Conheça 7 maneiras de buscar o desenvolvimento de carreira
desenvolvimento-de-carreira desenvolvimento-de-carreira

Conheça 7 maneiras de buscar o desenvolvimento de carreira

6 minutos para ler

Não dá para negar que os avanços tecnológicos alteraram o perfil profissional procurado pelas empresas. Afinal, para manter a produtividade frente aos novos processos e linguagens, os gestores precisam contar com profissionais atualizados e focados no desenvolvimento de carreira.

Por isso, é fundamental buscar qualificação para se adaptar às mudanças e não perder espaço no mercado. Adquirir novas habilidades, estimular o networking e ter metas de curto, médio e longo prazo são algumas maneiras de desenvolver uma trajetória de sucesso.

Quer saber mais? Então continue a leitura e veja 7 dicas de como não ficar para trás no mundo corporativo!

1. Criar um plano de carreira

Antes de tudo, é preciso traçar um plano de carreira. Crescer em uma empresa significa enxergar possibilidades de futuro na instituição, vislumbrando posições cada vez mais reconhecidas. Portanto, o primeiro passo para seu desenvolvimento de carreira é ter um plano sobre aonde você quer chegar com seu trabalho.

Com essa visão, fica mais fácil se planejar para mapear cada passo do percurso e o que deverá ser feito para atingir seus objetivos. Vamos dar um exemplo prático: se você trabalha no setor administrativo, porém almeja alcançar um cargo de liderança na empresa, comece solicitando ao seu gestor tarefas mais desafiadoras no seu dia a dia.

Aos poucos, começará a adquirir novas habilidades na área e poderá até investir em cursos mais específicos de gestão, aprimorando-se frente às novas demandas. Dessa forma, assim que surgirem oportunidades, você já estará preparado para dar um passo maior na carreira.

2. Estudar novas línguas

Aprender inglês e outros idiomas é uma das formas mais eficientes de se destacar no mundo corporativo. Conhecer novas línguas é sempre um diferencial nas empresas, visto que não é todo mundo que tem essa habilidade. É claro que estudar um idioma é algo que demanda tempo e dedicação, mas o importante é começar.

Não fique parado! Se não for possível matricular-se em um curso, uma boa alternativa é procurar aulas particulares por um preço mais acessível ou, ainda, estudar de maneira autodidata com o auxílio de materiais disponíveis na internet. Que tal?

3. Investir em autoconhecimento

Muito se fala de autoconhecimento hoje em dia. Não é para menos porque, na rotina agitada em que vivemos, é imprescindível se conhecer bem e saber ao certo quais são os seus limites. De nada adianta se estafar levando trabalho para casa se, no final do dia, você fica indisposto e estressado. Isso atrapalha sua produtividade e compromete seu bem-estar.

É preciso ter equilíbrio para ponderar o cotidiano nas empresas com os demais afazeres do cotidiano. Tenha momentos de descanso, respire fundo e tire um tempo para refletir sobre suas metas. Avalie se o que você tem feito é realmente importante e não tenha medo de mudar os planos para evoluir junto ao que lhe faz bem.

Powered by Rock Convert

4. Buscar qualificações

Sem dúvida, dedicar-se à sua qualificação ajuda a garantir o sucesso profissional. Em um mercado tão competitivo como o atual, não dá para ficar parado. Considere investir em cursos específicos da sua área, como uma pós-graduação reconhecida. Se você tem apenas o Ensino Médio, é importante pensar em fazer uma faculdade para se aperfeiçoar no ramo do seu interesse.

Até mesmo nos cargos de nível júnior as empresas estão procurando profissionais altamente capacitados. Se o problema for tempo ou dinheiro, saiba que cursar uma faculdade semipresencial permite equilibrar essas demandas. Assim, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, montando o seu próprio cronograma de atividades.

5. Trabalhar o seu networking

Ampliar a rede de contatos também é algo indispensável quando falamos em desenvolvimento de carreira, pois ajuda a encontrar novas oportunidades dentro da área de atuação. O próprio ambiente da faculdade ou da especialização é um lugar bastante fértil para fortalecer os laços com professores e colegas de turma, firmando novas parcerias.

Além disso, como sabemos, em muitos casos o famoso QI dá aquela forcinha extra na hora de conseguir um bom emprego ou alavancar a carreira. Nesse sentido, conviver com pessoas bem relacionadas faz toda a diferença para ser visto no mercado e ampliar seus horizontes.

6. Estabelecer metas

Essa dica tem muito a ver com o que dissemos sobre traçar um bom plano de carreira. Saber exatamente aonde se quer chegar permite desenvolver habilidades específicas para as posições que você almeja dentro da empresa. Para isso, estabeleça metas palpáveis para curto, médio e longo prazo.

De imediato, você pode começar a explorar novos setores da empresa para entender como os processos funcionam. Depois, é interessante matricular-se em um novo curso do setor para, em médio prazo, preparar-se antes de assumir novas funções — e por aí vai. Não adianta sonhar alto e se esquecer de que é preciso dar os primeiros passos. Uma coisa de cada vez, certo?

7. Ter disciplina

Ser uma pessoa disciplinada tem tudo a ver com alcançar as metas que você mesmo se propôs. Seu crescimento depende de um esforço constante e diário. Portanto, trabalhe seu foco e concentração para conseguir cumprir seus objetivos dentro do prazo proposto. Falhas e imprevistos vão acontecer, e o importante é não se frustrar com os erros.

Quando errar, pense no que pode ser feito de forma diferente para gerar um resultado positivo. Assim, naturalmente você se sentirá mais confiante e preparado a cada dia. Também é importantíssimo saber gerenciar bem o tempo. Listas de afazeres e uma boa agenda são itens indispensáveis para não perder o foco.

Não precisa ser necessariamente no papel. Dá para usar a agenda do seu próprio celular ou aplicativos específicos para facilitar a gestão do tempo. Defina horários para cada tarefa e não permita que nada interrompa sua concentração naquele momento. Se for preciso, deixe o celular longe para não cair na tentação de checar e-mails ou as atualizações a cada minuto, ok?

Pensar no desenvolvimento de carreira exige esse compromisso. Afinal, é impossível impulsionar suas habilidades da noite para o dia. Aperfeiçoar seu perfil profissional demanda planejamento intenso e dedicação diária para não perder o rumo. Lembre-se de que o aprendizado contínuo será sempre a melhor maneira de se diferenciar no mercado e seguir uma trajetória de sucesso!

Tem mais alguma dica de como se aprimorar na carreira? Então aproveite e conte para a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta