prepara seus alunos para compreender o quadro clínico das pessoas e agir para restabelecer sua saúde, trabalhando em conjunto com outros profissionais. O enfermeiro também gerencia equipes e administra recursos no ambiente hospitalar.

Estética e Cosmética

Curso na Área da Saúde

O curso de Estética e Cosmética é voltado para a beleza e o bem-estar. Assim, o aluno se prepara para não só realizar procedimentos estéticos que visem melhorar a saúde do corpo, face e cabelos, mas também para lidar com a prescrição médica apresentada pelo cliente e avaliar sua situação.

Farmácia

Curso na Área da Saúde

Powered by Rock Convert

O foco desse curso está na cadeia de produção dos medicamentos, cosméticos, fármacos, alimentos e reagentes químicos. Ao estudar Farmácia, o aluno aprende a trabalhar com cosméticos, medicamentos e produtos de higiene, atuando no seu preparo, registro e distribuição, de forma a garantir sua qualidade.

Fisioterapia

Curso na Área da Saúde

O curso de Fisioterapia é voltado para a reabilitação e recuperação da capacidade física das pessoas. O estudante aprende a tratar e prevenir lesões por meio de massagens e ginástica.

Medicina

Curso na Área da Saúde

O mais conhecido dos cursos na área da Saúde prepara seus alunos para promover a prevenção de doenças, realizar o diagnóstico de enfermidades, prescrever medicamentos e conduzir todo o tratamento das pessoas. Na Medicina, o foco é a saúde humana e salvar vidas.

Nutrição

Curso na Área da Saúde

Ao estudar Nutrição, os alunos aprendem a melhorar a relação das pessoas com a alimentação, de modo a preservar sua saúde e ganhar qualidade de vida. O nutricionista analisa as carências nutricionais, prescreve dietas, acompanha a seleção de alimentos e supervisiona o seu preparo.

Odontologia

Curso na Área da Saúde

O foco do curso de Odontologia está em promover a saúde bucal por meio de tratamentos dentários que, muitas vezes, envolvem também a língua, a gengiva e os ossos faciais. O estudante aprende a extrair, restaurar e fazer a limpeza dos dentes, além de realizar cirurgias e instalação de próteses.

Psicologia

Curso na Área da Saúde

O curso de Psicologia é voltado para a saúde mental, com o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e distúrbios mentais e emocionais. O aluno aprende a observar atitudes e mecanismos mentais, analisá-los e identificar suas causas, a fim de tratar o problema.

3. A área da Saúde tem muito para oferecer

Além da satisfação pessoal por estar ajudando o próximo, quem se forma na área da Saúde também alcança a realização profissional. Afinal, a área está sempre crescendo e seus profissionais costumam ser muito reconhecidos.

O mercado de trabalho é cheio de oportunidades e possibilidades. Então dependendo do curso que escolher, você vai poder atuar em hospitais, consultórios, postos de saúde, escolas, academias, indústrias, centros de estética, farmácias, laboratórios de análises clínicas e vários outros lugares.

4. Descubra se você realmente nasceu para isso

Para não restar qualquer dúvida de que a área da Saúde é a escolha certa para você, procure saber mais detalhes sobre o curso desejado. Uma ótima maneira de fazer isso é conversando com profissionais da área para tirar dúvidas e ter uma boa noção de como tudo funciona na prática, concorda?

Na Unipar, por exemplo, existe o Projeto “Profissional por um dia”, que abre as portas da universidade para alunos do ensino médio e permite que eles participem de aulas práticas e visitem laboratórios. Assim, eles podem conversar com professores e vivenciar a rotina de um universitário.

Outra coisa que pode ajudar muito na hora de optar por um dos cursos da área da Saúde é o nosso artigo sobre como escolher sua profissão! Essa leitura vai ser útil para você entender como suas aptidões são importantes na hora de fazer a tão esperada escolha.

Com todas essas dicas, já ficou mais fácil encontrar o seu caminho para arrasar na universidade, não é? Deixe um comentário nos contando o que você achou e com qual curso mais se identificou! Estamos curiosos para descobrir!

Posts relacionados

Deixe uma resposta